Cursos / 1º Ciclo / / Faculdade de Ciências da Economia e da Empresa :: Gestão De Empresa

English Version

DESIGN THINKING - 2021/2022

3º ano curricular
Semestralidade: 2º semestre
Códigos ECTS: 6

Docentes

Regente: Prof. Doutora Maria Nascimento Cunha
Assistentes: Prof. Doutora Maria Nascimento Cunha

Carga Horária

Orientação Tutorial : 1 Horas
Teórico-prática : 2 Horas

Língua de Ensino

Português

Objectivos Gerais

Esta unidade curricular apresenta aos estudantes o conceito de Design Thinking, uma abordagem de inovação e resolução criativa de problemas que pode ser usado em diferentes contextos organizacionais.
O Design Thinking tem emergido como uma abordagem fundamental para enfrentar desafios complexos ao nível empresarial, social e cultural, e também para criar uma cultura inovadora em start-ups, PMEs ou grandes empresas.

Objectivos Específicos

O Design Thinking é uma abordagem centrada nas pessoas e um processo de imersão que promove a criatividade em torno de áreas de oportunidade. Neste contexto, a disciplina incorpora também o papel do utilizador nos processos de inovação (user innovation) e a crescente importância da experiência dos utilizadores de produtos e serviços nos processos de design e produção.

Competências a adquirir

Desenvolvimento de competências em Design Thinking para resolução criativa de problemas, em torno de processos para a criação de valor. Também se pretende proporcionar mais agilidade na tomada de decisão, incorporando as necessidades dos clientes internos e externos.

Metodologia de Ensino

Para além das aula de exposição teórica a UC recorrerá ao ensino-aprendizagem baseado na análise de vídeos e casos práticos.

Conteúdos Programáticos

Introdução à Inovação Estratégica e ao Design Thinking
Design Thinking como fonte de vantagem competitiva
O processo de Design Thinking: o ponto de vista do designer e a identificação de necessidades não satisfeitas
Aplicação do Design thinking ao processo de desenvolvimento de ideias
Inspiração pela empatia e investigação qualitativa
Criatividade, espaço e técnicas de geração de ideias
Técnicas de prototipagem rápida
Implementação do Design Thinking nas organizações e equipas

Métodos de Avaliação

Segue o Regulamento Geral de Avaliação de Conhecimentos da UL - Norte. Os elementos relevantes são: Um ponto escrito;
1 trabalho de grupo (substitui o 2º Ponto escrito) e defesa oral do trabalho.

Recursos Didácticos

Aulas presenciais e online através da plataforma Teams. Videos, Powerpoint e ferramentas disponibilizadas pela docente (tais como, mind mapping, brainstorming, etc.)

Objetivos de Sustentabilidade

Palavras Chave

Inovação, Design Thinking, Óptica do Utilizador

Bibliografia Principal

Autor Brown , Tim
Título Change by Design: How Design Thinking Transforms O
Edição 1ª Edição
Editora Harper Collins
Ano 2009
Autor Brown, Tim
Título Design Thinking: Uma metodologia poderosa para dec
Local Rio de Janeiro
Editora Campus
Ano 2010
Autor Catmull, Ed; Wallace, May
Título Criatividade
Edição 2º Edição
Editora Clube do Autor
Ano 2020