Cursos / 1º Ciclo / / Faculdade de Ciências da Economia e da Empresa :: Gestão De Empresa

English Version

GESTÃO DA CADEIA DE ABASTECIMENTO - 2021/2022

2º ano curricular
Semestralidade: 1º semestre
Códigos ECTS: 6

Docentes

Regente: Prof. Doutor Paulo Cardoso

Carga Horária

Teórico-prática : 2 Horas
Orientação Tutorial : 1 Horas

Língua de Ensino

Português

Objectivos Gerais

Esta unidade curricular tem como objetivo geral transmitir os conceitos essenciais relativos à Gestão da Cadeia de Abastecimento. A disciplina procura dar uma visão complementar das componentes offline e online contemplando os pontos de vista estratégico e operacional.

Objectivos Específicos

1. Promover o conhecimento sobre a gestão de cadeia de abastecimento no contexto da empresa considerando o seu funcionamento interno e o ambiente envolvente;
2. Dotar os alunos de conhecimentos e técnicas relativas à gestão da cadeia de abastecimento no atual contexto digital, contemplando o comércio eletrónico e o omnichannel.

Competências a adquirir

1.Compreender, em geral, os conceitos, estratégias e aplicações da gestão de cadeia de abastecimento na atual era digital;
2.Entender, de uma forma complementar, o conceito de gestão de cadeia de abastecimento, analisando de forma crítica o desempenho e as práticas operacionais da empresa.

Metodologia de Ensino

As aulas teórico-práticas consistirão na exposição de conceitos relativos ao Marketing Direto com base na bibliografia da unidade curricular. Estes conteúdos serão ilustrados com casos práticos incentivando a discussão e debate por parte dos alunos. As sessões de orientação tutorial consistirão na aplicação dos conteúdos lecionados nas aulas teórico-práticas através da realização de exercícios práticos e do respetivo acompanhamento por parte do docente.

Conteúdos Programáticos

1.Conceptualização da Gestão de Cadeia de Abastecimento
1.1 Conceito de Gestão de Cadeia de Abastecimento
1.2 Ambiente competitivo e influência na GCA
1.3 Conceito de omnichannel
1.4 Estratégias de distribuição
1.5 Visão operacional da GCA
2.Novos cenários da Gestão de Cadeia de Abastecimento
2.1 O comércio eletrónico
2.2 Planeamento e gestão da loja online
2.3 Logística associada ao comércio eletrónico
2.4 Integração entre canais offline e online
2.5 Experiência do utilizador no contexto omnichanel

Métodos de Avaliação

A avaliação da unidade curricular será feita de uma forma contínua através da realização de um conjunto de elementos:
- Assiduidade e participação nas aulas;
- 2 testes escritos
- 1 Trabalho de grupo

Recursos Didácticos

Serão utilizados dois recursos didáticos:
- As exposições do docente e respetivas apresentações em formato digital
- A bibliografia recomendada pelo docente.

Objetivos de Sustentabilidade

Palavras Chave

Gestão da cadeia de abastecimento; omnichannel, comércio eletrónico; logística.

Bibliografia Principal

Autor Gallino, Santiago ; Moreno, Antonio
Título Operations in an Omnichannel World
Edição 1º ed
Local Los angeles
Editora Springer
Ano 2019
Autor Hugos, Michael H.
Título Essentials of Supply Chain Management
Edição 1ª ed.
Local New Jersey
Editora John Wiley & Sons
Ano 2018
Autor Rousseau, J.A.
Título Manual de Distribuição
Edição 2ª ed
Local Parede
Editora Principia Editora
Ano 2014

Bibliografia Complementar

Autor Binnie, Lionel
Título The future of Omni-Channel Retail
Edição 1ª ed
Local USA
Editora Emerald lake Books
Ano 2018
Autor Carvalho, J. Crespo
Título Logistica e Gestão da Cadeia de Abastecimento
Edição 1ª ed
Local Lisboa
Editora Ediçoes Silabo
Ano 2012