Cursos / 1º Ciclo / / Faculdade de Arquitectura e Artes :: Design
DESIGN I - 2021/2022
1º ano curricular
Semestralidade: anual
Códigos ECTS: 32
Docentes
Regente: Prof. Doutora Raquel Antunes
Assistentes: Mestre António Brandão Alves
Carga Horária
Teórico-prática : 12 Horas
Língua de Ensino
Português
Objectivos Gerais
- Construir uma consciência do design ampliando a visão teórica e prática dos alunos sobre a futura atividade do designer;
- Conhecer e operacionalizar a metodologia projetual como processo de racionalização e de sistematização do ato criativo conducente à resolução de problemas que visem melhorar a vida do ser humano;
- Conhecer e aplicar os fundamentos do design bidimensional;
- Dominar a gramática da representação bidimensional;
- Ser criativo e inovador.
Objectivos Específicos
- Perceber terminologias e práticas com linguagem específica;
- Compreender criatividade e metodologia projetual no processo criativo;
- Entender a fundamentação e organização de propostas de trabalho;
- Comunicar pelo desenho (raciocínios/teorias) e explorar a experimentação;
- Utilizar os elementos e princípios da gramática do design bidimensional e responder a exercícios gráficos;
- Refletir sobre identidade visual, corporativa e design editorial.
Competências a adquirir
- Conhecer as diferenças e afinidades entre contextos de design;
- Conhecer e aplicar diferentes etapas da metodologia projetual;
- Conhecer e aplicar diversas técnicas de expressão e representação visual bidimensional;
- Dominar a capacidade de organizar elementos que estruturam o discurso bidimensional, aplicando códigos visuais, signos e requisitos de design;
- Conhecer linguagens próprias para desenvolver e comunicar ideias e conceitos, ferramentas para a criatividade.
Metodologia de Ensino
Aulas Teórico/Práticas:
- Exposição e demonstração dos conteúdos através de recursos diversos;
- Análises comparativas e reflexivas, investigação e pesquisa com base em projetos vários;
- Experimentação e aplicação prática de conteúdos recorrendo a diferentes propostas;
- Estudo Acompanhado/Orientação Tutorial dos trabalhos dos alunos;
- Recurso à plataforma Moodle e Microsoft Teams.
Conteúdos Programáticos
No 1º ano os conteúdos programáticos serão articulados com as propostas de avaliação onde se contemplam projetos, exercícios rápidos, e atividades diferenciadas que contemplam não só o meio académico como atenção ao contexto do design na sociedade.
P1. FUNDAMENTOS DO DESIGN
-Introdução ao design e exploração do mundo da comunicação e do design;
-Terminologias do design e temáticas para formulação de pensamento crítico, analítico, sistémico e reflexivo;
-Abordagem a metodologias de design;
-A criatividade, a inovação e a sustentabilidade;
-Pensamento visual e a narrativa em design;
-Exploração do uso do ponto como: coordenada geométrica, sinal, marca visual;
-Exercícios exploratórios com diferentes variações de tamanho, escala, espessura, forma, ritmo, cor contraste.
P2. FUNDAMENTOS DO DESIGN (LINHA)
-Fundamentos do design;
-Exploração do uso da linha nas suas tipologias, ritmos e densidades;
- A linha como comunicação diferenciada de formas: relação, identificação e tipologia;
-O plano como elemento visual;
-A linha como elemento de síntese. A linha caligráfica;
-Introdução à tipografia: corpo, tamanho, variantes visuais, entrelinha, alinhamento, espaçamento. Leitura e legibilidade;
-A cor como elemento de comunicação: sistema de cores, esquema cromático, simbologia e significado;
-Exercícios experimentais com diferentes variações de tamanho, escala, espessura, forma, ritmo, textura, cor, contraste.
P3. DESIGN DE SUPERFÍCIE
-Os fundamentos do design como elementos essenciais para a comunicação;
-O módulo e o padrão;
-Introdução ao design de comunicação: identificar e trabalhar com públicos-alvo;
-Exploração da repetição de uma imagem/desenho por diferentes processos baseados em conceitos como rapport, módulo e grid;
-Exercícios de representação visual que transmitem unidade, continuidade, preenchimento e ritmo de uma superfície obtidos com uma unidade de padronagem;
-Memória descritiva de um projeto;
-Aplicações de processo metodológico e análise de estudos de caso.
