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TEORIAS DAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS - 2021/2022

2º ano curricular
Semestralidade: 2º semestre
Códigos ECTS: 6

Docentes

Regente: Prof. Doutora Natália Bueno
Assistentes: Prof. Doutora Natália Bueno

Carga Horária

Orientação Tutorial : 1 Horas
Teórico-prática : 2 Horas

Língua de Ensino

Português

Objectivos Gerais

Esta unidade curricular é uma introdução às teorias das Relações Internacionais. Consiste, em primeiro lugar, numa apresentação histórica da evolução da disciplina e, em segundo lugar, na apresentação conceptual dos vários debates entre as principais abordagens teóricas da disciplina das RI.

Objectivos Específicos

O conhecimento teórico não é um fim em si mesmo: ele fornece quadros rigorosos de interpretação que contribuem para uma melhor, e mais crítica, compreensão das tendências e acontecimentos na política do mundo actual.

Competências a adquirir

No final do semestre, cada aluna/o deve estar familiarizado com as principais teorias e conceitos utilizados na disciplina, nomeadamente os seus pontos fortes e as suas limitações.

Metodologia de Ensino

As aulas são interactivas, incentivando-se a intervenção oral dos estudantes sobre os temas do programa da unidade curricular, bem como a realização de debates em grupo; reflexão sobre casos de estudo e problemas concretos.

Conteúdos Programáticos

1. Introdução.
1.1. Natureza, objetivo e metodologia da disciplina. Apresentação da bibliografia a ser estudada.
2. Teoria e História das Relações Internacionais.
2.1. Importância, significado e função da Teoria.
2.2. Tipos de teorias e tradições teóricas em RI.
2.3. A invenção da disciplina das Relações Internacionais.
3. O Realismo.
3.1. O Realismo Clássico.
3.2. O Realismo Estrutural.
3.3. O novo Realismo.
4. O Liberalismo.
4.1. O Institucionalismo neo-liberal.
4.2. O novo Liberalismo.
5. O Marxismo.
6. A Teoria Crítica.
7. O Construtivismo.
8. As novas teorias críticas.
9. O ressurgimento da Escola Inglesa.
10. Conclusão.

Métodos de Avaliação

O sistema de avaliação realiza-se de acordo com as regras definidas pelo Regulamento Geral
de Avaliação.
É tida em conta na avaliação contínua os seguintes elementos:
- Presença e participação nas aulas.
- Elaboração de um trabalho de investigação.
- Realização de dois mini-testes.

Recursos Didácticos

Nas aulas são utilizados os meios audiovisuais e informáticos disponibilizados pela
Universidade, nomeadamente, através do recurso a retroprojector, datashow, televisão e
vídeo.

Objetivos de Sustentabilidade

Palavras Chave

Relações Internacionais
Teoria
Poder
Cooperação
Ideias

Bibliografia Principal

Autor BURCHILL, Scott et al.
Título Theories of International Relations
Edição 5th ed.
Local Basingstoke
Editora Palgrave,
Ano 2013
Autor CARLSNAES, Walter; RISSE, Thomas; SIMMONS, Beth, (
Título The Sage Handbook of International Relations
Edição 2nd ed.
Local London
Editora Sage
Ano 2012
Autor REUS-SMIT Chris; SNIDAL, Duncan, (eds)
Título The Oxford Handbook of International Relations
Local Oxford
Editora Oxford UP
Ano 2008

Bibliografia Complementar

Autor DUNNE, Tim, KURKI, Milja; SMITH, Steve (eds.)
Título International Relations Theories: Discipline and D
Edição 2nd ed.
Local Oxford
Editora Oxford UP
Ano 2010
Autor PONTES NOGUEIRA, João; MESSARI, Nizar
Título Teoria das Relações Internacionais - Correntes e D
Edição
Local São Paulo
Editora Elsevier
Ano 2005