Cursos / 2º Ciclo / / Instituto de Psicologia e Ciências da Educação :: Mestrado Em Psicologia Da Educação
PSICOLOGIA DA FAMÍLIA - 2021/2022
1º ano curricular
Semestralidade: 2º semestre
Códigos ECTS: 6
Docentes
Regente: Prof. Doutora Sofia Mendes
Carga Horária
Prática Laboratorial : 1 Horas
Teórico-prática : 2 Horas
Língua de Ensino
Português
Objectivos Gerais
Esta unidade curricular pretende dar a conhecer os fundamentos epistemológicos, teóricos e conceptuais da Psicologia da Família, bem como refletir criticamente sobre as suas implicações para o exercício profissional da psicologia, com especial enfoque no quadro dos processos educativos.
Objectivos Específicos
Compreender a família numa perspetiva sistémica, ecológica e desenvolvimental.
Adquirir conhecimentos e competências centrais à avaliação e intervenção psicológica com famílias, privilegiando uma perspetiva preventiva e no quadro da educação.
Refletir criticamente sobre as mudanças sociais, a diversidade e a complexidade das famílias no século XXI.
Competências a adquirir
Identificar, selecionar e mobilizar fundamentos epistemológicos, teóricos e empíricos que favoreçam práticas de avaliação e intervenção com famílias baseadas em evidência e conhecimento científico atualizado.
Metodologia de Ensino
Metodologias expositivas (e.g., apresentação de quadros teórico-conceptuais e estudos empíricos, sob a responsabilidade do docente), participativas (e.g., exercícios e discussão em grande grupo, a partir de diferentes recursos) e ativas (e.g., trabalhos individuais e em pequeno grupo em aula e entre aulas.
Conteúdos Programáticos
1. Introdução à psicologia da família e ao pensamento sistémico:
1.1. Especificidades do campo da psicologia da família,
1.2. Epistemologia sistémica, princípios e conceitos básicos.
2. O modelo bioecológico de desenvolvimento humano no estudo e intervenção com famílias:
2.1. A família como ecossistema e contexto de desenvolvimento,
2.2. O conceito de díade, as propriedades e efeitos das relações diádicas,
2.3. Os papéis e as funções da família.
3. A perspetiva desenvolvimental no estudo e na intervenção com famílias:
3.1. O ciclo vital da família, tarefas desenvolvimentais e processos emocionais associados.
4. Transição para a parentalidade:
4.1. O conceito de transição e transições ´major´ de vida,
4.2. Mudanças individuais, conjugais e familiares na transição para a parentalidade.
5. Parentalidade:
5.1. O conceito de parentalidade,
5.2. A parentalidade enquanto processo multideterminado,
5.3. Fatores de risco e proteção na parentalidade.
6. Estilos e práticas educativas parentais:
6.1. Abordagem tipológica à parentalidade,
6.2. Estilos parentais, bem-estar e desenvolvimento de crianças e jovens,
6.3. Comportamentos disciplinares parentais.
7. Contextos familiares de risco e de vulnerabilidade:
7.1. Famílias multidesafiadas, em situação de pobreza e de exclusão social.
8. O sistema de promoção e proteção de crianças e jovens em Portugal:
8.1. Enquadramento e medidas de promoção e proteção.
9. Divórcio, famílias reconstituídas e monoparentais.
10. Escola e família:
10.1. O conceito de envolvimento parental e de parceria escola-família,
10.2. Condições de base, práticas e estratégias facilitadoras do envolvimento.
11. Práticas de intervenção familiar:
11.1. A educação parental,
11.2. A consultoria.
Métodos de Avaliação
A avaliação contínua será realizada com base nos seguintes elementos: (a) assiduidade, (b) pontualidade, (c) participação nas atividades propostas em aula e entre aulas, e (c) trabalho individual e/ou de grupo.
Recursos Didácticos
Computador e projetor.
Livros e artigos científicos.
Recursos multimédia.
Objetivos de Sustentabilidade
Palavras Chave
Família, Desenvolvimento, Parentalidade, Fatores de risco e proteção, Avaliação, Intervenção
Bibliografia Principal
Autor | Walsh, F. |
---|---|
Título | Normal family processes: Growing diversity and com |
Edição | 4th ed. |
Editora | The Guilford Press |
Ano | 2016 |
Autor | McGoldrick, C. & Preto, N.G. |
Título | The expanding family life cycle: Individual, famil |
Edição | 4th ed. |
Editora | Pearson |
Autor | Cruz, O. |
Título | Parentalidade |
Editora | LivPsic |
Ano | 2016 |
Bibliografia Complementar
Autor | Walsh, F. |
---|---|
Título | Strengthening family resilience |
Edição | 3rd ed. |
Local | |
Editora | The Guilford Press |
Ano | 2017 |
Autor | Thoburn, J. W. & Sexton, T. L. |
Título | Family psychology: Theory, research, and practice |
Edição | 3rd ed. |
Local | |
Editora | Praeger |
Ano | 2016 |