Cursos / 1º Ciclo / Faculdade de Arquitectura e Artes :: Design

English Version

TEORIA DO DESIGN - 2022/2023

2º ano curricular
Semestralidade: 1º semestre
Códigos ECTS: 2

Docentes

Regente: Prof. Doutor Rui Alexandre
Assistentes: Prof. Doutor Rui Alexandre

Carga Horária

Teórica : 2 Horas

Língua de Ensino

Português

Objectivos Gerais

Design no seu sentido mais amplo, significa combinar elementos para dar forma a valores. Refletindo sobre estes valores, a teoria dá o seu contributo à prática. Neste sentido, o grande objetivo da unidade curricular de Teoria do design é assumi-la como disciplina transdisciplinar que gera ferramentas para uma melhor compreensão e sustentação do processo e atividade projetual do estudante/designer.

Objectivos Específicos

- Aprofundar diferentes maneiras de pensar o design;
- Estimular reflexão sobre questões essenciais do design;
- Desenvolver modelos de referência do pensamento critico e criativo;
- Enriquecer o vocabulário técnico e crítico específicos do design;
- Incentivar o trabalho teórico-científico do design.

Competências a adquirir

- Apresentar diferentes ferramentas de resolução de problemas de design;
- Dominar o dualismo no design;
- Fluência do discurso oral e escrito do design através de vocabulário técnico e crítico;
- Manifestar o design como inquietação permanente que acompanha as necessidades da sociedade, materializando a identidade no seu momento espácio-temporal.

Metodologia de Ensino

Exposição e explanação dos conteúdos programáticos; debates em aula; e, trabalhos críticos (individuais e coletivos) relacionados com os temas abordados.

Conteúdos Programáticos

Introdução
- relação entre a teoria e a prática do design: dualismo no design;
- posicionamento da Teoria do design e perspetiva histórica;
- a complexidade do mundo atual na era da informação;
- sete caracterizações do design por Gui Bonsiepe.

I. Natureza do design
- design: definições e classificações;
- design artístico-artesanal VS design sistémico;
- novas perspetivas e limites;
- desafios do mundo virtual.

II. Processo do design
- metodologia clássica;
- limites do método;
- “problema” como base de design;
- comparação de paradigmas do design como: processo de solução de problemas VS prática reflexiva
- a criatividade;

III. “Design Thinking”: processo cognitivo do designer
- o designer é criativo?
- Pensamento (convergente vs divergente) no processo de design;
- bloqueios mentais;
- razão e emoção;
- intuição e criatividade;
- técnicas de estimulo ao pensamento criativo;

IV. Significados do mundo artificial (material e imaterial)
- “sentido” do design;
- complexidade do mundo material;
- poder da marca;
- mitos no/do design

V. Papel do design no contexto sócio-cultural
- design como manifestação cultural;
- design e ética: consumismo vs cidadania;
- design studies – disciplina do século XXI;
- novos valores para o design.

Métodos de Avaliação

A avaliação será realizada de acordo com o Regulamento Geral de Avaliação da Universidade Lusíada. Dos critérios de avaliação contínua destaque-se: a) a assiduidade e a participação nas aulas; b) exercícios individuais e/ou de grupo propostos na aula e respetivo debate; c) testes escritos de avaliação de conhecimentos; e, d) a Prova de Frequência.

Recursos Didácticos

Aulas expositivas;
Trabalhos individuais e/ou de grupo sobre os módulos temáticos lecionados para apresentação e debate.
Visitas de estudo (caso se enquadrem nas temáticas abordadas);
Análise e pesquisa de textos e imagens;
Trabalhos individuais e/ou de grupo.

Objetivos de Sustentabilidade

Palavras Chave

Teoria; Dualismo; Pensamento criativo, Sentido, Sociedade.

Bibliografia Principal

Autor MARGOLIN, Victor
Título The idea of design: a design issues reader
Local London
Editora MIT Press
Ano 2002
Autor BÜRDEK, Bernhard; CAMP, Freddy Van
Título Design: história, teoria e prática do design
Local São Paulo
Editora Blucher
Ano 2010
Autor MEGIDO, Victor
Título A Revolução no Design: Conexões para o século XXI
Local São Paulo
Editora Instituto Europeo di Design
Ano 2016

Bibliografia Complementar

Autor CARDOSO, Rafael
Título Design para um mundo complexo
Autor BRANDÃO, Pedro
Título A alma do design: artesanato e design, estranho, f