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SISTEMAS CONSTRUTIVOS - 2021/2022
3º ano curricular
Semestralidade: 2º semestre
Códigos ECTS: 3.5
Docentes
Regente: Prof. Doutor Jorge Amaral
Carga Horária
Teórico-prática : 4 Horas
Língua de Ensino
Português
Objectivos Gerais
A disciplina de Sistemas Construtivos tem como objectivos gerais, aprofundar os conhecimentos adquiridos nos anos anteriores, nomeadamente, o estudo da pormenorização de modo a incentivar o domínio das escalas de detalhe, com relevância para a elaboração do projecto de comunicação à Obra.
Relacionar a disciplina de Sistemas Construtivos com a prática do Projecto Integrado cruzando informações de outras Unidades Curriculares, na óptica da interdisciplinaridade.
Objectivos Específicos
Incentivar e estimular a investigação ao nível do detalhe de execução, valorizando deste modo os maios de comunicação à Obra, integrando deste modo, os conhecimentos adquiridos na prática do Projecto.
Nesta disciplina dá-se especial relevância aos sistemas correntes (com os quais os estudantes terão mais contacto na prática profissional), não descurando a investigação de sistemas considerados mais experimentais.
Competências a adquirir
Definir com critério os materiais, sua aplicação e toda a matéria de revestimento e/ou encerramento das superfícies definidoras dos espaços interiores e exteriores.
Domínio do desenho, nomeadamente no pormenor e detalhe nas mais diversas escalas gráficas, exigível num projecto de comunicação à Obra.
Capacidade de integrar detalhes particulares de um edifício [caixilharias], com diversas técnicas construtivas decorrentes dos sistemas adoptados em projecto.
Metodologia de Ensino
Os trabalhos desenvolvem-se mediante a articulação de momentos teórico/práticos. Nas aulas teórico/práticas serão apresentados os exercícios a realizar, introduzidos os temas e as informações necessárias ao avanço dos trabalhos, assim como, periodicamente efectuadas apresentações e debate de resultados. Nas aulas serão implementados e executados os exercícios propostos, apresentados, analisados, criticados e discutidos, em grupo ou individualmente, o desenvolvimento dos trabalhos.
Conteúdos Programáticos
Tendo como base de trabalho o projecto desenvolvido na Unidade Curricular de Projeto I [podendo ser realizado a partir de outra disciplina de projecto que o aluno esteja a frequentar], deve proceder-se ao estudo do detalhe construtivo e sua pormenorização nas escalas gráficas integradas.
O conteúdo programático da Unidade Curricular de Sistemas Construtivos está dividido em duas fases:
1. Cortes planificados.
A partir de um dos alçados interiores, deve representar os cortes planificados, definindo deste modo, toda a matéria de revestimento e/ou encerramento das superfícies definidoras dos espaços interiores.
1.1. Representação na escala 1:5, dos diversos estratos que incorporam as paredes, tectos, sub-tectos e pavimentos, dos espaços identificados nos cortes planificados.
1.1.1. Nas escalas, 1:2 e/ou 1:1, representação de dois detalhes construtivos, da relação entre a parede com tectos ou sub-tectos e pavimento.
1.1.2. Identificação das cotas de tosco e acabamento.
1.1.3. Os desenhos dos detalhes e dos cortes planificados, devem ser cotados em cm, e identificadas as suas principais dimensões.
1.1.4. O modelo de legendagem a adoptar no desenho deve identificar claramente, a função construtiva, material utilizado e dimensionamento geral?, dos diversos materiais a aplicar.
2. Detalhes.
Tendo, mais uma vez como referência os desenhos produzidos na primeira fase do trabalho semestral, deve escolher um vão exterior e outro interior para detalhar.
2.1. Representação de dois vãos na escala 1:50, [dois alçados e dois cortes por cada vão] com cortes parciais à escala, 1:2, das esquadrias interiores e exteriores, com particular importância para o detalhe de carpintaria.
2.1.1. Os desenhos de pormenor devem ser cotados em cm [cotas relativas], e identificadas as principais dimensões.
2.1.2. Os pormenores devem estar devidamente legendados, com informação relativa à constituição da janela e porta, detalhes, modo de fixação à parede e acabamentos.
2.2. Representação de um quadro por cada vão identificando: 1-Designação e localização;
2-Funcionamento; 3-Ferragens; 4 - Vidro; 5-Material de acabamento; 6-Soleira; 7-Dimensão do vão [tosco]; 8-Dimensão da folha.
2.3. Pormenor 3D do caixilho exterior.
2.3.1.O pormenor 3D deve demonstrar aspectos particulares, do conjunto dos materiais e sistemas empregues para parede exterior, soleira, caixilhos, modo de fixação à parede, etc...
2.3.2. Modelo de legendagem a adoptar no pormenor 3D, deve identificar claramente a função construtiva, material utilizado e dimensionamento geral? dos diversos materiais aplicados.
Métodos de Avaliação
Pelo próprio carácter da disciplina, a avaliação será contínua e permanente. Neste sentido, serão tidos em conta a assiduidade, participação nas aulas, a regularidade e a continuidade do trabalho, a resposta face aos problemas e desafios lançados. Constará ainda da avaliação contínua a realização de duas provas escritas e entrega de trabalhos, de acordo com o calendário escolar. Serão ainda cumpridos os momentos fundamentais de avaliação instituídos: a Prova de Frequência e o Exame Final.
Recursos Didácticos
Para a concretização dos objectivos e competências exigidas, recorrer-se-á aos seguintes recursos didácticos:
- Computadores;
- Bibliografia especializada e disponibilizada na mediateca e biblioteca da Universidade Lusíada;
- Indicação de textos fundamentais para a aprendizagem e elaboração dos trabalhos de investigação;
- Material multimédia (documentários, imagens, etc.);
- Aulas de laboratório que incentive a investigação sobre os sistemas e materiais de construção.
Objetivos de Sustentabilidade
Palavras Chave
. Investigação,
. Pormenor.
. Detalhe.
. Execução.
Bibliografia Principal
Autor | BEINHAUER, Peter |
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Título | Atlas de detalhes construtivos |
Edição | 2.ª Edição |
Local | Barcelona |
Editora | Gustavo Gili |
Ano | 2012 |
Autor | LOPES, Nuno Valentim |
Título | Reabilitação de Caixilharias de Madeira em Edifíci |
Local | Porto |
Editora | Dissertação de Mestrado, FAUP |
Ano | 2006 |
Autor | GREENO, Roger; CHUDLEY, Roy |
Título | Manual de construcción de edifícios |
Edição | 3.ª Edição |
Local | Barcelona |
Editora | Gustavo Gili |
Ano | 2013 |
Bibliografia Complementar
Autor | DEPLAZES, Andrea |
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Título | Construir la Arquitectura. Del Material en Bruto a |
Edição | 3.ª Edição |
Local | Barcelona |
Editora | Gustavo Gili |
Ano | 2010 |
Autor | BUXTON, Pamela |
Título | Manual do Arquiteto: Planejamento, Dimensionamento |
Edição | 5.ª Edição |
Local | Porto Alegre |
Editora | Bookman |
Ano | 2017 |