Cursos / 1º Ciclo / / Instituto de Psicologia e Ciências da Educação :: Psicologia

English Version

PSICOPATOLOGIA - 2021/2022

2º ano curricular
Semestralidade: 2º semestre
Códigos ECTS: 6

Docentes

Regente: Prof. Doutora Sílvia Ribeiro
Assistentes: Prof. Doutora Sílvia Ribeiro

Carga Horária

Orientação Tutorial : 1 Horas
Teórico-prática : 2 Horas

Língua de Ensino

Português

Objectivos Gerais

A UC pretende constituir-se como uma introdução à psicopatologia geral e especial.
Pretende dotar os estudantes de conhecimentos básicos e competências gerais nos níveis
teórico-conceptual nos diferentes domínios da psicopatologia, permitindo-lhes assim, conhecer, diferenciar e integrar os principais conceitos, quadros clínicos e abordagens desta disciplina.

Objectivos Específicos


Visa-se abordar os autores clássicos e ainda incidir sobre aspectos da Psicopatologia associados à causalidade, semiologia psicopatológica, sistemas de classificação (DSM/CID) e relação terapêutica. Pretende estimular a capacidade reflexiva crítica e o reconhecimento das implicações éticas da atividade clínica neste domínio.

Competências a adquirir

-Conhecer os fenómenos psicopatológicos, apresentação clínica e diagnósticos correspondentes;
-Efectuar a avaliação do estado mental;
-Adquirir, face a um caso clínico, competências práticas de identificação dos sintomas presentes e seu diagnóstico.
- Aceder à importância da reflexão e auto-crítica na gestão ética das múltiplas situações com que se é confrontado na vida profissional.

Metodologia de Ensino

As aulas funcionam em regime de exposição aberta apoiada de meios audiovisuais e participação ativa do aluno, incentivado a envolver-se na discussão dos temas lecionados. A componente prática inclui trabalhos em grupo, brainstorming, role-play e, sobretudo, a análise e discussão de casos clínicos.

Conteúdos Programáticos

1.Abordagem histórica à psicopatologia; Os clássicos da Psicopatologia

2. Do normal ao patológico em Psicopatologia.

3. O agrupamento das perturbações, modelos e sistemas de classificação;

4.Quadros nosológicos e sua caraterização
4.1.Perturbações da ansiedade
4.2. Perturbações da adaptação
4.3. Perturbações depressivas
4.4. Perturbações bipolares e perturbações relacionadas
4.5. Perturbações obsessivo-compulsivas e perturbações relacionadas
4.6. Perturbações relacionadas com o trauma e fatores de stress
4.7. Perturbações dissociativas
4.8. Perturbações relacionadas com substâncias e perturbações aditivas
4.9. Perturbações da alimentação e da ingestão
4.10. Perturbações do sono-vigília
4.11. Perturbações da personalidade
4.12. Perturbações do espetro da esquizofrenia e outras perturbações psicóticas
4.13. Disfunções sexuais. Disforia de género. Perturbações parafílicas
4.14. Perturbações de sintomas somáticos e perturbações relacionadas.
5. Psicopatologia geral: as perturbações das diferentes áreas do funcionamento
6. Diagnóstico diferencial e sua importância

Métodos de Avaliação

A avaliação contínua é efetuada através de duas provas escritas.
Elementos relativos à assiduidade, pontualidade e participação nas aulas são tidos em consideração.

Recursos Didácticos

Recurso a tecnologia audio-visual informatizada / Computador portátil / Data Show / vídeos científicos / livros / softwares especializado.

Objetivos de Sustentabilidade

Palavras Chave

Normal/ Patológico / Perturbação / Diagnóstico

Bibliografia Principal

Autor American Psychiatric Association
Título DSM V
Local EUA
Editora APA
Ano 2014
Autor Vallejo-Ruiloba, J.
Título Introducción a la psicopatología y la psiquiatría
Local Barcelona
Editora Masson
Ano 2015
Autor Cheniaux, E.
Título Manual de Psicopatologia
Edição 5.ª
Local Rio de Janeiro
Editora Guanabara Koogan
Ano 2015

Bibliografia Complementar

Autor Pio de Abreu.
Título Como tornar-se doente mental
Autor Sadock, B; Sadocck, V. & Ruiz, P.
Título Kaplan & Sadock´s Synopsis of Psychiatry
Edição 11.ª
Local London
Editora Wolters Kluwer
Ano 2016