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COMPETÊNCIAS PESSOAIS E SOCIAIS - 2022/2023

3º ano curricular
Semestralidade: 2º semestre
Códigos ECTS: 6

Docentes

Regente: Prof. Doutor Silvério Cordeiro

Carga Horária

Orientação Tutorial : 1 Horas
Teórico-prática : 3 Horas

Língua de Ensino

Português

Objectivos Gerais

1. Contextualizar as competências pessoais e sociais na relação entre pessoas e organização
2. Compreender os processos de aprendizagem: Aprendizagem e condicionamentos
3. Compreender os fundamentos teóricos e empíricos das competências pessoais e sociais
4. Desenvolver na prática modelos de reflexão sobre análise de casos, recorrendo-se a exercícios de autoavaliação e situações de role play
5. Desenvolver na prática um modelo de competências

Objectivos Específicos

1. O aluno deve saber conjugar esforços de autoconhecimento e motivação intrínseca para atuar eficazmente no ambiente socioprofissional
2. O aluno deve saber articular os elementos essenciais do processo de resolução de problemas e de tomada de decisões
3. O aluno deve apreender na prática as técnicas de comunicação, gerir conflitos, construir acordos através da negociação, integrar competências para trabalhar em equipa

Competências a adquirir

1. Compreender e contextualizar as competências, incluindo formas de desenvolvimento do marketing pessoal
2. Compreender e trabalhar as competências: conduzir entrevistas, aquilatar a validade da informação, avaliação de desempenho, a gestão do tempo, preparação de reuniões, fatores motivacionais, gerir conflitos, formas de decidir, técnicas usadas na formação e treino de competências
3. Construir um modelo de competências de uma organização

Metodologia de Ensino

Exposição dos Temas incluídos no Programa. Será dada uma especial ênfase à parte prática sem descurar a transmissão de conhecimentos necessários à elaboração de um modelo de competências.

Conteúdos Programáticos

1. Apresentação. Introdução à unidade curricular. Contextualização do conceito de competências e sua evolução
2. O processo de aprendizagem: modelos de aprendizagem, treinar a competência e estabelecer objetivos
3. Modelo causal da competência (intenção, ação e resultados). A importância das competências transversais e específicas
4. Componentes da competência; compreender a comunicação interpessoal enquanto competência social
5. Construir a estrutura base do modelo de competências e o pensamento sistémico
6. Ponto escrito
7. Competências de gestão: liderança e trabalho em equipa. Fatores críticos para uma liderança transformadora
8. Compreender a competência da comunicação organizacional, incluindo técnicas referentes à estrutura da comunicação informativa e à afirmação pessoal em contextos de interação social
9. Compreender a competência de gerir os conflitos e a luta pelo poder, inevitável da vida em sociedade. Tipos de conflito, estratégias de gestão de conflitos
10. Tomada de decisão e de negociação: a tomada de decisões através da definição de critérios, escolha de alternativas e verificação da eficácia da decisão. O compromisso com a tomada de decisão, negociação e objetivos tendo por base um processo de conversação/negociação.
11. Desenvolvimento de competências de trabalho em equipa, tendo em conta as características da equipa, dinâmicas de funcionamento, atuação do líder, mecanismos de decisão, desempenho e produtividade, numa perspetiva de aprendizagem e de mudança. Elementos característicos dos contextos de trabalho das equipas virtuais.
12. O poder e o comportamento político. Configurações naturais do poder resultantes da combinação entre a coalizão interna e externa existentes nas organizações
13. Lidar com a diversidade nas organizações, tendo em conta as alterações no ambiente interno e externo. Neste contexto a gestão da mudança é uma ferramenta que auxilia a implementação de alterações estruturais, estratégias operacionais ou táticas
14. Competências instrumentais: Preparar e conduzir entrevistas, a entrevista como um processo de interação social, entrevistas de avaliação de desempenho e gestão do tempo
15. Ponto escrito

Métodos de Avaliação

A avaliação será contínua, de acordo com o regime em vigor na Universidade, incluindo participação ativa nas aulas, 2 trabalhos escritos.
Utilização de um Relatório de Frequência/Avaliação em vários aspectos, nomeadamente interesse, esforço e criatividade. Este regime de Avaliação Contínua será realizado da seguinte forma:
- 2 trabalhos escritos

Recursos Didácticos

1. Livros recomendados (Bibliografia)
2. Diapositivos de PowerPoint
3. Estudos de Casos/Artigos
4. Quadro e Projector de PowerPoint
5. Moodle

Objetivos de Sustentabilidade

Palavras Chave

Competências pessoais e sociais;
Gestão de competências;
Modelo de competências;
Pensamento sistémico

Bibliografia Principal

Autor Neves, José Gonçalves & Garrido, Margarida Vaz & S
Título Manual de Competências Pessoais, Interpessoais e I
Edição 3.ª
Local Lisboa
Editora Edições Sílabo, Lda.
Ano 2019
Autor Cordeiro, Silvério dos Santos Brunhoso
Título Estruturas Organizacionais Emergentes de Parcerias
Local Lisboa
Editora Universidade Lusíada Editora
Ano 2010
Autor Adler, R.B., & Rodman, G.
Título Understanding human communication
Edição 9th
Local Oxford, UK
Editora Oxford University Press
Ano 2006

Bibliografia Complementar

Autor Leight L. Thompson
Título The Mind and Heart of the Negotiator
Edição 7th
Local Upper Saddle River, NJ
Editora Pearson
Ano 2020
Autor Stephen P. Robbins, & Timothy A. Judge
Título Organizational Behavior
Edição 19th
Local Upper Saddle River, NJ
Editora Pearson
Ano 2022