Cursos / 2º Ciclo / Instituto de Psicologia e Ciências da Educação :: Mestrado Em Psicologia Clínica

English Version

MÉTODOS E TÉCNICAS DE INTERVENÇÃO CLÍNICA EM ADULTOS - 2021/2022

1º ano curricular
Semestralidade: 2º semestre
Códigos ECTS: 7

Docentes

Regente: Prof. Doutora Sara Cruz
Assistentes: Prof. Doutora Sara Cruz

Carga Horária

Prática Laboratorial : 2 Horas
Teórico-prática : 2 Horas

Língua de Ensino

Português

Objectivos Gerais

O objectivo desta UC é promover conhecimentos aprofundados e competências específicas acerca da intervenção clínica em adultos. Globalmente, espera-se que os estudantes sejam capazes de compreender a intervenção psicológica como processo sequencial resultante dos objetivos derivados da avaliação e conceptualização especificas de cada caso e consoante a perturbação psicológica apresentada.

Objectivos Específicos

Conhecer os modelos de tratamento empiricamente validados e os seus recentes desenvolvimentos; implementar intervenções específicas para os principais quadros psicopatológicos em adultos, de acordo com abordagem comportamental, cognitivo-emocional; desenvolver capacidades de reflexão ética e crítica, e respectiva tomada de decisão no contexto clínico; desenvolver competências de elaboração de um plano de intervenção ajustado às características e dificuldades apresentadas pelo cliente.

Competências a adquirir

No final da UC os estudantes deverão ter adquirido competência e capacidade de perceber e contextualizar os casos de acordo com as características especificas associadas a diferentes perturbações psicopatológicas; saber desenhar e elaborar programas de intervenção ajustadas às perturbações; desenvolver capacidade de comunicação oral e escrita dos conteúdos trabalhados.

Metodologia de Ensino

Exposição oral com vista ao aprofundamento teórico, com discussão de casos clínicos e reflexão ativa das temáticas abordadas.

Conteúdos Programáticos

1. O processo típico de intervenção terapêutica com adultos:
1.1. Fases e processos da Intervenção psicológica;
1.2. Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC);
1.3. Principais técnicas e métodos aplicadas na TCC;
1.4. Elaboração de um plano de intervenção centrado no cliente.
2. Modelos, estratégias e protocolos de intervenção empiricamente validados nas principais perturbações psicológicas:
2.1. Perturbações de Ansiedade
2.2. Perturbação Obsessivo-Compulsiva e Perturbações Relacionadas
2.4. Perturbações Depressivas
2.5. Perturbações de Alimentação e da Ingestão
2.6. Perturbações Neurocognitivas.
3. Discussão de casos clínicos e elaboração de protocolos específicos de intervenção.

Métodos de Avaliação

A avaliação contínua irá contemplar a componente prática com a discussão de casos e/ou role-play. De igual forma será consideradas a assiduidade e a participação. Implicará ainda a realização e apresentação oral de dois trabalhos de grupo: 1) sobre um tratamento empiricamente validado numa perturbação psicológica específica e 2) o desenvolvimento de um programa de intervenção TCC num caso prático a ser fornecido pelo docente.

Recursos Didácticos

Livros e artigos científicos. Como recursos de apoio serão utilizados protocolos de intervenção, guiões de estratégias clínicas e vídeos com exemplos de intervenção clínica. Na plataforma Moodle serão facultados vários guiões para atividades práticas.

Objetivos de Sustentabilidade

Palavras Chave

Intervenção em adultos
Terapia Cognitiva-Comportamental
Contextualização clínica

Bibliografia Principal

Autor Barlow, D. H.
Título Clinical Handbook of Psychological Disorders: A st
Edição 6th Ed.
Local Guilford Press
Editora New York
Ano 2021
Autor Barlow, D. H., Farchione, T.J., Sauer-Zavala, S.; Latin, H. M., Ellard, K. K., Bullis, J. R., Bentle
Título Unified Protocol for Transdiagnostic Treatment of
Edição 2ª Ed
Local Oxford University Press
Ano 2018
Autor Bobson, D., Dobson, K. S.
Título Evidence-Based Practice of Cognitive-Behavioral Th
Edição 2ª Ed.
Local Guilford Press
Editora New York
Ano 2017

Bibliografia Complementar

Autor Beck, J. S.
Título Cognitive Behavior Therapy: Basics and Beyond
Edição 3th Ed.
Local New York
Editora Guilford Press
Ano 2021