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COMUNICAÇÃO POLÍTICA - 2022/2023

1º ano curricular
Semestralidade: 2º semestre
Códigos ECTS: 6

Docentes

Regente: Prof. Doutor Francisco Pavia
Assistentes: Prof. Doutor Paulo Amorim

Carga Horária

Orientação Tutorial : 1 Horas
Teórico-prática : 2 Horas

Língua de Ensino

Português

Objectivos Gerais

1. Que lugar ocupa a Comunicação Política na competição pela conquista do Poder? Que papel desempenha na mobilização dos cidadãos, em sociedades cada vez mais diferenciadas, com elementos que interagem apenas em função dos seus particulares interesses?
2.Como utilizam os grupos políticos a Comunicação para alcançar os seus objectivos? São simples transmissores da mensagem ou intervêm na sua produção?
Responder a estas questões eis o objecto central da disciplina.

Objectivos Específicos

Entender o alcance das noções de:
- sociedade de massas
- propaganda
- marketing político
- publicidade
- conhecer as várias Teorias de Comunicação e os respectivos modelos de apresentação

Competências a adquirir

- Compreensão da importância da Comunicação para os mais diversos regimes políticos
- Percepção da influência da Comunicação na definição de estratégias políticas e económicas a nível nacional e internacional
- Desenvolvimento de projectos na área da Comunicação política

Metodologia de Ensino

O ensino desta disciplina compreende:
- aulas Teórico-Práticas, para a transmissão de conteúdos e exemplificação de situações concretas relacionadas com esses conteúdos;
- aulas de Orientação Tutorial tendo em vista ajudar os estudantes a uma correcta pesquisa bibliográfica e a um correcto entendimento das matérias abordadas.

Conteúdos Programáticos

1- Apresentação da disciplina e definição do seu objecto, conteúdo e métodos.
2- Enquadramento disciplinar: Comunicação Política, Propaganda e Publicidade.
3- Os actores:
3.1 As organizações políticas
3.2 As audiências
3.3 Os meios de comunicação social
4. A comunicação política e o processo democrático.
5. A opinião pública/opinião publicada.
6. A comunicação política pós-moderna: as agências de comunicação.
7. O marketing político e as campanhas políticas: estudo de casos.
8. A comunicação política internacional.
9. A comunicação política e a Segurança.

Métodos de Avaliação

A avaliação contínua inclui:
- Presença e participação nas aulas
- Elaboração de um projeto de investigação.
- Apresentação de um relatório de investigação.
- Elaboração de um Trabalho de investigação final.

Recursos Didácticos

Quadro
Retroprojector e Acetatos
Computador/projector/powerpoint
Peças jornalísticas retiradas de jornais, revistas e meios audiovisuais.
Mediateca
Biblioteca
Meios informáticos com ligação à internet

Objetivos de Sustentabilidade

Palavras Chave

- Comunicação
- Política
- Mass media
- Sociedade de Massas

Bibliografia Principal

Autor McNair, Brian
Título An Introduction to Political Communication.
Edição Fifth Edition.
Local London/ NY
Editora Routledge.
Ano 2011
Autor CORREIA, João Carlos, BAPTISTA, Gil; ESPÍRITO SANTO, Paula (Orgs.)
Título Conceitos de Comunicação Política
Edição
Local Covilhã
Editora LabCom
Ano 2010
Autor RODRIGUES, Adriano Duarte
Título As Técnicas de Comunicação e Informação
Edição
Local Lisboa
Editora Editorial Presença
Ano 2010

Bibliografia Complementar

Autor MCQUAIL, Denis
Título Teoria da Comunicação de Massas
Edição Edição/reimpre
Local Lisboa
Editora Fundação Calouste Gulbenkian
Ano 2003
Autor SERRA, J. Paulo
Título Manual da Teoria de Comunicação