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PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO - 2021/2022

3º ano curricular
Semestralidade: 2º semestre
Códigos ECTS: 6

Docentes

Regente: Prof. Doutora Joana Cruz
Assistentes: Prof. Doutora Sofia Mendes

Carga Horária

Orientação Tutorial : 1 Horas
Teórico-prática : 2 Horas

Língua de Ensino

Português

Objectivos Gerais

Esta disciplina visa permitir a análise e a reflexão dos alunos sobre os principais modelos e intervenções no campo da psicologia escolar e educacional. Adicionalmente, esta unidade visa dotar os alunos de conhecimentos sobre as principais áreas de ação dos psicólogos escolares e educacionais. Finalmente, a disciplina permitirá uma maior consciencialização sobre as oportunidades, constrangimentos e áreas emergentes dentro da profissão.

Objectivos Específicos

1) Conhecer o âmbito de intervenção da Psicologia da Educação;
2) Identificar os principais modelos de intervenção atual na Psicologia da Educação;
3) Compreender a evolução e presente situação desta área profissional;
4) Identificar as principais áreas de intervenção de um Psicólogo Escolar e da Educação;
5) Identificar oportunidades de trabalho futuro na área da Psicologia Escolar e da Educação.

Competências a adquirir

Síntese do objeto de estudo da Psicologia Escolar e da Educação e das suas principais intervenções.
Análise dos principais modelos de intervenção na Psicologia Escolar e da Educação.
Compreensão do papel da família no contexto da Psicologia Escolar e da Educação.
Desenvolver e aplicar competências de avaliação e de intervenção no âmbito da Psicologia da Educação, considerando os múltiplos intervenientes e contextos.

Metodologia de Ensino

Aulas expositivas.
Exercícios práticos.
Observação e experiências de avaliação e/ou intervenção em contexto escolar.
Trabalhos de grupo com apresentação oral.
Estudos de caso.

Conteúdos Programáticos

1. Psicologia Educacional: Âmbito, aspetos universais e principais modelos de intervenção.
1.1. Psicologia da educação e Psicologia escolar: delimitação concetual.

2. O Psicólogo Escolar em Portugal
2.1. Evolução dos modelos de intervenção em psicologia escolar.
2.2. Enquadramento legal dos Psicólogos Escolares e documentos de referência.

3. Intervenções dos psicólogos escolares e educacionais em contexto escolar.
3.1. A Educação Inclusiva.
3.2. Aprendizagem da leitura e da escrita.
3.3. Promoção de comportamentos positivos.
3.4. Aprendizagem socioemocional.

Métodos de Avaliação

a) Assiduidade
b) Trabalho de grupo
c) Ponto escritos

Recursos Didácticos

Biblioteca.
Relação pedagógica.
Projetor Multimédia
Software de Conferência Online Teams
Supervisão Pedagógica.
Suporte Teórico e Bibliográfico.

Objetivos de Sustentabilidade

Palavras Chave

Psicologia Escolar
Psicologia Educacional
Enquadramento Legal
Sistemas Multinível de Suporte
Educação Inclusiva

Bibliografia Principal

Autor Mendes, Sofia
Título A prática profissional da psicologia escolar
Edição
Local Lisboa
Editora Ordem dos Psicólogos Portugueses
Ano 2019
Autor ALEXANDER, Patricia ; WINNE, Philip (Eds)
Título Handbook of Educational Psychology
Local Mahwah, N.J.
Editora Lawrence Erlbaum Associates
Ano 2006
Autor JIMERSON, Shane R.; OAKLAND, Tom & FARRELL, Peter (Eds.)
Título The Handbook of International School Psychology
Local Thousand Oaks, California: USA
Editora Sage Publications
Ano 2007

Bibliografia Complementar

Autor Reynolds, Cecil & Gutkin, Terry (Eds)
Título Handbook of school psychology
Edição 3ªed.
Local New York
Editora John Wiley & Sons Inc.
Ano 1999
Autor JIMERSON, Shane R.; BURNS, Matthew K., & VANDERHEYDEN, Amanda M.
Título Handbook of Response to Intervention
Edição 2nd
Local New York: USA
Editora Springer US
Ano 2006