Cursos / 1º Ciclo / Faculdade de Arquitectura e Artes :: Design
DESIGN I - 2022/2023
1º ano curricular
Semestralidade: anual
Códigos ECTS: 32
Docentes
Regente: Prof. Doutora Raquel Antunes
Assistentes: Mestre António Brandão Alves
Carga Horária
Teórico-prática : 12 Horas
Língua de Ensino
Português
Objectivos Gerais
Construir uma consciência do design ampliando a visão teórica e a prática dos alunos sobre a futura atividade do designer.
Conhecer e operacionalizar a metodologia projetual como processo de racionalização e de sistematização do ato criativo conducente à resolução de problemas que visem melhorar a vida do ser humano.
Conhecer e aplicar os fundamentos do design bidimensional.
Dominar a gramática da representação bidimensional.
Promover a pesquisa e a experimentação.
Objectivos Específicos
Promover uma consciência crítica e a capacidade de observação.
Comunicar pelo desenho (raciocínios/teorias) e explorar métodos de experimentação.
Desenvolver a capacidade de sintetizar e o recurso à investigação na sustentação de conhecimentos.
Comunicar e organizar o projeto numa linguagem específica (verbal e escrita).
Perceber terminologias e práticas na linguagem específica do design.
Dominar a metodologia projetual no processo criativo.
Competências a adquirir
Conhecer diferenças e afinidades entre contextos de design.
Conhecer e aplicar (CA) diversas técnicas de expressão e representação visual.
CA linguagens próprias para desenvolver e comunicar ideias e conceitos.
Dominar a capacidade de organizar elementos que estruturem o discurso bidimensional.
CA linguagens da gramática do design para desenvolvimento de representações visuais.
CA diferentes etapas da metodologia projetual no processo de construção de uma ideia.
Metodologia de Ensino
Análises reflexivas e pesquisa de estudos de caso.
Discussão de assuntos que contextualizem problemáticas.
Recolha de informação técnica e científica, recorrendo a diversas fontes.
Experimentação e aplicação prática de conteúdos, recorrendo a diferentes propostas.
Estudo acompanhado/Orientação tutorial.
Realização de visitas de estudo, aulas abertas e parcerias com entidades locais.
Recurso à plataforma Moodle e M.Teams.
Conteúdos Programáticos
INTRODUÇÃO E FUNDAMENTOS DO DESIGN
Explorar o mundo da comunicação e do Design.
Terminologias do Design e temáticas para a formulação do pensamento crítico, analítico,
sistémico e reflexivo.
O pensamento visual e a narrativa em Design.
O ponto como coordenada geométrica, sinal e marca visual.
A linha nas suas tipologias, ritmos e densidades, relação, identificação e tipologia.
O plano como elemento visual.
A linha como elemento de síntese e linha caligráfica.
Introdução à tipografia: corpo, tamanho, variantes visuais, entrelinha, alinhamento, espaçamento.
A cor como elemento de comunicação: sistema de cores, esquema cromático, simbologia e significado.
Exercícios experimentais com diferentes variações de tamanho, escala, espessura, forma, ritmo, textura, cor e contraste.
METODOLOGIA E PRINCÍPIOS DE DESIGN
As diferentes metodologias de Design e a sua aplicação.
A criatividade, a inovação, o ecodesign e a sustentabilidade.
A gramática do Design como elemento essencial para a comunicação.
Princípios do Design: grelha, balanço, contraste, movimento, repetição, hierarquia, espaço branco, proporção, proximidade e ênfase.
Análise de estudos de caso aplicados ao Design.
Exercícios experimentais com diferentes variações nas representações bidimensionais.
Dossier e memória descritiva de um projeto.
Aplicação e desenvolvimento de metodologia projetual.
COMUNICAÇÃO E DESIGN
Design editorial: suportes e paginação.
Design de identidade: logótipo e manual de identidade.
Design de comunicação - cartaz.
Design de superfície - módulo/padrão.
Desenvolvimento e reflexões analíticas de projetos no âmbito da comunicação e do Design.
O meio e o suporte de comunicação e produção; maquetização e desenhos técnicos para produção.
Ecodesign e sustentabilidade: as suas implicações no design gráfico; pré-produção, produção, distribuição, uso e descarte.
