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TEORIAS DAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS - 2021/2022
2º ano curricular
Semestralidade: 2º semestre
Códigos ECTS: 6
Docentes
Regente: Prof. Doutora Natália Bueno
Assistentes: Prof. Doutora Natália Bueno
Carga Horária
Orientação Tutorial : 1 Horas
Teórico-prática : 2 Horas
Língua de Ensino
Português
Objectivos Gerais
Esta unidade curricular é uma introdução às teorias das Relações Internacionais. Consiste, em primeiro lugar, numa apresentação histórica da evolução da disciplina e, em segundo lugar, na apresentação conceptual dos vários debates entre as principais abordagens teóricas da disciplina das RI.
Objectivos Específicos
O conhecimento teórico não é um fim em si mesmo: ele fornece quadros rigorosos de interpretação que contribuem para uma melhor, e mais crítica, compreensão das tendências e acontecimentos na política do mundo actual.
Competências a adquirir
No final do semestre, cada aluna/o deve estar familiarizado com as principais teorias e conceitos utilizados na disciplina, nomeadamente os seus pontos fortes e as suas limitações.
Metodologia de Ensino
As aulas são interactivas, incentivando-se a intervenção oral dos estudantes sobre os temas do programa da unidade curricular, bem como a realização de debates em grupo; reflexão sobre casos de estudo e problemas concretos.
Conteúdos Programáticos
1. Introdução.
1.1. Natureza, objetivo e metodologia da disciplina. Apresentação da bibliografia a ser estudada.
2. Teoria e História das Relações Internacionais.
2.1. Importância, significado e função da Teoria.
2.2. Tipos de teorias e tradições teóricas em RI.
2.3. A invenção da disciplina das Relações Internacionais.
3. O Realismo.
3.1. O Realismo Clássico.
3.2. O Realismo Estrutural.
3.3. O novo Realismo.
4. O Liberalismo.
4.1. O Institucionalismo neo-liberal.
4.2. O novo Liberalismo.
5. O Marxismo.
6. A Teoria Crítica.
7. O Construtivismo.
8. As novas teorias críticas.
9. O ressurgimento da Escola Inglesa.
10. Conclusão.
Métodos de Avaliação
O sistema de avaliação realiza-se de acordo com as regras definidas pelo Regulamento Geral
de Avaliação.
É tida em conta na avaliação contínua os seguintes elementos:
- Presença e participação nas aulas.
- Elaboração de um trabalho de investigação.
- Realização de dois mini-testes.
Recursos Didácticos
Nas aulas são utilizados os meios audiovisuais e informáticos disponibilizados pela
Universidade, nomeadamente, através do recurso a retroprojector, datashow, televisão e
vídeo.
Objetivos de Sustentabilidade
Palavras Chave
Relações Internacionais
Teoria
Poder
Cooperação
Ideias
Bibliografia Principal
Autor | BURCHILL, Scott et al. |
---|---|
Título | Theories of International Relations |
Edição | 5th ed. |
Local | Basingstoke |
Editora | Palgrave, |
Ano | 2013 |
Autor | CARLSNAES, Walter; RISSE, Thomas; SIMMONS, Beth, ( |
Título | The Sage Handbook of International Relations |
Edição | 2nd ed. |
Local | London |
Editora | Sage |
Ano | 2012 |
Autor | REUS-SMIT Chris; SNIDAL, Duncan, (eds) |
Título | The Oxford Handbook of International Relations |
Local | Oxford |
Editora | Oxford UP |
Ano | 2008 |
Bibliografia Complementar
Autor | DUNNE, Tim, KURKI, Milja; SMITH, Steve (eds.) |
---|---|
Título | International Relations Theories: Discipline and D |
Edição | 2nd ed. |
Local | Oxford |
Editora | Oxford UP |
Ano | 2010 |
Autor | PONTES NOGUEIRA, João; MESSARI, Nizar |
Título | Teoria das Relações Internacionais - Correntes e D |
Edição | 2ª |
Local | São Paulo |
Editora | Elsevier |
Ano | 2005 |