Cursos / 1º Ciclo / / Instituto de Psicologia e Ciências da Educação :: Psicologia
AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA - 2021/2022
3º ano curricular
Semestralidade: 1º semestre
Códigos ECTS: 6
Docentes
Regente: Prof. Doutora Joana Oliveira
Assistentes: Prof. Doutora Joana Oliveira
Carga Horária
Teórico-prática : 2 Horas
Orientação Tutorial : 1 Horas
Língua de Ensino
Português
Objectivos Gerais
Compreender a avaliação psicológica enquanto disciplina da Psicologia e enquanto processo;
Compreender a diversidade de métodos e técnicas usadas na avaliação psicológica e a sua adequação em função dos contextos;
Compreender as fases de um processo de avaliação psicológica;
Refletir sobre as questões éticas envolvidas no processo de avaliação psicológica.
Objectivos Específicos
Compreender a evolução histórica do processo de avaliação psicológica;
Compreender os objetivos, fundamentos teóricos e considerações práticas do processo da avaliação psicológica;
Compreender o processo de avaliação psicológica;
Contactar com instrumentos de avaliação dos diferentes domínios do funcionamento;
Desenvolver competências de aplicação de provas de avaliação;
Reconhecer as questões éticas relacionadas com a avaliação psicológica.
Competências a adquirir
No final da UC os estudantes deverão ter adquirido competências que lhes permitam: observar e descrever o comportamento humano interpretar a informação recolhida e relacioná-la com o funcionamento do cliente; apresentar juízo crítico acerca das vantagens e desvantagens do uso de testes na avaliação psicológica; e ser capaz de selecionar os instrumentos de avaliação em função do processo psicológico a avaliar e contexto de aplicação.
Metodologia de Ensino
A metodologia de ensino combinará o método expositivo com o participativo/interrogativo. Recurso a meios audiovisuais para a exposição e discussão de temas durante as aulas teóricas. Disponibilização de materiais de apoio através da plataforma moodle. Sempre que possível, serão usados vídeos ilustrativos para demonstrar determinados conteúdos programáticos. Nas aulas OT serão realizados exercícios práticos, onde os alunos poderão explorar testes e baterias de avaliação psicológica.
Conteúdos Programáticos
Parte I - Introdução à Avaliação Psicológica
1.1 Avaliação Psicológica e os constructos dos processos psicológicos: avaliar "o quê"?;
1.2 Evolução histórica da avaliação psicológica;
1.3 Abordagens e modelos de avaliação psicológica;
Parte II ? Procedimentos de avaliação
2.1 O motivo da avaliação;
2.2 Os objectivos de avaliação;
2.3 Os contextos da avaliação;
2.4 A seleção dos instrumentos de avaliação;
2.5 A interpretação dos dados do processo de avaliação;
2.6 A comunicação dos resultados;
2.7 Questões éticas no processo de avaliação psicológica;
Parte III ? Protocolos de avaliação;
3.1 As entrevistas de avaliação;
3.2 Tipologias de instrumentos de avaliação
3.3. Testes, baterias e check-lists;
Parte IV ? Domínios e instrumentos de avaliação
4.1 Avaliação da inteligência ? conceito e perspetivas;
4.1.1. Técnicas e instrumentos;
4.2 Avaliação da personalidade ? conceito e perspetivas;
4.2.1 Técnicas e instrumentos;
4.3 Avaliação de domínios de funcionamento (sintomas, interesses, etc.);
4.3.1 Técnicas e instrumentos;
Métodos de Avaliação
A avaliação contínua inclui dois testes escritos a realizar ao longo do semestre; e a realização de um trabalho prático que consistirá numa apresentação oral a desenvolver ao longo do semestre e a realizar no final do semestre. O trabalho prático será realizado em pequenos grupos (2 a 3 elementos) e os alunos poderão receber acompanhamento ao longo do semestre no contexto das OTs.
Recursos Didácticos
Livros, artigos científicos, testes e baterias de avaliação psicológica.
Objetivos de Sustentabilidade
Palavras Chave
Avaliação psicológica
Testes psicológicos
Baterias psicológicas
Entrevista de avaliação
Ética na avaliação
Bibliografia Principal
Autor | Groth-Marnat, G., & Wright A. J. |
---|---|
Título | Handbook of Psychological Assessment |
Edição | 6ª Ed. |
Local | Hoboken, New Jersey |
Editora | John Wiley & Sons, Inc. |
Ano | 2016 |
Autor | Urbina, S. |
Título | Essencials of Psychological testing |
Edição | 7ª Ed. |
Local | New Jersey |
Editora | Prentice-Hall, Inc. |
Ano | 2014 |
Autor | Gallagher, Matthew W. and Lopez, Shane J. |
Título | Positive Psychological Assessment: A Handbook of M |
Edição | 2nd Ed. |
Editora | APA |
Ano | 2019 |
Bibliografia Complementar
Autor | Goldfinger, K. |
---|---|
Título | Psychological Assessment and Report Writing |
Autor | Goldstein, G. ; Allen, D., & Deluca, J. |
Título | Handbook of Psychological Assessment |
Edição | 4th Ed. |
Local | London |
Editora | Academic Press |
Ano | 2019 |