Cursos / 1º Ciclo / / Faculdade de Arquitectura e Artes :: Design

English Version

DESIGN I - 2021/2022

1º ano curricular
Semestralidade: anual
Códigos ECTS: 32

Docentes

Regente: Prof. Doutora Raquel Antunes
Assistentes: Mestre António Brandão Alves

Carga Horária

Teórico-prática : 12 Horas

Língua de Ensino

Português

Objectivos Gerais

- Construir uma consciência do design ampliando a visão teórica e prática dos alunos sobre a futura atividade do designer;
- Conhecer e operacionalizar a metodologia projetual como processo de racionalização e de sistematização do ato criativo conducente à resolução de problemas que visem melhorar a vida do ser humano;
- Conhecer e aplicar os fundamentos do design bidimensional;
- Dominar a gramática da representação bidimensional;
- Ser criativo e inovador.

Objectivos Específicos

- Perceber terminologias e práticas com linguagem específica;
- Compreender criatividade e metodologia projetual no processo criativo;
- Entender a fundamentação e organização de propostas de trabalho;
- Comunicar pelo desenho (raciocínios/teorias) e explorar a experimentação;
- Utilizar os elementos e princípios da gramática do design bidimensional e responder a exercícios gráficos;
- Refletir sobre identidade visual, corporativa e design editorial.

Competências a adquirir

- Conhecer as diferenças e afinidades entre contextos de design;
- Conhecer e aplicar diferentes etapas da metodologia projetual;
- Conhecer e aplicar diversas técnicas de expressão e representação visual bidimensional;
- Dominar a capacidade de organizar elementos que estruturam o discurso bidimensional, aplicando códigos visuais, signos e requisitos de design;
- Conhecer linguagens próprias para desenvolver e comunicar ideias e conceitos, ferramentas para a criatividade.

Metodologia de Ensino

Aulas Teórico/Práticas:
- Exposição e demonstração dos conteúdos através de recursos diversos;
- Análises comparativas e reflexivas, investigação e pesquisa com base em projetos vários;
- Experimentação e aplicação prática de conteúdos recorrendo a diferentes propostas;
- Estudo Acompanhado/Orientação Tutorial dos trabalhos dos alunos;
- Recurso à plataforma Moodle e Microsoft Teams.

Conteúdos Programáticos

No 1º ano os conteúdos programáticos serão articulados com as propostas de avaliação onde se contemplam projetos, exercícios rápidos, e atividades diferenciadas que contemplam não só o meio académico como atenção ao contexto do design na sociedade.

P1. FUNDAMENTOS DO DESIGN
-Introdução ao design e exploração do mundo da comunicação e do design;
-Terminologias do design e temáticas para formulação de pensamento crítico, analítico, sistémico e reflexivo;
-Abordagem a metodologias de design;
-A criatividade, a inovação e a sustentabilidade;
-Pensamento visual e a narrativa em design;
-Exploração do uso do ponto como: coordenada geométrica, sinal, marca visual;
-Exercícios exploratórios com diferentes variações de tamanho, escala, espessura, forma, ritmo, cor contraste.

P2. FUNDAMENTOS DO DESIGN (LINHA)
-Fundamentos do design;
-Exploração do uso da linha nas suas tipologias, ritmos e densidades;
- A linha como comunicação diferenciada de formas: relação, identificação e tipologia;
-O plano como elemento visual;
-A linha como elemento de síntese. A linha caligráfica;
-Introdução à tipografia: corpo, tamanho, variantes visuais, entrelinha, alinhamento, espaçamento. Leitura e legibilidade;
-A cor como elemento de comunicação: sistema de cores, esquema cromático, simbologia e significado;
-Exercícios experimentais com diferentes variações de tamanho, escala, espessura, forma, ritmo, textura, cor, contraste.

P3. DESIGN DE SUPERFÍCIE
-Os fundamentos do design como elementos essenciais para a comunicação;
-O módulo e o padrão;
-Introdução ao design de comunicação: identificar e trabalhar com públicos-alvo;
-Exploração da repetição de uma imagem/desenho por diferentes processos baseados em conceitos como rapport, módulo e grid;
-Exercícios de representação visual que transmitem unidade, continuidade, preenchimento e ritmo de uma superfície obtidos com uma unidade de padronagem;
-Memória descritiva de um projeto;
-Aplicações de processo metodológico e análise de estudos de caso.

