Cursos / 1º Ciclo / Faculdade de Arquitectura e Artes :: Design

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DESIGN II - 2022/2023

2º ano curricular
Semestralidade: anual
Códigos ECTS: 32

Docentes

Regente: Prof. Doutor Diogo Riobom
Assistentes: Prof. Doutora Benedita Camacho

Carga Horária

Teórico-prática : 12 Horas

Língua de Ensino

Português

Objectivos Gerais

O1. Consolidar e dominar a metodologia projetual;
O2. Conhecer e aplicar os fundamentos do design tridimensional;
Promover uma consciência crítica e incentivar a capacidade de observação.
O3. Dominar a gramática da representação tridimensional;
O4. Saber comunicar tecnicamente o projeto;
Promover a pesquisa e a experimentação.
O5. Construção da consciência do contexto profissional.
Ampliar a visão teórica e prática dos alunos sobre a atividade do designer.

Objectivos Específicos

OE1. Compreender os projetos na sua relação com as condicionantes de materialização e da
produção;
OE2. Estudar novas práticas e condutas socialmente responsáveis e sustentáveis;
OE3. Desenvolvimento e apresentação rigorosa de projetos tridimensionais à escala humana;
OE4. Avaliar e selecionar materiais e tecnologias de produção e de acabamento.
OE5. Assimilar e transmitir a interação entre o Homem e a escala e a funcionalidade dos
artefatos ;

Competências a adquirir

C1. Dominar as diferentes etapas da metodologia projetual: diagnosticar problemas, definir de
objetivos, tratar dados, gerar e avaliar alternativas, configurar soluções e comunicar resultados.
C2. Capacidade de organizar os elementos que estruturam o discurso tridimensional;
C3. Capacidade de formular problemáticas emergentes com iniciativa e espirito empreendedor;
C4. Capacidade de autogestão do processo de investigação, problematização e proposição.

Metodologia de Ensino

Aulas Teórico/práticas:
-Exposição e demonstração dos cont. programáticos através de recursos audiovisuais,
bibliografia e webgrafia;
-Análises comparativas e reflexivas sobre Projectos para debates em aula e desenvolvimento de
4 trab.s teóricos;
-Experimentação e aplicação prática dos conteúdos programáticos através da realização de 4
trab.s práticos.
Orientação Tutorial:
-Acompanhamento e orientação dos trab. individuais dos alunos;

Conteúdos Programáticos

Exercício introdutório:
Foco: Desmontagem + levantamento e representação técnica + redesign + maqueta
- Introdução ao objeto tridimensional;
- Ferramentas de medição;
- Unidades de medida;
- Sistemas construtivos e produtivos;
- Ergonomia e antropometria;
- Reinterpretação de modelos;
- Esboços;
- Modelação manual;
- Maquetização;
- Desenho técnico;
- Ciclo de vida do produto

P1 DESIGN DE PRODUTO / MOBILIÁRIO
Foco: Design de mobiliário em madeira; concurso internacional.
1. Mobiliário/equipamento
-Iniciação à tridimensionalidade numa peça de mobiliário;
-Materiais e técnicas, originalidade, inovação e pesquisa;
-Ergonomia e antropometria;
-Factores físicos e psicológicos;
-Dimensão cultural de um objecto;
-Ecologia, ciclo de vida de um objecto e o comportamento do consumidor;
-Reciclagem, excesso de consumo e impacto ambiental;
-Durabilidade e funcionamento;
- Interpretar os valores e a identidade de uma empresa líder;
-Maquetização;
- Desenhos técnicos, cotações e modelação 3D;
-Planeamento, técnicas e custos de produção.
2. Análise crítica de exemplos;
3. Metodologias projectuais;
4. Memórias Descritivas de um Projecto;
5. Do conceito à metodologia e à concretização (trabalho de projecto 1).

P2. Design Embalagem
Foco: Concurso dedicado ao setor do vidro
- Identificação de autores e projetos semelhantes de reconhecimento internacional;
- Dimensão cultural e social de um objeto;
- Ecologia, ciclo de vida de um objeto e o comportamento do consumidor;
- Aprofundamento do uso do vidro enquanto material, técnicas, custos de produção, e mercados;
- Domínio das propriedades físicas, cromáticas, tácteis, estéticas e emocionais do vidro.
- Adequação dos valores funcionais, estéticos, dimensionais, culturais e ecológicos;
- Domínio de desenhos técnicos, cotações e, modelações 3D, renders e, maquetas;
- Resolução dos desafios técnicos e formais de um projeto de produção em massa.
- Avaliação, controle e seleção das tecnologias de produção e acabamento.

Exercício Intercalar
Foco: Projeto My Machine
- Identificar autores e projetos semelhantes de reconhecimento internacional;
- Capacidade de integração de estratégias e de metodologias processuais;
- Dominar volumetrias, estruturas, aberturas e demais elementos;
- Adequar valores funcionais, estéticos, dimensionais, culturais e ecológicos;
- Aumentar o reportório de materiais, técnicas e custos de produção diversos;
- Dominar desenhos técnicos, cotações e, modelações 3D e renders;
- Resolver os desafios técnicos e formais de um projeto de média escala.
- Capacidade de hierarquizar e comunicar Informação.

P4. Design de Produto
Foco: Design de mobiliário em parceria com empresa
- Materiais e técnicas, originalidade, inovação e pesquisa;
- Relação estética/função;
- Ergonomia e antropometria;
- Factores físicos e psicológicos;
- Dimensão cultural de um objecto;
-Ecologia, ciclo de vida de um objecto e o comportamento do consumidor;
- Reciclagem, excesso de consumo e impacto ambiental;
- Durabilidade e funcionamento;
- Interpretar os valores e a identidade de uma empresa líder;
- Maquetização;
- Prototipagem;
- Desenhos técnicos, cotações e modelação 3D;
- Planeamento, técnicas e custos de produção.

Métodos de Avaliação

A aval. será feita com base na assiduidade, participação, empenhamento, debates e actividades
(10%), na execução e apres. das 4 prop. de trab. práticas (60%) e na realização de 4 trab.
teóricos (30%).

Recursos Didácticos

Aulas teóricas/práticas: bibliografia e webgrafia, computadores, retroprojector, quadro, material
diversos para maquetes.

Objetivos de Sustentabilidade

Palavras Chave

DESIGN SUSTENTAVEL
DESIGN INCLUSIVO
DESIGN JOGOS
DESIGN EMBALAGEM
DESIGN URBANO
DESIGN ESPECULATIVO

Bibliografia Principal

Autor PRESS, Mike; COOPER, Rachel
Título El diseño como experiencia - El papel del diseño y
Edição 1.ª ed.
Local Barcelona
Editora GG Diseño, Editorial Gustavo Gili, SL
Ano 2009
Autor BRANDES, Uta, STICH, Sonja; WENDER, Miriam
Título Design by Use ? The Everyday Metamorphosis of Thin
Edição 1.ª ed.
Local Basel
Editora Birkhäuser
Ano 2009
Autor SHEDROFF, Nathan
Título Design is the problem. The future of design must b
Edição 1.ª ed.
Local Brooklyn
Editora Rosenfeld Media
Ano 2009

Bibliografia Complementar

Autor YOUNG, Indi
Título Mental Models ? Aligning design strategy with huma
Edição 1.ª ed.
Local Brooklyn
Editora Rosenfeld Media
Ano 2008
Autor STEFFEN, Alex; GORE, Al
Título World Changing. A user´s guide for the 21 st centu
Edição 1.ª ed.
Local Nova Iorque
Editora Abrams Books
Ano 2008