Cursos / 2º Ciclo / / Instituto de Psicologia e Ciências da Educação :: Mestrado Em Psicologia Da Educação
ORIENTAÇÃO VOCACIONAL - 2022/2023
1º ano curricular
Semestralidade: 1º semestre
Códigos ECTS: 6
Docentes
Regente: Prof. Doutora Helena Bilimória
Assistentes: Prof. Doutora Helena Bilimória
Carga Horária
Prática Laboratorial : 1 Horas
Teórico-prática : 2 Horas
Língua de Ensino
Português
Objectivos Gerais
Conhecer os paradigmas e modelos teóricos de orientação vocacional.
Compreender o desenvolvimento vocacional.
Desenvolver competências no âmbito da intervenção vocacional, em diferentes faixas etárias e
em diferentes contextos.
Objectivos Específicos
- Compreender o conceito de desenvolvimento vocacional;
- Conhecer diferentes paradigmas e modelos de orientação vocacional;
- Selecionar métodos, técnicas e estratégias de avaliação e de intervenção vocacional;
- Elaborar projetos de intervenção vocacional, devidamente fundamentados, e adequados a diferentes públicos-alvo e diferentes contextos de intervenção;
- Treinar competências de consulta psicológica associadas ao processo de intervenção vocacional.
Competências a adquirir
- Identificar as etapas do desenvolvimento vocacional;
- Selecionar instrumentos e métodos para avaliar e intervir em orientação vocacional;
- Elaborar projetos de orientação vocacional.
Metodologia de Ensino
- Metodologia expositiva;
- Metodologia ativa: análise de estudos de caso; análise de projetos; role-playing
Conteúdos Programáticos
1. Principais modelos em Psicologia Vocacional
1.1. Os modelos baseados nas diferenças individuais;
1.2. Os modelos baseados no desenvolvimento;
1.2.1 Desenvolvimento vocacional ao longo da vida
1.2.1.1 Conceito de desenvolvimento vocacional
1.2.1.2. Modelos teóricos explicativos do processo de desenvolvimento vocacional
1.2.1.3.. Desenvolvimento vocacional na infância, na adolescência e na idade adulta
1.3. O quadro teórico de compreensão construtivista, ecológica e desenvolvimentista
1.4. Dimensões estruturantes da intervenção
2. Intervenção vocacional ao longo da vida
2.1. Modelos e tipologias de intervenção vocacional;
2.2. Alvos, finalidades, modalidades e estratégias de intervenção vocacional;
2.3. Processo e resultados das intervenções vocacionais
2.3.1. Oportunidades de formação/oportunidades profissionais, interesses, valores e capacidades;
2.3.2. A escolha vocacional e suas variáveis;
2.3.3. A influência da família na construção de projetos vocacionais;
2.3.4. O Compromisso vocacional como construção do equilíbrio entre desejos pessoais, oportunidades e barreiras ambientais.
Métodos de Avaliação
- Assiduidade
- Desenvolvimento de um projeto de intervenção vocacional adaptado a uma situação.
Recursos Didácticos
Biblioteca.
Sala de Aula.
Supervisão Pedagógica.
Suporte Teórico e Bibliográfico.
Objetivos de Sustentabilidade
Palavras Chave
Desenvolvimento vocacional; projeto vocacional; intervenção vocacional
Bibliografia Principal
Autor | Taveira, M. C. |
---|---|
Título | Estudos de psicologia vocacional |
Local | Coimbra |
Editora | Almedina |
Ano | 2011 |
Autor | Walsh, W. B. ; Savickas M.L. |
Título | Handbook of vocational psychology |
Edição | 3rd |
Local | London |
Editora | Lawrence Erlbaum Associates |
Ano | 2005 |