Os principais temas do ano letivo constituirão cinco propostas de trabalho (P) teórico-práticas, sendo:
P1. FUNDAMENTOS DO DESIGN – PONTO
Explorar o uso do ponto como coordenada geométrica, sinal e marca visual.
Exercícios exploratórios com diferentes variações de tamanho, escala, espessura, forma, ritmo, cor e contraste, utilizando registos gráficos de materiais bi e tridimensionais.
P2. FUNDAMENTOS DO DESIGN – LINHA
Explorar o uso da linha como comunicação diferenciada de formas.
Exercícios exploratórios com maquetização física, utilizando diferentes variações de tamanho, escala, espessura, forma, ritmo, textura, cor e contraste, utilizando registos gráficos de materiais bi e tridimensionais.
P3. DESIGN EDITORIAL – COMUNICAÇÃO DE CONTEÚDOS
Aplicação de formatos físicos e digitais.
Explorar e manipular os diferentes elementos do Design: grelha, alinhamento, enquadramento, equilíbrio, desenho, ilustração, fotografia, cor, tipografia, hierarquias e variantes visuais, estética, paginação, organização e comunicação visual de conteúdos.
P4. DESIGN DE IDENTIDADE – APLICAÇÃO E GRANDE FORMATO
Esta proposta de trabalho compreende duas fases distintas, mas que se complementam:
Explorar a linguagem bimédia (icónica e tipográfica), que organiza a relação expressiva entre imagem e texto, para comunicar uma marca em diferentes suportes físicos e digitais.
Explorar a interligação entre os diferentes campos do Desenho, da imagem e da tipografia, para comunicar mensagens em grande formato, com elevada síntese informativa e formal.
P5. DESIGN DE SUPERFÍCIE – MÓDULO/PADRÃO
A modularidade e introdução ao design de produto.
Explorar a repetição de uma imagem/desenho por diferentes processos, baseados nos conceitos de rapport, módulo e grid, com exercícios de aplicação teórico-prática.
Experimentar resultados em diferentes funções, aplicados em diferentes materiais.
Métodos de Avaliação
A avaliação será realizada de acordo com Regulamento Geral de Avaliação e do Regime Excepcional de Avaliação Contínua (AC) da UL. A avaliação suportar-se-á nos critérios de AC (assiduidade, participação, empenho, etc.) e incidirá principalmente sobre o processo de trabalho, execução, apresentação e sustentação das 5 propostas, com critérios, objetivos e competências previamente definidas. A avaliação final incluirá a classificação de AC e das Provas de Frequência.
Recursos Didácticos
Materiais: Livros, revistas, textos de apoio, artigos e pesquisas científicas, visionamento de vídeos e websites em formato digital.
Sala de aula: projetor, quadro branco, marcadores e mesa de luz.
Internet: plataforma Microsoft Teams e plataforma Moodle
Visitas de estudo e outros eventos.
Objetivos de Sustentabilidade
Palavras Chave
Design. Metodologia. Criatividade. Comunicação. Identidade. Modularidade. Ecodesign.
Bibliografia Principal
Autor | VICKRESS, Abbie, DABNER, David, STEWART, Sandra |
---|---|
Título | Curso de Design Grafico: Principios e Praticas |
Edição | 2.ª ed. |
Local | Lisboa |
Editora | Gustavo Gili |
Ano | 2019 |
Autor | LUPTON, Ellen, PHILLIPS, Jennifer Cole |
Título | Novos Fundamentos do Design |
Edição | 1.ª ed. |
Local | S. Paulo |
Editora | Cosac Naify |
Ano | 2008 |
Autor | FINE, Peter C. |
Título | Sustainable Graphic Design: Principles and Practic |
Edição | 1.ª ed. |
Local | Londres |
Editora | Bloomsbury Publishing PLC |
Ano | 2018 |
Bibliografia Complementar
Autor | COSTA, Joan |
---|---|
Título | Marca, Cor, Identidade, Sinalética |
Edição | 1.ª ed. |
Local | Lisboa |
Editora | Dinalivro |
Ano | 2011 |
Autor | TWEMLOW, Alice |
Título | Para que serve o Design Gráfico? |
Edição | 1.ª Ed. |
Local | Barcelona |
Editora | Gustavo Gili |
Ano | 2007 |