Cursos / 2º Ciclo / Instituto de Psicologia e Ciências da Educação :: Mestrado Em Psicologia Da Educação

English Version

AVALIAÇÃO E CONSULTA PSICOLÓGICA EDUCACIONAL - 2022/2023

1º ano curricular
Semestralidade: 1º semestre
Códigos ECTS: 6

Docentes

Regente: Prof. Doutora Joana Cruz
Assistentes: Prof. Doutora Helena Bilimória

Carga Horária

Teórico-prática : 2 Horas
Prática Laboratorial : 1 Horas

Língua de Ensino

Português

Objectivos Gerais

Contextualizar a Psicologia da Educação no quadro das outras especialidades da Psicologia e
explorar as modalidades de consulta psicológica em função dos contextos educativos.
Refletir sobre os princípios que devem orientar a avaliação psicológica no âmbito do modelo ecológico e
a delineação de projetos de intervenção de cariz preventivo e/ou remediativo, de acordo com os sistemas multinível de suporte.

Objectivos Específicos

1) Compreender a mudança paradigmática na avaliação e intervenção em Psicologia da Educação- do paradigma médico-psicológico para o paradigma ecológico-sistémico
2) Desenvolver competências de avaliação baseadas cientificamente e orientadas para a
intervenção
3) Desenvolver competências de intervenção baseada em evidência
4) Analisar criticamente projetos de intervenção de âmbito educacional

Competências a adquirir

1)Identificar e aplicar as especificidades da Psicologia da Educação à avaliação e intervenção de base científica.
2) Saber administrar, cotar e interpretar os resultados de testes estandardizados e de medidas baseadas no currículo
3) Saber elaborar e avaliar um plano de intervenção e/ou um projeto de intervenção

Metodologia de Ensino

Aulas expositivas.
Exercícios práticos.
Manuseamento e aplicação de instrumentos de avaliação psicológica utilizados em contexto educacional.
Estudos de caso.
Role-play.
Visualização de vídeos.
Análise de artigos científicos.

Conteúdos Programáticos

1. O Psicólogo educacional e as suas atribuições: presente e futuro
1.1. Evolução dos modelos de intervenção
1.2. Os sistemas multinível de suporte
2. Avaliação e Intervenção na Aprendizagem
3. Avaliação e Intervenção no Comportamento
4. Avaliação e Intervenção no Desenvolvimento Socioemocional
5. Conceção e avaliação de projetos de intervenção.


Métodos de Avaliação

Trabalho prático (a realizar em pequeno grupo) sobre a conceção e avaliação de um projeto de intervenção.
Apresentação do trabalho prático.

Recursos Didácticos

Artigos científicos.
Instrumentos de avaliação.
Manuais de projetos de intervenção.
Plataformas digitais.

Objetivos de Sustentabilidade

Palavras Chave

Sistemas multinível de suporte; Perspetiva ecológico-sistémica; avaliação baseada empiricamente; intervenção baseada em evidências; avaliação de projetos.

Bibliografia Principal

Autor Matthew K. Burns, T. Chris Riley-Tillman & Natalie
Título Effective School Interventions: Evidence-Based Str
Edição
Editora Guilford Press
Ano 2017
Autor Reynolds, C & Kamphaus, R.
Título Handbook of psychological and educational assessme
Editora Guilford Press
Ano 2018
Autor S. G. Little & A. Akin-Little
Título Behavioral interventions in schools: Evidence-base
Editora American Psychological Association
Ano 2019

Bibliografia Complementar

Autor Barbara A. Gueldner, Laura L. Feuerborn, and Kenne
Título Social and Emotional Learning in the Classroom Sec
Autor Alves, R. A. & Leite, I. (Eds.)
Título Ensino da Leitura e da Escrita Baseado em Evidênci