P4. DESIGN DE IDENTIDADE
-Design de identidade: imagem visual, logótipo, identidade visual e corporativa;
-A linguagem gráfica analógica e digital na comunicação de identidades;
-Manual de normas gráficas e brand guidelines;
-Princípios do design: a grelha e do balanço / contraste e o espaço branco / proporção e movimento / repetição e proximidade e hierarquia e ênfase;
-Requisitos do design bidimensional (semânticos, funcionais e formais);
-Exploração da linguagem bimédia (icónica e tipográfica) que organiza a colaboração expressiva entre imagem e texto para comunicar uma marca em diferentes suportes físicos e digitais;
-Utilização da metodologia projetual, criatividade e análise de estudos de caso.
P5. DESIGN DE COMUNICAÇÃO
-Design de comunicação e os diferentes formatos;
- O cartaz enquanto grande formato;
-A linguagem gráfica (analógica ou digital) e os seus suportes de comunicação;
-Exploração dos princípios do design e dos requisitos do design bidimensional; -Utilização da metodologia projetual e ferramentas criativas;
-Reconhecimento da interligação entre os campos do desenho, da imagem e da tipografia para comunicar mensagens em diferentes formatos com elevada síntese informativa e formal.
P6. DESIGN EDITORIAL
-Tipos de comunicação no design editorial, formatos e componentes;
-O design editorial analógico ou digital;
-A linguagem gráfica (analógica ou digital) e os seus suportes de comunicação;
-Do conceito, à metodologia e à concretização;
-Exploração e manipulação da gramática do design bidimensional (fundamentos e princípios do design);
-Análise de casos de estudo e aprofundamento de temáticas;
-Reconhecimento e utilização do uso de uma metodologia projetual com foco em estratégias criativas;
-O meio e o suporte de comunicação e produção: maquetização e desenhos técnicos para produção.
Métodos de Avaliação
A avaliação será realizada de acordo com o Regulamento Geral Avaliação bem como do Regime Excepcional de Avaliação Contínua Universidade Lusíada. Dos critérios de Avaliação Contínua, além da assiduidade, participação e empenho nas aulas (carácter informativo) a avaliação incidirá principalmente no processo, execução, apresentação e sustentação das seis propostas de trabalho. A Avaliação Final incluirá a nota de Avaliação Contínua e das duas Provas de Frequência.
Recursos Didácticos
Materiais: Livros, revistas, textos de apoio, artigos e pesquisas científicas, visionamento de vídeos e websites em formato digital.
Sala de aula: projetor, quadro branco, marcadores e mesa de luz.
Internet: plataforma Microsoft Teams e plataforma Moodle
Visitas de estudo e outros eventos.
Objetivos de Sustentabilidade
Palavras Chave
Design de comunicação, Design de superfície, Metodologia, Criatividade, Comunicação, Identidade.
Bibliografia Principal
Autor | VICKRESS, Abbie, DABNER, David, STEWART, Sandra |
---|---|
Título | Curso de Design Gráfico: Princípios e Práticas |
Edição | 2.ª ed. |
Local | Lisboa |
Editora | Gustavo Gili |
Ano | 2019 |
Autor | PHILLIPS, Jennifer, LUPTON, Ellen |
Título | Novos Fundamentos do Design |
Edição | 1.ª ed. |
Local | S. Paulo |
Editora | Cosac Naify |
Ano | 2008 |
Autor | COSTA, Joan |
Título | Marca, Cor, Identidade, Sinalética |
Edição | 1.ª ed. |
Local | Lisboa |
Editora | Dinalivro |
Ano | 2011 |
Bibliografia Complementar
Autor | CALDWELL, Cath e ZAPPATERRA, Yolanda |
---|---|
Título | Design Editorial: Jornais e Revistas/ Mídia Impres |
Edição | 1.ª ed. |
Local | Lisboa |
Editora | Gustavo Gili |
Ano | 2014 |
Autor | TWEMLOW, Alice |
Título | Para que serve o Design Gráfico? |
Edição | 1.ª Ed. |
Local | Barcelona |
Editora | Gustavo Gili |
Ano | 2007 |