Cursos / 1º Ciclo / / Faculdade de Ciências da Economia e da Empresa :: Gestão De Empresa
DESIGN THINKING - 2021/2022
3º ano curricular
Semestralidade: 2º semestre
Códigos ECTS: 6
Docentes
Regente: Prof. Doutora Maria Nascimento Cunha
Assistentes: Prof. Doutora Maria Nascimento Cunha
Carga Horária
Orientação Tutorial : 1 Horas
Teórico-prática : 2 Horas
Língua de Ensino
Português
Objectivos Gerais
Esta unidade curricular apresenta aos estudantes o conceito de Design Thinking, uma abordagem de inovação e resolução criativa de problemas que pode ser usado em diferentes contextos organizacionais.
O Design Thinking tem emergido como uma abordagem fundamental para enfrentar desafios complexos ao nível empresarial, social e cultural, e também para criar uma cultura inovadora em start-ups, PMEs ou grandes empresas.
Objectivos Específicos
O Design Thinking é uma abordagem centrada nas pessoas e um processo de imersão que promove a criatividade em torno de áreas de oportunidade. Neste contexto, a disciplina incorpora também o papel do utilizador nos processos de inovação (user innovation) e a crescente importância da experiência dos utilizadores de produtos e serviços nos processos de design e produção.
Competências a adquirir
Desenvolvimento de competências em Design Thinking para resolução criativa de problemas, em torno de processos para a criação de valor. Também se pretende proporcionar mais agilidade na tomada de decisão, incorporando as necessidades dos clientes internos e externos.
Metodologia de Ensino
Para além das aula de exposição teórica a UC recorrerá ao ensino-aprendizagem baseado na análise de vídeos e casos práticos.
Conteúdos Programáticos
Introdução à Inovação Estratégica e ao Design Thinking
Design Thinking como fonte de vantagem competitiva
O processo de Design Thinking: o ponto de vista do designer e a identificação de necessidades não satisfeitas
Aplicação do Design thinking ao processo de desenvolvimento de ideias
Inspiração pela empatia e investigação qualitativa
Criatividade, espaço e técnicas de geração de ideias
Técnicas de prototipagem rápida
Implementação do Design Thinking nas organizações e equipas
Métodos de Avaliação
Segue o Regulamento Geral de Avaliação de Conhecimentos da UL - Norte. Os elementos relevantes são: Um ponto escrito;
1 trabalho de grupo (substitui o 2º Ponto escrito) e defesa oral do trabalho.
Recursos Didácticos
Aulas presenciais e online através da plataforma Teams. Videos, Powerpoint e ferramentas disponibilizadas pela docente (tais como, mind mapping, brainstorming, etc.)
Objetivos de Sustentabilidade
Palavras Chave
Inovação, Design Thinking, Óptica do Utilizador
Bibliografia Principal
Autor | Brown , Tim |
---|---|
Título | Change by Design: How Design Thinking Transforms O |
Edição | 1ª Edição |
Editora | Harper Collins |
Ano | 2009 |
Autor | Brown, Tim |
Título | Design Thinking: Uma metodologia poderosa para dec |
Local | Rio de Janeiro |
Editora | Campus |
Ano | 2010 |
Autor | Catmull, Ed; Wallace, May |
Título | Criatividade |
Edição | 2º Edição |
Editora | Clube do Autor |
Ano | 2020 |