Cursos / 1º Ciclo / Instituto de Psicologia e Ciências da Educação :: Psicologia

English Version

PSICOLOGIA DO PENSAMENTO E DA INTELIGÊNCIA - 2022/2023

2º ano curricular
Semestralidade: 2º semestre
Códigos ECTS: 6

Docentes

Regente: Prof. Doutora Mariana Sousa
Assistentes: Prof. Doutora Mariana Sousa

Carga Horária

Prática Laboratorial : 1 Horas
Teórico-prática : 2 Horas

Língua de Ensino

Português

Objectivos Gerais

Enquadrar a inteligência e o pensamento enquanto parte do objeto de estudo da Psicologia
Compreender os diferentes modelos e teorias da inteligência
Definir o conceito de pensamento à luz do discurso psicológico
Relacionar o conceito de pensamento com processos cognitivos estruturais

Objectivos Específicos

Compreender a inteligência enquanto conceito polissémico
Conhecer a confrontar diferentes modelos e teorias da inteligência
Definir o conceito de pensamento à luz do discurso psicológico
Relacionar o conceito de pensamento com os conceitos de conhecimento, representação e memória
Enquadrar o conceito de pensamento no contexto dos processos de resolução de problemas, raciocínio e tomada de decisão

Competências a adquirir

Convocação de conhecimentos que permitam descrever, diferenciar, operacionalizar e posicionar-se criticamente face:
- à inteligência enquanto conceito polissémico e objeto de estudo da Psicologia
- aos diferentes modelos e teorias sobre a inteligência
- ao conceito de pensamento e à sua relação com os conceitos de representação e memória
- o conceito de pensamento no contexto dos processos de resolução de problemas, de raciocínio e tomada de decisão





Metodologia de Ensino

- Ensino expositivo
- Discussão em grande grupo
- Análise e discussão de artigos científicos
- Visionamento e discussão de vídeos ilustrativos dos conteúdos programáticos

Conteúdos Programáticos

1. Inteligência
1.1. Conceito/s de inteligência
1.2. Teorias e modelos de inteligência
1.2.1. Teorias psicométricas: o fator geral de inteligência de Spearman; as habilidades mentais primárias de Thurstone; a teoria da estrutura da inteligência de Guilford; a teoria da inteligência fluída e cristalizada de Cattell e Horn; a teoria dos três estratos de inteligência de Carroll; o fator geral de inteligência de Jensen
1.2.2. Teorias de processamento de informação: a inteligência e o metabolismo da glicose de Haier; inteligência e tempo de inspeção de Jensen; inteligência e acesso lexical de Hunt; inteligência e resolução de problemas de Simon, inteligências e analogias de Sternberg
1.3.3. Teorias desenvolvimentais: teorias do desenvolvimento cognitivo de Piaget e Vygotsky
1.3.4. Teorias contextuais: teoria hierárquica de inteligência de Sternberg; teoria das inteligências múltiplas de Gardner;
o constructo de inteligência emocional
1.4. Fatores associados à inteligência
2. Pensamento
2.1. Conceito de pensamento
2.2. Resolução de problemas
2.2.1. Métodos gerais de resolução de problemas
2.2.2. Perspetiva psicológica sobre o ´insight´
2.2.3. Obstáculos à resolução de problemas
2.2.4. Auxílios à resolução de problemas
2.2.5. Expertise: conhecimento e resolução de problemas
2.3. Resolução de problemas e criatividade
2.3.1. Criatividade: abordagens psicométricas, abordagens cognitivas, abordagens da personalidade e motivacionais, abordagens sociais, societárias e históricas, abordagem integrativa
2.4. Raciocínio e tomada de decisão
2.4.1. Julgamento e tomada de decisão: teorias clássicas da decisão, ´satisficing´, eliminação por aspetos, heurísticas e viés
2.4.2. Raciocínio dedutivo e indutivo
2.4.2.1. Raciocínio dedutivo: raciocínio condicional, raciocínio silogístico, auxílios e obstáculos ao raciocínio dedutivo
2.4.2.2. Raciocínio indutivo: formulação de inferências causais; inferências categóricas, raciocínio por analogia

Métodos de Avaliação

Avaliação contínua:
- Frequência de 70% das aulas
- Realização de dois testes
- Apresentação, em grupo, de uma teoria da inteligência, nas aulas de orientação tutorial

Avaliação final
- A/O estudante pode optar por realizar apenas um exame, no final do semestre, ou do ano letivo.

Recursos Didácticos

Computador, projetor, quadro, artigos científicos.

Objetivos de Sustentabilidade

Palavras Chave

Psicologia; inteligência; pensamento

Bibliografia Principal

Autor Eysenck, M., & Keane, M.
Título Cognitive Psychology: A student´s handbook
Edição 7th
Local London
Editora Psychology Press
Ano 2015
Autor Sternberg, R. (Ed.)
Título The Cambridge handbook of intelligence
Edição 2nd
Local New York
Editora Cambridge University Press
Ano 2020
Autor Sternberg, R., & Sternberg, K.
Título Cognitive Psychology
Edição 7th
Local Boston
Editora Cengage Learning
Ano 2017

Bibliografia Complementar

Autor Almeida, L.
Título Inteligência: Perspetivas teóricas
Autor Gleitman, H., Reisberg, D., & Fridlund, A.
Título Psicologia
Edição 10ª
Local Lisboa
Editora Fundação Calouste Gulbenkian
Ano 2014