Cursos / 1º Ciclo / Instituto de Psicologia e Ciências da Educação :: Psicologia

English Version

AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA - 2022/2023

3º ano curricular
Semestralidade: 1º semestre
Códigos ECTS: 6

Docentes

Regente: Prof. Doutora Joana Oliveira
Assistentes: Prof. Doutora Joana Oliveira

Carga Horária

Teórico-prática : 2 Horas
Orientação Tutorial : 1 Horas

Língua de Ensino

Português

Objectivos Gerais

Compreender a avaliação psicológica enquanto disciplina da Psicologia e enquanto processo;
Compreender a diversidade de métodos e técnicas usadas na avaliação psicológica e a sua adequação em função dos contextos;
Compreender as fases de um processo de avaliação psicológica;
Refletir sobre as questões éticas envolvidas no processo de avaliação psicológica.

Objectivos Específicos

Compreender a evolução histórica do processo de avaliação psicológica;
Compreender os objetivos, fundamentos teóricos e considerações práticas do processo da avaliação psicológica;
Compreender o processo de avaliação psicológica;
Contactar com instrumentos de avaliação dos diferentes domínios do funcionamento;
Desenvolver competências de aplicação de provas de avaliação;
Reconhecer as questões éticas relacionadas com a avaliação psicológica.

Competências a adquirir

No final da UC os estudantes deverão ter adquirido competências que lhes permitam: observar e descrever o comportamento humano interpretar a informação recolhida e relacioná-la com o funcionamento do cliente; apresentar juízo crítico acerca das vantagens e desvantagens do uso de testes na avaliação psicológica; e ser capaz de selecionar os instrumentos de avaliação em função do processo psicológico a avaliar e contexto de aplicação.

Metodologia de Ensino

A metodologia de ensino combinará o método expositivo com o participativo/interrogativo. Recurso a meios audiovisuais para a exposição e discussão de temas durante as aulas teóricas. Disponibilização de materiais de apoio através da plataforma moodle. Nas aulas OT serão realizados exercícios práticos, onde os alunos poderão explorar testes e baterias de avaliação psicológica.

Conteúdos Programáticos

Parte I - Introdução à Avaliação Psicológica
1.1 Avaliação Psicológica e os constructos dos processos psicológicos: avaliar "o quê"?;
1.2 Evolução histórica da avaliação psicológica;
1.3 Abordagens e modelos de avaliação psicológica;

Parte II ? Procedimentos de avaliação
2.1 O motivo da avaliação;
2.2 Os objectivos de avaliação;
2.3 Os contextos da avaliação;
2.4 A seleção dos instrumentos de avaliação;
2.5 A interpretação dos dados do processo de avaliação;
2.6 A comunicação dos resultados;
2.7 Questões éticas no processo de avaliação psicológica;

Parte III ? Protocolos de avaliação;
3.1 As entrevistas de avaliação;
3.2 Tipologias de instrumentos de avaliação
3.3. Testes, baterias e check-lists;

Parte IV ? Domínios e instrumentos de avaliação
4.1 Avaliação da inteligência ? conceito e perspetivas;
4.1.1. Técnicas e instrumentos;
4.2 Avaliação da personalidade ? conceito e perspetivas;
4.2.1 Técnicas e instrumentos;
4.3 Avaliação de domínios de funcionamento (sintomas, interesses, etc.);
4.3.1 Técnicas e instrumentos;

Métodos de Avaliação

A avaliação contínua inclui dois testes escritos a realizar ao longo do semestre; e a realização de um trabalho prático que consistirá numa apresentação oral a desenvolver ao longo do semestre e a realizar no final do semestre. O trabalho prático será realizado em pequenos grupos (2 a 3 elementos) e os alunos poderão receber acompanhamento ao longo do semestre no contexto das OTs.

Recursos Didácticos

Livros, artigos científicos, testes e baterias de avaliação psicológica.

Objetivos de Sustentabilidade

Palavras Chave

Avaliação psicológica
Testes psicológicos
Baterias psicológicas
Entrevista de avaliação
Ética na avaliação

Bibliografia Principal

Autor Groth-Marnat, G., & Wright A. J.
Título Handbook of Psychological Assessment
Edição 6ª Ed.
Local Hoboken, New Jersey
Editora John Wiley & Sons, Inc.
Ano 2016
Autor Urbina, S.
Título Essencials of Psychological testing
Edição 7ª Ed.
Local New Jersey
Editora Prentice-Hall, Inc.
Ano 2014
Autor Gallagher, Matthew W. and Lopez, Shane J.
Título Positive Psychological Assessment: A Handbook of M
Edição 2nd Ed.
Editora APA
Ano 2019

Bibliografia Complementar

Autor Goldfinger, K.
Título Psychological Assessment and Report Writing
Autor Goldstein, G. ; Allen, D., & Deluca, J.
Título Handbook of Psychological Assessment
Edição 4th Ed.
Local London
Editora Academic Press
Ano 2019