Cursos / 1º Ciclo / / Instituto de Psicologia e Ciências da Educação :: Psicologia
PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM - 2021/2022
1º ano curricular
Semestralidade: 1º semestre
Códigos ECTS: 6
Docentes
Regente: Prof. Doutora Sofia Mendes
Assistentes: Prof. Doutora Sofia Mendes
Carga Horária
Teórico-prática : 2 Horas
Orientação Tutorial : 1 Horas
Língua de Ensino
Português
Objectivos Gerais
Esta unidade curricular tem como objeto de estudo e análise os diferentes quadros teórico-conceptuais subjacentes à aprendizagem humana, assim como as suas principais implicações e aplicações nos processos de ensino-aprendizagem e intervenção psicológica.
Objectivos Específicos
No final desta unidade curricular o estudante deve:
Compreender o contexto de emergência das diferentes perspetivas teóricas da aprendizagem.
Conhecer, nos seus pressupostos gerais, as várias teorias da psicologia da aprendizagem, bem como identificar e operacionalizar conceitos-chave subjacentes.
Analisar criticamente e distinguir as diferentes perspetivas teóricas da aprendizagem, identificando as suas principais diferenças e pontos comuns.
Competências a adquirir
Adquirir quadros teórico-conceptuais para uma reflexão crítica, uma comunicação oral e escrita rigorosa, e uma atuação profissional fundamentada nos processos de aprendizagem e desenvolvimento.
Metodologia de Ensino
Metodologias expositivas (e.g., apresentação de quadros teórico-conceptuais de referência sob a responsabilidade da docente), ativas e participativas (e.g., atividades de estudo autónomo, discussão e trabalho em pequeno e grande grupo, a partir de diferentes recursos), aprendizagem interpares (e.g., análise e feedback de trabalhos realizados por pares).
Conteúdos Programáticos
1. Introdução ao conceito de aprendizagem.
2. Teorias comportamentalistas ou behavioristas da aprendizagem:
2.1. Condicionamento clássico,
2.2. Condicionamento operante.
3. Teoria sociocognitiva da aprendizagem de Bandura.
4. Teoria do desenvolvimento cognitivo de Piaget e teorias neopiagetianas.
5. Teoria sociocultural do desenvolvimento cognitivo de Vygotsky.
6. Outras perspetivas construtivistas:
6.1. Aprendizagem por descoberta de Bruner,
6.2. Aprendizagem por receção de Ausubel.
7. Metacognição e autorregulação das aprendizagens.
8. Aprendizagem e influências contextuais:
8.1. Fatores relativos à escola, aos professores e à sala de aula,
8.2. Fatores relativos aos pares, à família e à comunidade.
Métodos de Avaliação
Assiduidade, pontualidade e participação em iniciativas e trabalhos em aula e/ou previstos no contexto da unidade curricular.
Elaboração e apresentação de trabalhos individuais ou de grupo.
Dois pontos escritos.
Exame final.
Recursos Didácticos
Computador e projetor.
Livros e artigos científicos.
Recursos multimédia.
Objetivos de Sustentabilidade
Palavras Chave
Aprendizagem; Behaviorismo; Cognitivismo; Construtivismo; Autorregulação; Metacognição; Contexto.
Bibliografia Principal
Autor | Schunk, D. H. |
---|---|
Título | Learning theories: an educational perspective |
Edição | 8th |
Local | River Stree, Hoboken |
Editora | Pearson |
Ano | 2020 |
Autor | Woolfolk, A. |
Título | Educational psychology |
Edição | 11th |
Local | Upper Saddle River, New Jersey |
Editora | Pearson Education International |
Ano | 2010 |
Autor | McDevitt, T. M.; Ormrod, J. E. |
Título | Child development and education |
Edição | 6 ed. |
Local | United States of America |
Editora | Pearson Education, Inc. |
Ano | 2016 |
Bibliografia Complementar
Autor | Veiga, F. |
---|---|
Título | Psicologia da educação - teoria, investigação e ap |