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SISTEMAS CONSTRUTIVOS - 2023/2024

3º ano curricular
Semestralidade: 2º semestre
Códigos ECTS: 3.5

Docentes

Regente: Prof. Doutor Jorge Amaral

Carga Horária

Teórico-prática : 4 Horas

Língua de Ensino

Português

Objectivos Gerais

A disciplina de Sistemas Construtivos tem como objectivos gerais, investigar, desenvolver e representar todos os componentes construtivos indispensáveis ao correcto funcionamento do edifício, integrando de modo coerente métricas estruturais, construtivas decorrentes dos sistemas e soluções adoptadas.
Relacionar a disciplina de Sistemas Construtivos com a prática do Projecto Integrado cruzando informações de outras Unidades Curriculares, na óptica da interdisciplinaridade.

Objectivos Específicos

Pretende-se, identificar e representar as diversas camadas que compõem o edifício, resolvendo, deste modo, as chamadas "pontes". Neste contexto, o estudo do nó construtivo [desde a cobertura até às fundações, passando pelos pisos intermédios do edifício] adquire particular importância, pela implicação directa na concepção arquitectónica do edifício.

Competências a adquirir

Compreensão e representação, tanto por meios bidimensionais e tridimensionais, dos nexos de coerência entre forma arquitectónica e os diversos sistemas construtivos que a materializam.
Domínio da pormenorização do edifício de habitação, em especial da representação do corte construtivo e do pormenor construtivo.

Metodologia de Ensino

Os trabalhos desenvolvem-se mediante a articulação de momentos teóricos e práticos. Nas aulas teóricas serão apresentados os exercícios a realizar, introduzidos os temas e as informações necessárias ao avanço dos trabalhos, assim como, periodicamente efectuadas apresentações e debate de resultados. Nas aulas práticas serão implementados e executados os exercícios propostos, apresentados, analisados, criticados e discutidos, em grupo ou individualmente.

Conteúdos Programáticos

O nó é o elemento construtivo mínimo.
Tendo como base de trabalho o projecto desenvolvido na Unidade Curricular de Projeto I [podendo ser realizado a partir de outra disciplina de projecto que o aluno esteja a frequentar], deve proceder-se ao estudo do detalhe construtivo e sua pormenorização nas escalas gráficas integradas.
O conteúdo programático da Unidade Curricular de Sistemas Construtivos está dividido em três fases:

[1.ª fase] Descrição da caracterização construtiva
1.1. Texto síntese, descritivo do projecto a detalhar, [relação com o lugar - localização, enquadramento, integração urbana; número de pisos - acima e abaixo da cota de soleira; usos previstos - para o conjunto dos pisos; tipologias – regra e de excepção, áreas, lotação, etc…
1.2. Estrutura, fundações e relação com o terreno;
1.3. Sistema previsto para as paredes exteriores e interiores;
1.4. Pavimentos interiores, exteriores;
1.5. Sistema de cobertura, [tipo de cobertura];
1.6. Esquadrias interiores e exteriores [caixilharias];
1.7. Espaços exteriores [pátios, jardins, etc…];
1.8. Apresentação de um projecto de referência;
1.9. Representação da sinopse, com os limites do nó construtivo [caves, piso térreo, piso tipo, circulações, coroamento do edifício, etc…].

[2.ª fase] Projecto de toscos
Pretende-se ainda nesta 2.ª fase, introduzir a temática da construção de edifícios, principalmente a sua compreensão física, que fundamenta o exercício do projecto de arquitectura na sua passagem à obra.
2.1. Estrutura. Representação na escala 1:10, dos elementos que definem a estrutura do edifício, [muros de contenção, fundações, paredes portantes, lajes, pilares, etc…].
2.2. Alvenarias. Representação na escala 1:10, dos materiais que definem as alvenarias interiores e exteriores do edifício.
2.3. Identificação das cotas em tosco, dos pavimentos, tectos, coberturas, varandas, terraços, etc…
2.4. Com grafia indicativa, devem estar representados os elementos que definem a estrutura, alvenarias, impermeabilizações, etc….
2.5. O modelo de legendagem a adoptar nos desenhos, deve identificar, claramente, a “função construtiva”, “modo de aplicação”, “material utilizado” e “dimensionamento geral”, dos diversos materiais.
2.6. Representação da sinopse, com os limites do nó construtivo [caves, piso térreo, piso tipo, circulações, coroamento do edifício, etc…].
2.7. Identificação da função prevista para cada um dos espaços que integram o nó.

