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DESIGN DIGITAL - 2021/2022
3º ano curricular
Semestralidade: 1º semestre
Códigos ECTS: 3
Docentes
Regente: Prof. Doutora Ana Quintas
Assistentes: Prof. Doutora Ana Quintas
Carga Horária
Teórico-prática : 2 Horas
Língua de Ensino
Português
Objectivos Gerais
1. Ensinar a conceber espaços digitais para projectos de design.
2. Ensinar a transmitir emoções e atmosferas em ambientes digitais.
3. Potenciar a experimentação e o pensamento conceptual.
Objectivos Específicos
1. Ensinar a conceber, modelar e compor espaços digitais tridimensionais.
2. Ensinar a trabalhar com câmara, luz, materiais, cor e efeitos para comunicar ideais e impressões.
3. Ensinar a enquadrar espaços tridimensionais em imagens bidimensionais.
Competências a adquirir
No final do semestre os alunos deverão saber:
1. Modelar espaços digitais tridimensionais para projectos de Design.
2. Posicionar e trabalhar com câmaras e luzes.
3. Enquadrar o espaço para comunicar ideias e impressões.
4. Transmitir atmosferas em ambientes digitais, usando luzes, materiais e cor.
Metodologia de Ensino
O ensino terá uma parte teórica, onde se utilizarão os métodos expositivo e interrogativo, e uma parte prática, onde se utilizarão os métodos demonstrativo e activo.
Conteúdos Programáticos
1. Modelação de espaços e ambientes digitais tridimensionais. Relação objectos / espaço. Escala. Áreas cheias / áreas vazias.
2. Trabalhar com câmaras.
2.1 Posicionamento e enquadramento espacial. Profundidade de campo. Exposição.
3. Iluminação do espaço.
3.1 Aplicação de luzes. Tipos de luzes. Luz exterior e luz interior. Sombras. Reflexos e refracções. Cor. Utilização de Imagens HDR.
4. Renderização.
Métodos de Avaliação
Os alunos serão avaliados por dois pontos ao longo do semestre, de acordo com o disposto pelo Regulamento Complementar de Avaliação dos Conhecimentos e Competências da Unidade Lusíada. Cada um dos pontos terá uma componente escrita e uma componente prática de aplicação dos conhecimentos ensinados.
Recursos Didácticos
Computador
Programas de criação de espaços virtuais
Programas de renderização
Internet
Projector
Quadro branco
Caneta
Objetivos de Sustentabilidade
Palavras Chave
Design
Digital
Espaço virtual
Enquadramento
Bibliografia Principal
Autor | MURDOCK, KELLY L. |
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Título | 3Ds Max 2010 |
Edição | 1st edition |
Local | Indianapolis, IN |
Editora | Wiley Publishing |
Ano | 2010 |
Autor | CUSSON, Roger; CARDOSO, Jamie |
Título | Realistic Architectural Visualization with 3Ds Max |
Edição | 2nd edition |
Local | Oxford |
Editora | Focal Press |
Ano | 2010 |
Autor | ARNHEIM, Rudolf |
Título | Arte e Percepção Visual |
Edição | 1ª edição |
Local | São Paulo |
Editora | Pioneira |
Ano | 1988 |