P4. DESIGN DE IDENTIDADE
-Design de identidade: imagem visual, logótipo, identidade visual e corporativa;
-A linguagem gráfica analógica e digital na comunicação de identidades;
-Manual de normas gráficas e brand guidelines;
-Princípios do design: a grelha e do balanço / contraste e o espaço branco / proporção e movimento / repetição e proximidade e hierarquia e ênfase;
-Requisitos do design bidimensional (semânticos, funcionais e formais);
-Exploração da linguagem bimédia (icónica e tipográfica) que organiza a colaboração expressiva entre imagem e texto para comunicar uma marca em diferentes suportes físicos e digitais;
-Utilização da metodologia projetual, criatividade e análise de estudos de caso.

P5. DESIGN DE COMUNICAÇÃO
-Design de comunicação e os diferentes formatos;
- O cartaz enquanto grande formato;
-A linguagem gráfica (analógica ou digital) e os seus suportes de comunicação;
-Exploração dos princípios do design e dos requisitos do design bidimensional; -Utilização da metodologia projetual e ferramentas criativas;
-Reconhecimento da interligação entre os campos do desenho, da imagem e da tipografia para comunicar mensagens em diferentes formatos com elevada síntese informativa e formal.

P6. DESIGN EDITORIAL
-Tipos de comunicação no design editorial, formatos e componentes;
-O design editorial analógico ou digital;
-A linguagem gráfica (analógica ou digital) e os seus suportes de comunicação;
-Do conceito, à metodologia e à concretização;
-Exploração e manipulação da gramática do design bidimensional (fundamentos e princípios do design);
-Análise de casos de estudo e aprofundamento de temáticas;
-Reconhecimento e utilização do uso de uma metodologia projetual com foco em estratégias criativas;
-O meio e o suporte de comunicação e produção: maquetização e desenhos técnicos para produção.

Métodos de Avaliação

A avaliação será realizada de acordo com o Regulamento Geral Avaliação bem como do Regime Excepcional de Avaliação Contínua Universidade Lusíada. Dos critérios de Avaliação Contínua, além da assiduidade, participação e empenho nas aulas (carácter informativo) a avaliação incidirá principalmente no processo, execução, apresentação e sustentação das seis propostas de trabalho. A Avaliação Final incluirá a nota de Avaliação Contínua e das duas Provas de Frequência.

Recursos Didácticos

Materiais: Livros, revistas, textos de apoio, artigos e pesquisas científicas, visionamento de vídeos e websites em formato digital.
Sala de aula: projetor, quadro branco, marcadores e mesa de luz.
Internet: plataforma Microsoft Teams e plataforma Moodle
Visitas de estudo e outros eventos.

Objetivos de Sustentabilidade

Palavras Chave

Design de comunicação, Design de superfície, Metodologia, Criatividade, Comunicação, Identidade.

Bibliografia Principal

Autor VICKRESS, Abbie, DABNER, David, STEWART, Sandra
Título Curso de Design Gráfico: Princípios e Práticas
Edição 2.ª ed.
Local Lisboa
Editora Gustavo Gili
Ano 2019
Autor PHILLIPS, Jennifer, LUPTON, Ellen
Título Novos Fundamentos do Design
Edição 1.ª ed.
Local S. Paulo
Editora Cosac Naify
Ano 2008
Autor COSTA, Joan
Título Marca, Cor, Identidade, Sinalética
Edição 1.ª ed.
Local Lisboa
Editora Dinalivro
Ano 2011

Bibliografia Complementar

Autor CALDWELL, Cath e ZAPPATERRA, Yolanda
Título Design Editorial: Jornais e Revistas/ Mídia Impres
Edição 1.ª ed.
Local Lisboa
Editora Gustavo Gili
Ano 2014
Autor TWEMLOW, Alice
Título Para que serve o Design Gráfico?
Edição 1.ª Ed.
Local Barcelona
Editora Gustavo Gili
Ano 2007