Cursos / 1º Ciclo / / Instituto de Psicologia e Ciências da Educação :: Psicologia

English Version

PSICOLOGIA CLÍNICA E DA SAÚDE - 2021/2022

3º ano curricular
Semestralidade: 2º semestre
Códigos ECTS: 6

Docentes

Regente: Prof. Doutora Joana Oliveira
Assistentes: Prof. Doutora Joana Oliveira

Carga Horária

Orientação Tutorial : 1 Horas
Teórico-prática : 2 Horas

Língua de Ensino

Português

Objectivos Gerais

Compreender as especificidades das disciplinas de psicologia clínica e psicologia da saúde;
Compreender as aplicações da psicologia clínica e psicologia da saúde;
Compreender as relações e as complementaridades entre a psicologia da saúde e psicologia clínica;
Compreender a mudança comportamental em contexto de saúde e clínica como um fenómeno multifactorial;
Compreender as principais abordagens à mudança comportamental;

Objectivos Específicos

Compreender os conceitos de saúde, doença e perturbação;
Compreender os principais paradigmas de saúde;
Perceber a mudança comportamental em contextos clínico e da saúde;
Compreender o funcionamento humano e a mudança comportamental numa perspectiva holística (biopsicosocial);
Compreender as dinâmicas entre os principais componentes envolvidos na mudança comportamental;
Conhecer os principais modelos de estágios de mudança comportamental

Competências a adquirir

Competências de compreensão das comunalidades e especificidades da psicologia clínica e da saúde
Competências de compreensão do funcionamento humano em termos holísticos;
Competência de análise funcional de condições e comportamentos que merecem atenção clínica e de comportamentos de saúde
Competência de identificação dos componentes envolvidos na mudança comportamental em contextos clínicos e de saúde
Competência de fazer análise funcional do funcionamento, numa perspetiva biopsicossocial

Metodologia de Ensino

As metodologias de ensino combinam métodos expositivos pelo docente e dinâmicas participativas, como exposição de dúvidas e demonstração de integração dos conhecimentos por parte dos alunos.


Conteúdos Programáticos

Parte I - Introdução à Psicologia Clínica e à Psicologia da Saúde;
I.1. Conceitos de saúde, doença e perturbação;
I.2. Paradigmas e concepções de saúde e doença: do determinismo à pro-actividade; do tratamento à prevenção e à promoção da saúde; da dicotomina mente corpo ao modelo Biopsicossocial; dos défices ao funcionamento positivo, às competências e ao bem-estar;
I.3. Factores, princípios e resultados de organização comportamental: fatores de risco e de proteção; princípios de multifinalidade e de equifinalidade; trajectórias de vulnerabilidade e de resiliência;
I.4. Modalidades de Intervenção em Psicologia Clínica e da Saúde: do modelo de Caplan ao modelo de Gordon.

Parte II - Dos modelos de mudança comportamental lineares aos modelos multinível e por estágios
Teorias Multinível de mudança comportamental
II.1. Modelo transteórico de mudança de Prochaska,
II.2.Modelo da ação racional, do comportamento planeado e modelo comportamental integrado;
II.3. O modelo de crenças de saúde;
II.4.Modelos de comportamento de saúde interpessoais;
II.5.Modelo socio-cognitivo de Albert Bandura
II.6. O modelo do processo de ação de saúde acção de Ralf Schwarzer
II.7. Teoria do controlo percebido

Parte III - Dimensões e processos de mudança comportamental em Psicologia Clinica e da Saúde
III.1. Padrões de Mudança comportamental: não linearidade e descontinuidade
III.2. Preditores biopsicossociais de mudança comportamental;
III.3. Neurociências e mudança comportamental;
III.4.Neuropsicobiologia do stress;
III.5. Stress e coping;
III.6. Funcionamento positivo, competências e bem-estar;
III.7. Personalidade, doença e mudança comportamental:
III.8. Adesão do cliente à intervenção;
III.9. Suporte social e saúde;

Métodos de Avaliação

A avaliação consiste num trabalho escrito, realizado em grupo. Existirão ainda 2 componentes de avaliação individual: 1) o enquadramento teórico do trabalho de grupo, será realizado individualmente por cada aluno do grupo e terá uma cotação individual; 2) um mini-teste com questões acerca dos conteúdos programáticos a realizar com cronometragem de tempo.
Obrigatória presença em 70% das aulas.

Recursos Didácticos

Livros; Artigos científicos; estudo de casos;

Objetivos de Sustentabilidade

Palavras Chave

Psicologia Clínica
Psicologia da Saúde
Mudança Comportamental

Bibliografia Principal

Autor Sanderson, C.
Título Health psychology: Understanding the mind-body con
Edição 3rd ed.
Local London
Editora Sage
Ano 2019
Autor .Karen Glanz (Editor), Barbara K. Rimer (Editor),
Título Health Behavior: Theory, Research, and Practice
Edição 5th Edition
Editora Jossey-Bass
Ano 2015
Autor Boyer, B; Paharia, M.
Título Comprehensive Handbook of Clinical Health Psycholo
Local New Jersey
Editora John Wiley and Sons
Ano 2012

Bibliografia Complementar

Autor Odgen, J
Título Psicologia da Saúde
Edição
Local Lisboa
Editora Climepsi
Ano 2004
Autor Leal, I.; Pai Ribeiro, J.L.
Título Manual de Psicologia da Saúde