Cursos / 1º Ciclo / Faculdade de Ciências da Economia e da Empresa :: Gestão De Empresa
COMPETÊNCIAS PESSOAIS E SOCIAIS - 2022/2023
3º ano curricular
Semestralidade: 2º semestre
Códigos ECTS: 6
Docentes
Regente: Prof. Doutor Silvério Cordeiro
Carga Horária
Orientação Tutorial : 1 Horas
Teórico-prática : 3 Horas
Língua de Ensino
Português
Objectivos Gerais
1. Contextualizar as competências pessoais e sociais na relação entre pessoas e organização
2. Compreender os processos de aprendizagem: Aprendizagem e condicionamentos
3. Compreender os fundamentos teóricos e empíricos das competências pessoais e sociais
4. Desenvolver na prática modelos de reflexão sobre análise de casos, recorrendo-se a exercícios de autoavaliação e situações de role play
5. Desenvolver na prática um modelo de competências
Objectivos Específicos
1. O aluno deve saber conjugar esforços de autoconhecimento e motivação intrínseca para atuar eficazmente no ambiente socioprofissional
2. O aluno deve saber articular os elementos essenciais do processo de resolução de problemas e de tomada de decisões
3. O aluno deve apreender na prática as técnicas de comunicação, gerir conflitos, construir acordos através da negociação, integrar competências para trabalhar em equipa
Competências a adquirir
1. Compreender e contextualizar as competências, incluindo formas de desenvolvimento do marketing pessoal
2. Compreender e trabalhar as competências: conduzir entrevistas, aquilatar a validade da informação, avaliação de desempenho, a gestão do tempo, preparação de reuniões, fatores motivacionais, gerir conflitos, formas de decidir, técnicas usadas na formação e treino de competências
3. Construir um modelo de competências de uma organização
Metodologia de Ensino
Exposição dos Temas incluídos no Programa. Será dada uma especial ênfase à parte prática sem descurar a transmissão de conhecimentos necessários à elaboração de um modelo de competências.
Conteúdos Programáticos
1. Apresentação. Introdução à unidade curricular. Contextualização do conceito de competências e sua evolução
2. O processo de aprendizagem: modelos de aprendizagem, treinar a competência e estabelecer objetivos
3. Modelo causal da competência (intenção, ação e resultados). A importância das competências transversais e específicas
4. Componentes da competência; compreender a comunicação interpessoal enquanto competência social
5. Construir a estrutura base do modelo de competências e o pensamento sistémico
6. Ponto escrito
7. Competências de gestão: liderança e trabalho em equipa. Fatores críticos para uma liderança transformadora
8. Compreender a competência da comunicação organizacional, incluindo técnicas referentes à estrutura da comunicação informativa e à afirmação pessoal em contextos de interação social
9. Compreender a competência de gerir os conflitos e a luta pelo poder, inevitável da vida em sociedade. Tipos de conflito, estratégias de gestão de conflitos
10. Tomada de decisão e de negociação: a tomada de decisões através da definição de critérios, escolha de alternativas e verificação da eficácia da decisão. O compromisso com a tomada de decisão, negociação e objetivos tendo por base um processo de conversação/negociação.
11. Desenvolvimento de competências de trabalho em equipa, tendo em conta as características da equipa, dinâmicas de funcionamento, atuação do líder, mecanismos de decisão, desempenho e produtividade, numa perspetiva de aprendizagem e de mudança. Elementos característicos dos contextos de trabalho das equipas virtuais.
12. O poder e o comportamento político. Configurações naturais do poder resultantes da combinação entre a coalizão interna e externa existentes nas organizações
13. Lidar com a diversidade nas organizações, tendo em conta as alterações no ambiente interno e externo. Neste contexto a gestão da mudança é uma ferramenta que auxilia a implementação de alterações estruturais, estratégias operacionais ou táticas
14. Competências instrumentais: Preparar e conduzir entrevistas, a entrevista como um processo de interação social, entrevistas de avaliação de desempenho e gestão do tempo
15. Ponto escrito
Métodos de Avaliação
A avaliação será contínua, de acordo com o regime em vigor na Universidade, incluindo participação ativa nas aulas, 2 trabalhos escritos.
Utilização de um Relatório de Frequência/Avaliação em vários aspectos, nomeadamente interesse, esforço e criatividade. Este regime de Avaliação Contínua será realizado da seguinte forma:
- 2 trabalhos escritos
Recursos Didácticos
1. Livros recomendados (Bibliografia)
2. Diapositivos de PowerPoint
3. Estudos de Casos/Artigos
4. Quadro e Projector de PowerPoint
5. Moodle
Objetivos de Sustentabilidade
Palavras Chave
Competências pessoais e sociais;
Gestão de competências;
Modelo de competências;
Pensamento sistémico
Bibliografia Principal
Autor | Neves, José Gonçalves & Garrido, Margarida Vaz & S |
---|---|
Título | Manual de Competências Pessoais, Interpessoais e I |
Edição | 3.ª |
Local | Lisboa |
Editora | Edições Sílabo, Lda. |
Ano | 2019 |
Autor | Cordeiro, Silvério dos Santos Brunhoso |
Título | Estruturas Organizacionais Emergentes de Parcerias |
Local | Lisboa |
Editora | Universidade Lusíada Editora |
Ano | 2010 |
Autor | Adler, R.B., & Rodman, G. |
Título | Understanding human communication |
Edição | 9th |
Local | Oxford, UK |
Editora | Oxford University Press |
Ano | 2006 |
Bibliografia Complementar
Autor | Leight L. Thompson |
---|---|
Título | The Mind and Heart of the Negotiator |
Edição | 7th |
Local | Upper Saddle River, NJ |
Editora | Pearson |
Ano | 2020 |
Autor | Stephen P. Robbins, & Timothy A. Judge |
Título | Organizational Behavior |
Edição | 19th |
Local | Upper Saddle River, NJ |
Editora | Pearson |
Ano | 2022 |