Cursos / 1º Ciclo / / Instituto de Psicologia e Ciências da Educação :: Psicologia
PSICOLOGIA DO PENSAMENTO E DA INTELIGÊNCIA - 2021/2022
2º ano curricular
Semestralidade: 2º semestre
Códigos ECTS: 6
Docentes
Regente: Prof. Doutora Mariana Sousa
Assistentes: Prof. Doutora Mariana Sousa
Carga Horária
Prática Laboratorial : 1 Horas
Teórico-prática : 2 Horas
Língua de Ensino
Português
Objectivos Gerais
Enquadrar a inteligência e o pensamento enquanto parte do objeto de estudo da Psicologia
Compreender os diferentes modelos e teorias da inteligência
Relacionar o conceito de pensamento com conceitos e processos-chave na Psicologia
Objectivos Específicos
Compreender a inteligência enquanto conceito polissémico
Conhecer a confrontar diferentes modelos e teorias da inteligência
Relacionar o conceito de pensamento com os conceitos de conhecimento, representação e memória
Enquadrar o conceito de pensamento no contexto dos processos de resolução de problemas, raciocínio e tomada de decisão
Competências a adquirir
Convocação de conhecimentos que permitam descrever, diferenciar, operacionalizar e posicionar-se criticamente face:
- à inteligência enquanto conceito polissémico e objeto de estudo da Psicologia
- aos diferentes modelos e teorias sobre a inteligência
- a relação do conceito de pensamento com os conceitos de representação e memória
- o conceito de pensamento no contexto dos processos de resolução de problemas, de raciocínio e tomada de decisão
Metodologia de Ensino
- Ensino expositivo
- Discussão em grande grupo
- Análise e discussão de artigos científicos
- Visionamento e discussão de vídeos ilustrativos dos conteúdos programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Inteligência
1.1. Conceito/s de inteligência
1.2. Teorias e modelos de inteligência
1.2.1. Teorias psicométricas: o factor g de Spearman; as habilidades mentais primárias de Thurstone; o cubo da inteligência de Guilford; inteligência fluída e cristalizada de Cattell e Horn; a teoria dos estratos de inteligência de Carroll; o factor g de inteligência de Jensen
1.2.2. Teorias de processamento de informação: a inteligência e o metabolismo da glicose de Haier; inteligência e tempo de inspecção de Jensen; inteligência e acesso lexical de Hunt; inteligência e resolução de problemas de Simon, inteligências e analogias de Sternberg
1.3.3. Teorias desenvolvimentais: teorias do desenvolvimento cognitivo de Piaget e Vygotsky
1.3.4. Teorias contextuais: teoria hierárquica de inteligência de Sternberg; teoria das inteligências múltiplas de Gardner; inteligência emocional
1.4. Fatores associados à inteligência
2. Pensamento
2.1. Conceito de pensamento
2.2. Resolução de problemas
2.2.1. Métodos gerais de resolução de problemas
2.2.2. Perspetiva psicológica sobre o ´insight´
2.2.3. Obstáculos à resolução de problemas
2.2.4. Auxílios à resolução de problemas
2.2.5. Expertise: conhecimento e resolução de problemas
2.3. Resolução de problemas e criatividade
2.3.1. Criatividade: abordagens psicométricas, abordagens cognitivas, abordagens da personalidade e motivacionais, abordagens sociais, societárias e históricas, abordagem integrativa
2.4. Raciocínio e tomada de decisão
2.4.1. Julgamento e tomada de decisão: teoria clássica da decisão, satisficing, eliminação por aspetos, heurísticas e viés
2.4.2. Raciocínio dedutivo e indutivo
2.4.2.1. Raciocínio dedutivo: raciocínio condicional, raciocínio silogístico, auxílios e obstáculos ao raciocínio dedutivo
2.4.2.2. Raciocínio indutivo: formulação de inferências causais; inferências categóricas, raciocínio por analogia
Métodos de Avaliação
Avaliação contínua:
1- Frequência de 70% das aulas
2 - Realização de dois pontos escritos
3 - A apresentação, em grupo, de uma teoria da inteligência, nas aulas de orientação tutorial
Avaliação final: A/O estudante pode optar por realizar apenas um exame, no final do semestre, ou do ano letivo.
Recursos Didácticos
Computador, projetor, quadro, artigos científicos.
Objetivos de Sustentabilidade
Palavras Chave
Psicologia
Inteligência
Pensamento
Bibliografia Principal
Autor | Eysenck, M. W., & Keane, M.T. |
---|---|
Título | Cognitive Psychology: A student´s handbook |
Edição | 7ª ed |
Local | Londres |
Editora | Psychology Press |
Ano | 2015 |
Autor | Ferreira, A. I., Almeida, L. S., & Guisande, M. |
Título | Inteligência: Perspectivas teóricas |
Local | Coimbra |
Editora | Almedina |
Ano | 2009 |
Autor | Sternberg, R. |
Título | The Cambridge Handbook of Intelligence |
Edição | 2nd edition |
Local | New York |
Editora | Cambrige University Press |
Ano | 2020 |
Bibliografia Complementar
Autor | Gleitman, H., Fridlund, A. L., & Reisberg, D. |
---|---|
Título | Psicologia |
Autor | Pinto, A. C. |
Título | Psicologia Geral |