Cursos / 2º Ciclo / Instituto de Psicologia e Ciências da Educação :: Mestrado Em Psicologia Da Educação

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NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS E EDUCAÇÃO INCLUSIVA - 2021/2022

1º ano curricular
Semestralidade: 2º semestre
Códigos ECTS: 6

Docentes

Regente: Prof. Doutor Vítor Coelho
Assistentes: Prof. Doutor Vítor Coelho

Carga Horária

Prática Laboratorial : 1 Horas
Teórico-prática : 2 Horas

Língua de Ensino

Português

Objectivos Gerais

No final da unidade, os mestrandos deverão compreender princípios orientadores da Educação Inclusiva, bem como conhecer os marcos evolutivos e legislativos que orientaram as Necessidades Educativas Especiais em Portugal. Os mestrandos deverão ainda ser capazes de conceber relatórios técnico-pedagógicos, de acordo com a literatura e legislação, bem como saber atuar, de modo eticamente responsável, junto de alunos, famílias e outros profissionais.

Objectivos Específicos

No final da unidade, os mestrandos deverão ser capazes de:
Reconhecer o atual quadro legislativo relativo à Educação Inclusiva e a sua evolução;
Identificar corretamente as medidas de apoio e de diferenciação pedagógica;
Contribuir para a identificação de medidas seletivas e indicadas adequadas de acordo com a literatura e legislação;
Saber intervir na construção, implementação e análise crítica de Relatórios Técnico-Pedagógicos.

Competências a adquirir

Competências de apropriação legislativa e adequação de respostas educativas;
Competências gerais e específicas de avaliação e intervenção psicológica, junto de crianças e jovens com necessidades educativas especiais;
Competências de identificação e promoção de critérios de qualidade desenvolvimental nos contextos de vida de criança e jovens;
Competências de trabalho colaborativo junto de diversos técnicos (de saúde, professores de educação especial, etc.).

Metodologia de Ensino

Exposição participada dos conteúdos,
Análise e discussão de casos práticos,
Análise crítica de intervenções educativas junto de crianças e jovens
Análise e discussão de artigos científicos.

Conteúdos Programáticos

1. Educação Inclusiva
1.1. Conceito e definição
1.2. Modelos e estratégias para a Educação Inclusiva
1.3. A Educação Inclusiva em vários países da União Europeia
1.4. Papel do psicólogo escolar na Educação Inclusiva
1.5. A iniciativa Educação Inclusiva 2.0 e o Decreto-Lei 54/2018
2. Das Necessidades Educativas Especiais à Educação Inclusiva
2.1. Conceitos e fundamentos teóricos
2.2. Da segregação à inclusão
2.3. Prevalência
2.4. Evolução do enquadramento legal: das NEE à Educação Inclusiva
2.5. Processo de referenciação e avaliação
2.6. Medidas de apoio preconizadas
2.7. Análise de casos práticos
4. Avaliação psicológica e intervenção na área das necessidades educativas especiais
4.1. As principais provas de avaliação psicológica no contexto das necessidades educativas
especiais.
4.2. A avaliação da inteligência e das funções executivas em contexto de necessidades
educativas especiais: Descrição e análise das principais provas utilizadas.
4.3. A avaliação da atenção, memória e níveis de desenvolvimento em contexto de necessidades
educativas especiais: Descrição e análise das principais provas utilizadas.
4.4. Análise de casos práticos

Métodos de Avaliação

A avaliação contínua inclui: (i) um exame; (ii) uma questão reflexiva que visa integrar os conteúdos desta unidades com as outras unidades do mestrado; (iii) duas questões-aula, cada uma dela dinamizadas por um grupo de alunas, sobre cada um dos dois principais pontos do programa.

Recursos Didácticos

Computador, projetor multimédia, livros e artigos científicos, relatórios técnico-pedagógico e outros elementos da avaliação de Necessidades Educativas Especiais.

Objetivos de Sustentabilidade

Palavras Chave

Educação Inclusiva; Percursos de Inclusão; Avaliação psicológica; Necessidades Educativas Especiais

Bibliografia Principal

Autor Direção Geral da Educação
Título Para uma Educação Inclusiva: Manual de Apoio à Prá
Edição 1ª Edição
Local Lisboa
Editora Ministério da Educação
Ano 2018
Autor Rodrigues, David
Título Percursos de Educação Inclusiva em Portugal
Local Lisboa
Editora Fórum de Estudos de Educação Inclusiva
Ano 2008

Bibliografia Complementar

Autor European Agency for Special Needs and Inclusive Ed
Título Five key messages for Inclusive Education: Putting
Autor Farrell, Peter; Squires, Gary
Título Children with Special Educational needs ? Consider