Cursos / 1º Ciclo / / Instituto de Psicologia e Ciências da Educação :: Psicologia
PSICOLOGIA DO PENSAMENTO E DA INTELIGÊNCIA - 2023/2024
2º ano curricular
Semestralidade: 2º semestre
Códigos ECTS: 6
Docentes
Regente: Prof. Doutora Mariana Sousa
Assistentes: Prof. Doutora Mariana Sousa
Carga Horária
Prática Laboratorial : 1 Horas
Teórico-prática : 2 Horas
Língua de Ensino
Português
Objectivos Gerais
Enquadrar a inteligência e o pensamento enquanto parte do objeto de estudo da Psicologia
Compreender os diferentes modelos e teorias da inteligência
Definir o conceito de pensamento à luz do discurso psicológico
Relacionar o conceito de pensamento com processos cognitivos estruturais
Objectivos Específicos
Compreender a inteligência enquanto conceito polissémico
Conhecer a confrontar diferentes modelos e teorias da inteligência
Definir o conceito de pensamento à luz do discurso psicológico
Relacionar o conceito de pensamento com os conceitos de conhecimento, representação e memória
Enquadrar o conceito de pensamento no contexto dos processos de resolução de problemas, raciocínio e de tomada de decisão
Competências a adquirir
Convocação de conhecimentos que permitam descrever, diferenciar, operacionalizar e posicionar-se criticamente face:
- à inteligência enquanto conceito polissémico e objeto de estudo da Psicologia
- aos diferentes modelos e teorias sobre a inteligência
- ao conceito de pensamento e à sua relação com os conceitos de conhecimento, representação e memória
- o conceito de pensamento no contexto dos processos de resolução de problemas, de raciocínio e de tomada de decisão
Metodologia de Ensino
- Exposição participada dos conteúdos
- Discussão em grande grupo
- Visionamento e discussão de vídeos ilustrativos dos conteúdos programáticos
- Análise e discussão de artigos científicos
Conteúdos Programáticos
1. Inteligência
1.1. Conceito/s de inteligência
1.2. Teorias e modelos de inteligência
1.2.1. Teorias psicométricas: o fator geral de inteligência de C. Spearman; as habilidades mentais primárias de L. Thurstone; a teoria da estrutura da inteligência de J. Guilford; a teoria da inteligência fluída e cristalizada de R. Cattell e J. Horn; a teoria dos três estratos de inteligência de J. Carroll; o fator geral de inteligência de A. Jensen
1.2.2. Teorias de processamento de informação: a inteligência e o metabolismo da glicose de R. Haier; inteligência e tempo de inspeção de T. Nettelbeck; inteligência e acesso lexical de E. Hunt; inteligência e resolução de problemas de H. Simon, inteligências e analogias de Sternberg
1.3.3. Teorias desenvolvimentais: teorias do desenvolvimento cognitivo de J. Piaget e L. Vygotsky
1.3.4. Teorias contextuais: teoria hierárquica de inteligência de R. Sternberg; teoria das inteligências múltiplas de H. Gardner;
o constructo de inteligência emocional
1.4. Fatores associados à inteligência
2. Pensamento
2.1. Conceito de pensamento
2.2. Resolução de problemas
2.2.1. Métodos gerais de resolução de problemas
2.2.2. Perspetiva psicológica sobre o ´insight´
2.2.3. Obstáculos à resolução de problemas
2.2.4. Auxílios à resolução de problemas
2.2.5. ´Expertise´: conhecimento e resolução de problemas
2.3. Resolução de problemas e criatividade
2.3.1. Criatividade: abordagens psicométricas, abordagens cognitivas, abordagens da personalidade e motivacionais, abordagens sociais, societárias e históricas, abordagem integrativa
2.4. Raciocínio e tomada de decisão
2.4.1. Julgamento e tomada de decisão: teorias clássicas da decisão, ´satisficing´, eliminação por aspetos, heurísticas e viés
2.4.2. Raciocínio dedutivo e indutivo
2.4.2.1. Raciocínio dedutivo: raciocínio condicional, raciocínio silogístico, auxílios e obstáculos ao raciocínio dedutivo
2.4.2.2. Raciocínio indutivo: formulação de inferências causais; inferências categóricas, raciocínio por analogia
Métodos de Avaliação
Avaliação contínua:
- Frequência de 70% das aulas
- Realização de dois testes
- Apresentação, em grupo, de uma teoria da inteligência, nas aulas de orientação tutorial
Avaliação final
- A/O estudante pode optar por realizar apenas uma frequência ou um exame, no final do semestre, ou do ano letivo, respetivamente.
Recursos Didácticos
Computador, projetor, quadro, artigos científicos.
Objetivos de Sustentabilidade
Palavras Chave
Psicologia, inteligência, pensamento
Bibliografia Principal
Autor | Eysenck, M., & Keane, M. |
---|---|
Título | Cognitive Psychology: A student´s handbook |
Edição | 7th |
Local | London |
Editora | Psychology Press |
Ano | 2015 |
Autor | Sternberg, R. (Ed.) |
Título | The Cambridge handbook of intelligence |
Edição | 2nd |
Local | New York |
Editora | Cambridge University Press |
Ano | 2020 |
Autor | Sternberg, R., & Sternberg, K. |
Título | Cognitive Psychology |
Edição | 7th |
Local | Boston |
Editora | Cengage Learning |
Ano | 2017 |
Bibliografia Complementar
Autor | Almeida, L. |
---|---|
Título | Inteligência: Perspetivas teóricas |
Autor | Gleitman, H., Reisberg, D., & Fridlund, A. |
Título | Psicologia |
Edição | 10ª |
Local | Lisboa |
Editora | Fundação Calouste Gulbenkian |
Ano | 2014 |