[3. ª fase] Projecto de acabamentos
Desenvolver e definir toda a matéria de revestimento e/ou encerramento dos diferentes espaços ao nível do edifício, com incidência no plano das fachadas exteriores e todas as superfícies definidoras dos espaços interiores.
3.1. Acabamentos. Representação nas escalas 1:10, dos diversos estratos que incorporam as paredes, tectos, sub-tectos e pavimentos, dos espaços identificados em cada nó.
3.2. Alçados interiores e exteriores com a identificação dos materiais principais de revestimento, sua estereotomia e implicação na expressão e caracterização dos espaços.
3.3. Identificação das cotas de tosco e acabamento, das coberturas, pavimentos, tectos, sub-tecto, varandas, terraços, etc….
3.4. Com grafia indicativa, devem estar representados os elementos que definem a estrutura, alvenarias, impermeabilizações, enchimentos, revestimentos, etc....
3.5. O modelo de legendagem a adoptar nos desenhos, deve identificar claramente, a “função construtiva”, “material utilizado” e “dimensionamento geral”, dos diversos materiais a aplicar.
3.6. Todos os espaços representados, nas mais diversas projecções, devem estar devidamente cotados [cotas absolutas].
3.7. Identificação da função prevista para cada um dos espaços que integram o nó.
3.8. Representação da sinopse, com os limites do nó construtivo [caves, piso térreo, piso tipo, circulações, coroamento do edifício, etc…].

Métodos de Avaliação

Pelo carácter da disciplina, a avaliação será contínua e permanente. Neste sentido, serão tidos em conta a assiduidade, participação nas aulas, a continuidade do trabalho, a resposta face aos problemas e desafios lançados. Constará ainda da avaliação contínua a realização de duas provas escritas e entrega de trabalhos, de acordo com o calendário escolar. Serão ainda
cumpridos os momentos fundamentais de avaliação instituídos: a Prova de Frequência e o Exame Final.

Recursos Didácticos

Para a concretização dos objectivos e competências exigidas, recorrer-se-á aos seguintes
recursos didácticos:
- Computadores;
- Bibliografia especializada e disponibilizada na mediateca e biblioteca da Universidade Lusíada;
- Indicação de textos fundamentais para a aprendizagem e elaboração dos trabalhos de
investigação;
- Material multimédia (documentários, imagens, etc.);
- Aulas de laboratório que incentive a investigação sobre os sistemas e materiais de construção.

Objetivos de Sustentabilidade

Palavras Chave

. Investigação,
. Corte construtivo;
. Nó Construtivo;
. Detalhe.

Bibliografia Principal

Autor DEPLAZES, Andrea
Título Construir la Arquitectura. Del Material en Bruto a
Edição 3.ª Edição
Local Barcelona
Editora Gustavo Gili
Ano 2010
Autor BEINHAUER, Peter
Título Atlas de detalhes construtivos
Edição 2.ª edição
Local Barcelona
Editora Gustavo Gili
Ano 2012
Autor ALLEN, Edward
Título Cómo funciona un edifício. Principios elementales
Edição 17.ª Edição
Local Barcelona
Editora Gustavo Gili
Ano 2008

Bibliografia Complementar

Autor JAPPE, Anselm
Título Betão - Arma de construção maciça do capitalismo.
Autor RAMOS, Rui Jorge Garcia; RODRIGUES, Rui Calejo
Título Saber Manter os Edifícios: Pensar, Desenhar, Const