Cursos / 1º Ciclo / / Instituto de Psicologia e Ciências da Educação :: Psicologia

English Version

DESENVOLVIMENTO E EDUCAÇÃO AO LONGO DA VIDA - 2021/2022

3º ano curricular
Semestralidade: 1º semestre
Códigos ECTS: 6

Docentes

Regente: Prof. Doutor Vítor Coelho
Assistentes: Prof. Doutor Vítor Coelho

Carga Horária

Orientação Tutorial : 1 Horas
Teórico-prática : 2 Horas

Língua de Ensino

Português

Objectivos Gerais

Esta unidade curricular visa permitir a análise e a reflexão dos alunos sobre a importância e relevância do desenvolvimento e educação ao longo da vida, bem como das possibilidades de intervenção de psicólogos nestas áreas. Assim, a unidade curricular permitirá uma maior consciencialização sobre as oportunidades, constrangimentos e áreas emergentes dentro da profissão.A unidade curricular permitirá ainda aos alunos contrastar sistemas formais e informais de ensino.

Objectivos Específicos

No final desta unidade curricular os alunos deverão ser capazes de:
1) Distinguir entre sistemas formais e informais de Ensino;
2) Identificar barreiras ao desenvolvimento e educação ao longo da vida;
3) Identificar várias áreas para o Desenvolvimento ao longo da vida;
4) Descrever modelos cruciais para a educação e aprendizagem ao longo da vida;
5) Identificar modelos cruciais para a intervenção na promoção da aprendizagem ao longo da vida.

Competências a adquirir

Caracterização dos sistemas formais e informais de Ensino.
Capacidade de sensibilização para a importância do desenvolvimento e educação ao longo da vida.
Identificação de competências a desenvolver para prosseguir estudos nesta área.
Compreensão do papel da família no contexto do desenvolvimento ao longo da vida.
Análise dos principais modelos de intervenção na educação e aprendizagem ao longo da vida.

Metodologia de Ensino

Aulas expositivas
Exercícios práticos
Brainstorming
Trabalhos de grupo com apresentação oral
Estudos de caso

Conteúdos Programáticos

1. Desenvolvimento e Educação ao Longo da Vida: Conceitos Preliminares
1.1. Conceito e Relevância
1.2. A influência da Educação sobre o Desenvolvimento
1.2. Sistemas Formais de Ensino
1.2.1. Os Diferentes Sistemas de Ensino na União Europeia
1.2.2. Sistema Nacional de Ensino
1.3. Sistemas Informais de Ensino
1.4. Barreiras à Educação e Desenvolvimento ao Longo da Vida

2. Desenvolvimento ao Longo da Vida: Áreas de Desenvolvimento
2.1. Desenvolvimento Moral
2.2. Desenvolvimento Psicossocial
2.3. Desenvolvimento Social e Emocional

3. Educação e Aprendizagem ao Longo da Vida;:
3.1. Competências Essenciais à Aprendizagem ao Longo da Vida
3.2. Modelo BioPsicossocial: Definição e Aplicações
4.2.1. Transições Ecológicas
3.3. Modelos de Aprendizagem SocioEmocional
3.4. O Desenvolvimento da Cidadania

Métodos de Avaliação

a) Participação em sala de aula;
b) Trabalho de estudo de caso individual;
c) Apresentação de trabalhos de grupo;
d) Pontos escritos.

Recursos Didácticos

Sala de Aula
Projetor Multimédia
Software de Conferência Online Zoom
Supervisão Pedagógica
Suporte Teórico e Bibliográfico

Objetivos de Sustentabilidade

Palavras Chave

Sistemas de Ensino; Desenvolvimento ao longo da vida; Desenvolvimento moral; Desenvolvimento SocioEmocional; Ciclo de vida familiar

Bibliografia Principal

Autor Lawrence Kohlberg
Título The philosophy of moral development : moral stages
Local San Francisco
Editora Harper & Row
Ano 1981
Autor Jennifer Symonds
Título Understanding School Transition: What happens to c
Local New York
Editora Routledge
Ano 2015
Autor Collaborative for Academic, Social and Emotional L
Título 2015 CASEL guide: Effective social and emotional l
Local Chicago
Editora CASEL
Ano 2015

Bibliografia Complementar

Autor European Commission
Título Adult learning: It?s never too late to learn
Autor Durlak, J.A., Domitrovich, C.E.,; Weissbert, R. P., & Gullota, T. P.
Título Handbook of Social and Emotional Learning: Researc