Cursos / 1º Ciclo / / Faculdade de Arquitectura e Artes :: Design
DESIGN III - 2021/2022
3º ano curricular
Semestralidade: anual
Códigos ECTS: 34
Docentes
Regente: Prof. Doutor Rui Alexandre
Assistentes: Prof. Doutora Estela Vieira
Carga Horária
Teórico-prática : 12 Horas
Língua de Ensino
Português
Objectivos Gerais
Domínio dos fundamentos do Design Global;
Consolidação do pensamento crítico, analítico e sistémico;
Antecipação do futuro, pela transformação e construção do conhecimento;
Construção da consciência do contexto profissional bem como a responsabilidade social.
Objectivos Específicos
Identificação, análise e articulação de semelhanças a nível nacional e internacional;
Adequação de valores funcionais, estéticos, dimensionais, culturais, sustentáveis;
Desenvolver produtos a nível empresarial aplicando os conhecimentos adquiridos;
Desenvolver e apresentar rigorosamente projetos tridimensionais à escala humana;
Dominar com rigor desenhos técnicos, cotações, modelações 3D e renders;
Adaptar e implementar autonomamente processos e produtos de design em contexto real.
Competências a adquirir
Compreensão e aplicação do design como estratégia integrada e transdisciplinar;
Capacidade de aplicar um pensamento analítico, critico e sistémico e, de recorrer à investigação como o instrumento estratégico da inovação;
Capacidade de interpretar e recriar briefings e, de dirigir e coordenar processos de Design;
Saber apresentar, fundamentar, sustentar e comunicar ideias;
Capacidade de formular problemáticas emergentes com iniciativa e espirito empreendedor.
Metodologia de Ensino
1. Aulas Teórico/práticas:
- Exposição e demonstração dos conteúdos através de recursos diversos;
- Análises comparativas e reflexivas com base em projetos referenciais (estudos de caso);
2. Orientação Tutorial:
- Acompanhamento e orientação dos trabalhos dos alunos.
Conteúdos Programáticos
No 3º ano da licenciatura em design o tema proposto para este ano como agregador trata-se dos desafios incluídos na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável (ODS). Neste contexto, os conteúdos programáticos serão articulados com as propostas de avaliação onde se contemplam projetos, exercícios rápidos, e atividades diferenciadas que contemplem não só o meio académico como também o contacto e atenção à sociedade envolvente. Dos grandes projetos destaque para:
P1 - DESIGN EXPERIMENTAL
Foco: Identidade Portuguesa
- fomentar o sentido crítico e a capacidade de observação sobre as escolhas metodológicas ajustadas ao design experimental, craftdesign e design de autor;
- Capacidades e conhecimentos estruturantes ao processo de investigação;
- Identificar contribuições do design na evolução na sociedade portuguesa, nomeadamente, abordando artefactos e imagética do que é Ser Português; influências e, Identidade no design;
- Promoção do espírito empreendedor identitário;
- Aumentar o reportório referente a materiais, técnicas e referências da história do design.
P2 - DESIGN SOCIAL
Foco: Ambientes e Interiores
- Desenvolvimento de briefings;
- Enquadramento geográfico e socio-cultural;
- Princípios do design inclusivo/social e do Human Center Design;
- Conjuntura económica e design social;
- Diferenciação de espaço privado e espaço social;
- Resolução de problemas espaciais;
- Factores físicos, psicológicos;
- Cores, texteis, iluminação e materiais para um ambiente interior;
- Características funcionais, estéticas e de produção;
- Desenhos técnicos, cotagens e modelação 3D;
- Maquetização.
P3 - DESIGN DE INTERIORES
Foco: Casa de Banho, Concurso a designar
Soluções inovadoras e criativas para casas de banho
- Ergonomia e antropometria;
- Dimensões psicológicas, físicas, sociais, culturais e tecnológica
- Relações Estruturais e Funcionais num Sistema de Objetos
- O custo e eficiência de produtos;
- Diferenciação de espaço público e espaço privado
- Adaptação e reutilização de espaços existentes;
- Iluminação em espaços interiores;
- Importância do espaço-luz-cor-material;
- Resolução de problemas espaciais;
- Funcionalização e otimização de recursos existentes;
- Ecologia, ciclo de vida e o comportamento dos utilizadores;
- Fluxos de trânsito, layout, exposição e organização do espaço.
P4 - DESIGN EXPOSITIVO
Explorar a tridimensionalidade com foco no Design Expositivo
- Desenvolver projetos tridimensionais numa escala humana;
- Identificar projetos semelhantes de reconhecimento internacional;
- Adequar valores funcionais, estéticos, dimensionais, culturais, sustentáveis e ecológicos;
- Diferenciar espaços públicos e privados;
- Dominar volumetrias, estruturas, aberturas e demais elementos;
- Conhecer alguns dos materiais, técnicas e custos de produção de expositores diversos;
- Conhecer princípios de ergonomia e antropometria adaptados ao espaço;
- Aumentar o reportório de materiais, técnicas e custos de produção diversos;
- Analisar valores económicos de produção.
Todas as temáticas anteriormente referidas desenvolver-se-ão em paralelo com os seguintes recursos: análise crítica de exemplos; metodologias projetuais; memórias descritivas de projeto; e meios de concretização/maquetização.
Métodos de Avaliação
A avaliação será realizada de acordo com o Regulamento Geral de Avaliação bem como do Regime Excepcional de Avaliação Contínua da Universidade Lusíada. Dos critérios de avaliação contínua, além da assiduidade, participação e empenho nas aulas (carácter informativo) a avaliação incidirá principalmente no processo, execução, apresentação e sustentação das quatro grandes propostas de trabalho anteriormente referenciadas e, por último, nas provas de frequência (caso se efectivem possíveis).
Recursos Didácticos
Aulas teóricas/práticas; Moodle; bibliografia e webgrafia; computador; projector multimédia; quadro; materiais riscadores; aulas abertas, visitas de estudo, Microsoft Teams.
Objetivos de Sustentabilidade
Palavras Chave
design experimental, design global, design de interiores, design social, design expositivo.
Bibliografia Principal
Autor | LEEDY, Paul D. ; ORMROD, Jeanne Ellis |
---|---|
Título | Practical Research: Planning and Design |
Edição | 10.ª ed. |
Local | England |
Editora | Pearson Education, Inc. |
Ano | 2013 |
Autor | Fletcher, H |
Título | The Principles of Inclusive Design |
Local | London |
Editora | Commission for Architecture and the Built Environm |
Ano | 2006 |
Autor | BEYLERIAN, George; DENT, Andrew |
Título | Ultra Materials: How Materials Innovation is Chang |
Local | London |
Editora | Thames & Hudson |
Ano | 2007 |
Bibliografia Complementar
Autor | BÜRDEK, Bernhard |
---|---|
Título | História, Teoria e Prática do Design de Produtos |
Edição | 2.ª ed. |
Local | São Paulo |
Editora | Editora Blucher |
Ano | 2010 |
Autor | VEZZOLI, Carlo Arnaldo; MANZINI, Ezio |
Título | Design for Environmental Sustainability |