Cursos / 1º Ciclo / Faculdade de Direito :: Relações Internacionais
COMUNICAÇÃO POLÍTICA - 2022/2023
1º ano curricular
Semestralidade: 2º semestre
Códigos ECTS: 6
Docentes
Regente: Prof. Doutor Francisco Pavia
Assistentes: Prof. Doutor Paulo Amorim
Carga Horária
Orientação Tutorial : 1 Horas
Teórico-prática : 2 Horas
Língua de Ensino
Português
Objectivos Gerais
1. Que lugar ocupa a Comunicação Política na competição pela conquista do Poder? Que papel desempenha na mobilização dos cidadãos, em sociedades cada vez mais diferenciadas, com elementos que interagem apenas em função dos seus particulares interesses?
2.Como utilizam os grupos políticos a Comunicação para alcançar os seus objectivos? São simples transmissores da mensagem ou intervêm na sua produção?
Responder a estas questões eis o objecto central da disciplina.
Objectivos Específicos
Entender o alcance das noções de:
- sociedade de massas
- propaganda
- marketing político
- publicidade
- conhecer as várias Teorias de Comunicação e os respectivos modelos de apresentação
Competências a adquirir
- Compreensão da importância da Comunicação para os mais diversos regimes políticos
- Percepção da influência da Comunicação na definição de estratégias políticas e económicas a nível nacional e internacional
- Desenvolvimento de projectos na área da Comunicação política
Metodologia de Ensino
O ensino desta disciplina compreende:
- aulas Teórico-Práticas, para a transmissão de conteúdos e exemplificação de situações concretas relacionadas com esses conteúdos;
- aulas de Orientação Tutorial tendo em vista ajudar os estudantes a uma correcta pesquisa bibliográfica e a um correcto entendimento das matérias abordadas.
Conteúdos Programáticos
1- Apresentação da disciplina e definição do seu objecto, conteúdo e métodos.
2- Enquadramento disciplinar: Comunicação Política, Propaganda e Publicidade.
3- Os actores:
3.1 As organizações políticas
3.2 As audiências
3.3 Os meios de comunicação social
4. A comunicação política e o processo democrático.
5. A opinião pública/opinião publicada.
6. A comunicação política pós-moderna: as agências de comunicação.
7. O marketing político e as campanhas políticas: estudo de casos.
8. A comunicação política internacional.
9. A comunicação política e a Segurança.
Métodos de Avaliação
A avaliação contínua inclui:
- Presença e participação nas aulas
- Elaboração de um projeto de investigação.
- Apresentação de um relatório de investigação.
- Elaboração de um Trabalho de investigação final.
Recursos Didácticos
Quadro
Retroprojector e Acetatos
Computador/projector/powerpoint
Peças jornalísticas retiradas de jornais, revistas e meios audiovisuais.
Mediateca
Biblioteca
Meios informáticos com ligação à internet
Objetivos de Sustentabilidade
Palavras Chave
- Comunicação
- Política
- Mass media
- Sociedade de Massas
Bibliografia Principal
Autor | McNair, Brian |
---|---|
Título | An Introduction to Political Communication. |
Edição | Fifth Edition. |
Local | London/ NY |
Editora | Routledge. |
Ano | 2011 |
Autor | CORREIA, João Carlos, BAPTISTA, Gil; ESPÍRITO SANTO, Paula (Orgs.) |
Título | Conceitos de Comunicação Política |
Edição | 1ª |
Local | Covilhã |
Editora | LabCom |
Ano | 2010 |
Autor | RODRIGUES, Adriano Duarte |
Título | As Técnicas de Comunicação e Informação |
Edição | 2ª |
Local | Lisboa |
Editora | Editorial Presença |
Ano | 2010 |
Bibliografia Complementar
Autor | MCQUAIL, Denis |
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Título | Teoria da Comunicação de Massas |
Edição | Edição/reimpre |
Local | Lisboa |
Editora | Fundação Calouste Gulbenkian |
Ano | 2003 |
Autor | SERRA, J. Paulo |
Título | Manual da Teoria de Comunicação |