Cursos / 1º Ciclo / / Instituto de Psicologia e Ciências da Educação :: Psicologia

English Version

PSICOLOGIA COGNITIVA - 2021/2022

1º ano curricular
Semestralidade: 2º semestre
Códigos ECTS: 6

Docentes

Regente: Prof. Doutora Manuela Peixoto
Assistentes: Prof. Doutora Manuela Peixoto

Carga Horária

Orientação Tutorial : 1 Horas
Teórico-prática : 2 Horas

Língua de Ensino

Português

Objectivos Gerais

Apresentar e discutir os conhecimentos e conceitos gerais nos domínios da Percepção, Atenção e Memória humana.
Desenvolver competências de investigação baseadas na metodologia experimental, através do método de replicação de experiências sobre os temas abordados no âmbito das aulas.
Compreender e analisar criticamente os contributos da Psicologia Cognitiva nos domínios da Percepção, da Atenção e da Memória humana.

Objectivos Específicos

Dominar a metodologia experimental no âmbito da Psicologia Cognitiva
Desenvolver a capacidade de trabalho laboratorial no âmbito da Psicologia Cognitiva

Competências a adquirir

Capacidade de pesquisa e integração da informação (compreensão, análise e síntese)
Capacidade de comunicação oral (rigor conceptual) e escrita (redação de relatórios científicos das experiências realizadas e de um poster)
Capacidade de planificação, condução de uma experiência e apresentação à comunidade científica (elaboração e apresentação de um poster)
Capacidade de pensamento crítico e reflexivo

Metodologia de Ensino

Exposição oral com vista ao aprofundamento teórico e discussão aberta aos alunos
Participação em experiências no âmbito da psicologia experimental e cognitiva, e respectiva análise e discussão dos resultados obtidos

Conteúdos Programáticos

1. Introdução à Psicologia Cognitiva
- A Psicologia Cognitiva como ciência
- Ciência Cognitiva, Neuropsicologia Cognitiva, Neurociência Cognitiva e Ciência Cognitiva Computacional

2. Percepção
- Processos básicos na perceção visual
- Visão da cor
- Perceção da profundidade
- Perceção sem consciência
- Reconhecimento de objetos e faces
- Reconhecimento de padrões e organização percetual
- Abordagens de reconhecimento de objetos
- Reconhecimento de faces
- Imagética visual
- Percepção, movimento e ação
- Perceção direta e ação visualmente guiada
- Perceção do movimento humano

3. Atenção
- Atenção e desempenho
- Atenção focada auditiva e visual
- Efeitos intermodais
- Atenção dividida
- Processamento automático

4. Memória
- Memória, aprendizagem e esquecimento
- Memória de trabalho e sua capacidade
- Níveis de processamento
- Aprendizagem por meio de evocação e implícita
- Esquecimento na memória a longo prazo

- Sistemas da memória a longo prazo
- Memória declarativa e não declarativa
- Memória episódica
- Memória semântica

- Memória autobiográfica e suas abordagens



Métodos de Avaliação

Realização de 2 pontos escritos.
Elaboração de um trabalho de grupo de metodologia experimental (ou semi-experimental) no âmbito das temáticas Percepção, Atenção e Memória Humana com apresentação de um poster e redação de um relatório científico.

Recursos Didácticos

Projector multimédia
Computador
Apresentações realizadas nas aulas teórico-práticas
Sala de computadores que possibilite a realização das experiências
Sumários
Bibliografia

Objetivos de Sustentabilidade

Palavras Chave

Atenção
Cognição Humana
Memória Humana
Perceção
Processos Cognitivos

Bibliografia Principal

Autor EYESENCK, Michael & KEANE, Mark
Título Cognitive Psychology: A student´s handbook
Edição 8th
Local London
Editora Psychology Press
Ano 2020
Autor STERNBERG, Robert & STERNBERG, Karin
Título Cognitive Psychology
Edição 7th Edition
Local Belmont, CA
Editora Cengage Learning.
Ano 2016
Autor BADDELEY, Alam; EYESENCK, Michael, & ANDERSON, Mic
Título Memory
Edição 2nd Edition
Local New York
Editora Psychology Press
Ano 2015

Bibliografia Complementar

Autor GRONDIN, Simon
Título Psychology of Perception
Edição 1st
Local Switzerland
Editora Springer International Publishing
Ano 2016
Autor TIJUS, Charles
Título Introdução à Psicologia Cognitiva
Edição 2ª Ed.
Local Lisboa
Editora Climepsi
Ano 2003