Cursos / 1º Ciclo / Instituto de Psicologia e Ciências da Educação :: Psicologia
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE - 2022/2023
1º ano curricular
Semestralidade: 1º semestre
Códigos ECTS: 6
Docentes
Regente: Prof. Doutora Sofia Marques
Assistentes: Prof. Doutora Sofia Marques
Carga Horária
Orientação Tutorial : 1 Horas
Teórico-prática : 2 Horas
Língua de Ensino
Português
Objectivos Gerais
Compreender o objeto de estudo, objetivos e âmbito da Psicologia do Desenvolvimento
Compreender e confrontar os principais modelos e teorias sobre o desenvolvimento humano
Conhecer os principais marcos e tarefas desenvolvimentais associados à infância e adolescência
Objectivos Específicos
Identificar o objeto de estudo, objetivos e âmbito da Psicologia do Desenvolvimento
Compreender os pressupostos dos principais modelos e teorias do desenvolvimento humano
Identificar continuidades e descontinuidades nos pressupostos subjacentes a estes modelos e teorias
Conhecer os principais marcos e tarefas desenvolvimentais da infância e adolescência
Mobilizar os modelos e teorias do desenvolvimento humano para compreender os processos de desenvolvimento na infância e adolescência
Competências a adquirir
Convocação de conhecimentos que permitam:
- identificar o objeto de estudo, objetivos e âmbito da Psicologia do Desenvolvimento
- compreender e confrontar os princípios estruturantes dos principais modelos e teorias sobre o desenvolvimento humano
- conhecer os principais marcos e tarefas desenvolvimentais associadas à infância e adolescência
- mobilizar os modelos e teorias explicativos para compreender os processos de desenvolvimento na infância e adolescência
Metodologia de Ensino
- Exposição pela docente
- Discussão em grande grupo
- Análise e discussão de artigos científicos
- Visionamento e discussão de vídeos sobre os conteúdos programáticos
- Supervisão do processo de construção e operacionalização de grelhas de observação dirigidas a crianças
- Trabalho de grupo
Conteúdos Programáticos
1.Psicologia do Desenvolvimento
1.1 Objeto, objetivos de estudo e âmbito
1.2. O conceito de desenvolvimento
1.3. Da Psicologia dos ?grandes estádios? às abordagens centradas no ciclo de vida, contextuais e ecológicas
1.4. Metodologias mais frequentes na investigação em Psicologia do Desenvolvimento.
2. Desenvolvimento na infância
2.1. O período pré-natal: Fatores genéticos e pré-natais do desenvolvimento
2.2. O nascimento e o período pós-parto.
2.3. O desenvolvimento social e emocional da criança: a teoria da vinculação e a teoria sociocultural.
2.4. O desenvolvimento cognitivo da criança
2.5. O desenvolvimento moral da criança
3. Desenvolvimento na adolescência
3.1. O conceito de adolescência
3.2 Desenvolvimento físico: As mudanças pubertárias e as suas implicações psicológicas
3.3. Desenvolvimento cognitivo
3.4. Desenvolvimento social: O grupo de pares e a amizade
3.5. Construção da identidade: Teoria do desenvolvimento psicossocial de Erickson
3.6. Comportamentos de risco na adolescência
Métodos de Avaliação
Avaliação contínua:
1 - Frequência de 70% das aulas
2 - Realização de dois pontos escritos
3 - Trabalho individual e/ou de grupo
Avaliação final:
A/O estudante pode optar por realizar apenas uma prova de frequência ou de exame, no final do semestre, ou do ano letivo
Recursos Didácticos
Computador, projetor, quadro, artigos científicos
Objetivos de Sustentabilidade
Palavras Chave
Desenvolvimento
Crianças
Adolescentes
Modelos e teorias do desenvolvimento na infância e adolescência
Bibliografia Principal
Autor | Garvis, S., Phillipson, S., Clarke, S., Harrison, |
---|---|
Título | Child development and learning |
Local | Australia & New Zeland |
Editora | Oxford University Press |
Ano | 2018 |
Autor | Rosalyn, H. S., & Phillip, T. S. |
Título | Child development: theories and critical perspecti |
Edição | 2ª ed. |
Local | New York |
Editora | Routledge |
Ano | 2015 |
Autor | Sprinthall, N. A., & Collins, W. A. |
Título | Psicologia do adolescente: uma abordagem desenvolv |
Edição | 5ª ed. |
Local | Lisboa |
Editora | Fundação Calouste Gulbenkian |
Ano | 2011 |
Bibliografia Complementar
Autor | Shaffer, D. R., & Kipp, K. |
---|---|
Título | Psicologia do Desenvolvimento: infância e adolescê |
Edição | 8ª ed. |
Local | São Paulo |
Editora | Cengage Learning |
Ano | 2015 |
Autor | Lamb, M. E., & Bornstein, M. H. |
Título | Social and personality development: an advanced te |
Edição | 1ª ed. |
Local | New York |
Editora | Psychology Press |
Ano | 2011 |