Cursos / 1º Ciclo / / Instituto de Psicologia e Ciências da Educação :: Psicologia

English Version

PSICOPATOLOGIA DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE - 2021/2022

3º ano curricular
Semestralidade: 1º semestre
Códigos ECTS: 3

Docentes

Regente: Prof. Doutora Lígia Ferros
Assistentes: Prof. Doutora Lígia Ferros

Carga Horária

Teórico-prática : 2 Horas

Língua de Ensino

Português

Objectivos Gerais

- Obter uma formação científica completa, rigorosa, actualizada e prática em PCA.
- Sensibilização para as grandes questões do desenvolvimento psíquico das crianças e jovens, tanto nas variações do "normativo", como do psicopatológico.
- Contacto com as teorias gerais da PCA.
- Classificação, avaliação e diagnóstico das perturbações psicológicas.
- Conhecimento da dinâmica biopsicosocial envolvida em cada uma delas.


Objectivos Específicos

- Contacto com a literatura acerca das problemáticas e perturbações mais frequentes.
- Aquisição de competências de avaliação clínica e de técnicas de diagnóstico incluindo:instrumentos de avaliação utilizados na clínica; o DSM V e a CID 10; a ilustração das pert. psicológicas através de casos clínicos.
- Reconhecimento das implicações éticas e deontológicas da actv. clínica nestas faixas etárias.
- Desenvolvimento de capacidade reflexiva crítica.

Competências a adquirir

- Conhecer os principais modelos da psicopatologia da criança e do adolescente
- Conhecer os diferentes sistemas de diagnóstico psicopatológico.
- Capacidade de avaliação dos resultados da intervenção.

Metodologia de Ensino

As T/P serão expositivas, com recurso a suporte audio-visual.

Conteúdos Programáticos

1. Modelos e teorias explicativos da psicopatologia da criança e do(a) criança/adolescente 1.1. A importância da abordagem desenvolvimental na concetualização da psicopatologia na infância e adolescência, 1.2. A Psicopatologia do Desenvolvimento enquanto macroparadigma 1.3. Perspetiva organizacional do desenvolvimento 1.4. Modelos e conceitos estruturantes da Psicopatologia do Desenvolvimento 1.4.1. Princípios da equi e da multifinalidade 1.4.2. Fatores de risco, fatores de proteção e resiliência 1.4.3. Principais modelos/teorias explicativos da psicopatologia da criança e do(a) adolescente 2. Curso desenvolvimental, etiologia, caraterização e classificação das principais perturbações suscetíveis de diagnosticar na infância e na adolescência: 2.1. Perturbações depressivas, 2.2. Perturbações da ansiedade, 2.3. Perturbação do humor2.3. Deficiência/ Incapacidade mental2.4. Perturbação de hiperatividade/défice de atenção, 2.5. Perturbação do comportamento, 2.6. Perturbações de eliminação. 

Métodos de Avaliação

A avaliação contínua será efectuada através de duas provas escritas . Elementos relativos à assiduidade, pontualidade e participação nas aulas, serão tidos em consideração.

Recursos Didácticos

Eventual recurso a tecnologia audio-visual informatizada / Computador portátil / Data Show / vídeos cientificos / livros / softwares especializado.

Objetivos de Sustentabilidade

Palavras Chave

Normal/ Patológico / Perturbação / Diagnóstico /

Bibliografia Principal

Autor Theodore P. Beauchaine; Stephen P. Hinshaw
Título Child and Adolescent Psychopathology
Edição 3rd Edition
Editora Theodore P. Beauchaine (Editor), Stephen P. Hinsha
Ano 2017
Autor Linda A. Wilmshurst
Título Child and Adolescent Psychopathology: A Casebook
Edição
Local EUA
Editora Sage publications / USA ISBN-13: 978-1506349350
Ano 2018
Autor Allen C Israel ; Rita Wicks-Nelson
Título Abnormal child psychopathology
Edição 8ed
Local EUA
Editora Routledge / ISBN-13: 978-0205901128
Ano 2016

Bibliografia Complementar

Autor
Título DSM V
Autor
Título CID 10
Edição 10ª
Local Brasil
Editora Artmed
Ano 2002