Cursos / 1º Ciclo / Faculdade de Ciências da Economia e da Empresa :: Marketing
COMPLEMENTOS DE PUBLICIDADE E MERCADOS - 2022/2023
3º ano curricular
Semestralidade: 1º semestre
Códigos ECTS: 6
Docentes
Regente: Prof. Doutor Paulo Cardoso
Assistentes: Prof. Doutor Paulo Cardoso
Carga Horária
Orientação Tutorial : 1 Horas
Teórico-prática : 2 Horas
Língua de Ensino
Português
Objectivos Gerais
Esta unidade curricular tem como objetivo geral fazer uma abordagem conceptual, mas também prática, da publicidade em contexto digital. Pretende-se fazer uma apresentação teórica de cada uma das técnicas da comunicação e da publicidade digital assim como fornecer ferramentas essenciais à sua aplicação prática.
Objectivos Específicos
1. Promover o conhecimento sobre as técnicas de publicidade digital utilizadas pelas marcas e que são complementares à comunicação publicitária.
2. Desenvolver a capacidade para aplicar essas técnicas, fazendo uma abordagem operacional destas temáticas e fornecendo ferramentas que permitam a sua utilização prática.
Competências a adquirir
1. Compreender a essência e funcionamento das técnicas de publicidade digital utilizadas pelas marcas;
2. Participar ativamente, a nível estratégico e operacional, na aplicação destas mesmas técnicas no contexto da comunicação de uma marca.
Metodologia de Ensino
As aulas teórico-práticas consistirão na exposição de conceitos relativos às técnicas de comunicação de marketing que são complementares à publicidade com base na bibliografia da unidade curricular. As sessões de orientação tutorial consistirão na aplicação dos conteúdos lecionados nas aulas teórico-práticas através da realização de exercícios práticos e do respetivo acompanhamento por parte do docente.
Conteúdos Programáticos
1. Publicidade online: criatividade e estratégia de conteúdo
1.1 Copywriting na comunicação digital
1.2 Aplicações da comunicação gráfica online
1.3 Linguagem vídeo na comunicação digital
1.4 Aplicações do vídeo na comunicação online
1.5 Conteúdos informativos e persuasivos em contexto digital
2.Publicidade online: planeamento de campanhas
2.1 Publicidade em motores de busca
2.2 Publicidade display através de banners
2.3 Publicidade no youtube (gestão e formatos)
2.4 Publicidade em redes sociais
Métodos de Avaliação
A avaliação da unidade curricular será feita de uma forma contínua através da realização de um conjunto de elementos:
- Assiduidade e participação nas aulas;
- 2 Frequências
- 1 Trabalho de grupo
Recursos Didácticos
Serão utilizados dois recursos didáticos:
- As exposições do docente e respetivas apresentações em formato digital
- A bibliografia recomendada pelo docente.
Objetivos de Sustentabilidade
Palavras Chave
Publicidade online, comunicação gráfica digital, copywriting publicitário, planeamento de campanhas
Bibliografia Principal
Autor | Florido, Miguel Angel; Máñez, Rubén |
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Título | Curso Especialista en publicidad digital y embudos |
Editora | ANAYA MULTIMEDIA |
Ano | 2021 |
Autor | Arens, William; Weigold, Michael |
Título | Contemporary Advertising |
Edição | 16 edition |
Editora | McGraw-Hill Education |
Ano | 2020 |
Autor | Gilbert, Patrick |
Título | Join or Die: Digital Advertising in the Age of Aut |
Local | USA |
Editora | Mill City Press, Inc |
Ano | 2020 |
Bibliografia Complementar
Autor | Faustino, Paulo |
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Título | Marketing Digital na Prática |
Edição | 1ª edição |
Local | Queluz de Baixo |
Editora | Marcador |
Ano | 2019 |
Autor | Dias, Patrícia; Teixeira-Botelho, Inês |
Título | Smarketing ? Como o mobile marketing está a mudar |
Edição | 1ª ed |
Local | Lisboa |
Editora | Sílabo |
Ano | 2020 |