Cursos / 2º Ciclo / Instituto de Psicologia e Ciências da Educação :: Mestrado Em Psicologia Da Educação

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PSICOLOGIA DA FAMÍLIA - 2021/2022

1º ano curricular
Semestralidade: 2º semestre
Códigos ECTS: 6

Docentes

Regente: Prof. Doutora Sofia Mendes

Carga Horária

Prática Laboratorial : 1 Horas
Teórico-prática : 2 Horas

Língua de Ensino

Português

Objectivos Gerais

Esta unidade curricular pretende dar a conhecer os fundamentos epistemológicos, teóricos e conceptuais da Psicologia da Família, bem como refletir criticamente sobre as suas implicações para o exercício profissional da psicologia, com especial enfoque no quadro dos processos educativos.

Objectivos Específicos

Compreender a família numa perspetiva sistémica, ecológica e desenvolvimental.
Adquirir conhecimentos e competências centrais à avaliação e intervenção psicológica com famílias, privilegiando uma perspetiva preventiva e no quadro da educação.
Refletir criticamente sobre as mudanças sociais, a diversidade e a complexidade das famílias no século XXI.

Competências a adquirir

Identificar, selecionar e mobilizar fundamentos epistemológicos, teóricos e empíricos que favoreçam práticas de avaliação e intervenção com famílias baseadas em evidência e conhecimento científico atualizado.

Metodologia de Ensino

Metodologias expositivas (e.g., apresentação de quadros teórico-conceptuais e estudos empíricos, sob a responsabilidade do docente), participativas (e.g., exercícios e discussão em grande grupo, a partir de diferentes recursos) e ativas (e.g., trabalhos individuais e em pequeno grupo em aula e entre aulas.

Conteúdos Programáticos

1. Introdução à psicologia da família e ao pensamento sistémico:
1.1. Especificidades do campo da psicologia da família,
1.2. Epistemologia sistémica, princípios e conceitos básicos.
2. O modelo bioecológico de desenvolvimento humano no estudo e intervenção com famílias:
2.1. A família como ecossistema e contexto de desenvolvimento,
2.2. O conceito de díade, as propriedades e efeitos das relações diádicas,
2.3. Os papéis e as funções da família.
3. A perspetiva desenvolvimental no estudo e na intervenção com famílias:
3.1. O ciclo vital da família, tarefas desenvolvimentais e processos emocionais associados.
4. Transição para a parentalidade:
4.1. O conceito de transição e transições ´major´ de vida,
4.2. Mudanças individuais, conjugais e familiares na transição para a parentalidade.
5. Parentalidade:
5.1. O conceito de parentalidade,
5.2. A parentalidade enquanto processo multideterminado,
5.3. Fatores de risco e proteção na parentalidade.
6. Estilos e práticas educativas parentais:
6.1. Abordagem tipológica à parentalidade,
6.2. Estilos parentais, bem-estar e desenvolvimento de crianças e jovens,
6.3. Comportamentos disciplinares parentais.
7. Contextos familiares de risco e de vulnerabilidade:
7.1. Famílias multidesafiadas, em situação de pobreza e de exclusão social.
8. O sistema de promoção e proteção de crianças e jovens em Portugal:
8.1. Enquadramento e medidas de promoção e proteção.
9. Divórcio, famílias reconstituídas e monoparentais.
10. Escola e família:
10.1. O conceito de envolvimento parental e de parceria escola-família,
10.2. Condições de base, práticas e estratégias facilitadoras do envolvimento.
11. Práticas de intervenção familiar:
11.1. A educação parental,
11.2. A consultoria.

Métodos de Avaliação

A avaliação contínua será realizada com base nos seguintes elementos: (a) assiduidade, (b) pontualidade, (c) participação nas atividades propostas em aula e entre aulas, e (c) trabalho individual e/ou de grupo.

Recursos Didácticos

Computador e projetor.
Livros e artigos científicos.
Recursos multimédia.

Objetivos de Sustentabilidade

Palavras Chave

Família, Desenvolvimento, Parentalidade, Fatores de risco e proteção, Avaliação, Intervenção

Bibliografia Principal

Autor Walsh, F.
Título Normal family processes: Growing diversity and com
Edição 4th ed.
Editora The Guilford Press
Ano 2016
Autor McGoldrick, C. & Preto, N.G.
Título The expanding family life cycle: Individual, famil
Edição 4th ed.
Editora Pearson
Autor Cruz, O.
Título Parentalidade
Editora LivPsic
Ano 2016

Bibliografia Complementar

Autor Walsh, F.
Título Strengthening family resilience
Edição 3rd ed.
Local
Editora The Guilford Press
Ano 2017
Autor Thoburn, J. W. & Sexton, T. L.
Título Family psychology: Theory, research, and practice
Edição 3rd ed.
Local
Editora Praeger
Ano 2016