Cursos / 2º Ciclo / Instituto de Psicologia e Ciências da Educação :: Mestrado Em Psicologia Da Educação
MÉTODOS DE INVESTIGAÇÃO EM PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO - 2022/2023
1º ano curricular
Semestralidade: 1º semestre
Códigos ECTS: 6
Docentes
Regente: Prof. Doutora Sofia Marques Ramalho
Carga Horária
Prática Laboratorial : 1 Horas
Teórico-prática : 2 Horas
Língua de Ensino
Português
Objectivos Gerais
O objetivo desta Unidade Curricular é promover nos alunos conhecimentos e competências de métodos e técnicas de investigação.
Objectivos Específicos
Compreender a investigação em Psicologia em contexto da prática profissional do Psicólogo.
Competências a adquirir
Conhecer as características fundamentais do procedimento científico de criação de conhecimento.
Reconhecer diferentes tipologias de estudos em psicologia.
Desenvolver competências ao nível da aplicação de metodologias e técnicas de investigação.
Desenvolver as capacidades de reflexão ética no contexto da investigação em psicologia.
Metodologia de Ensino
Articulação entre o método activo e expositivo com recurso à aprendizagem baseada na resolução de problemas. Serão utilizadas técnicas pedagógicas como: brainstorming, análise crítica e apresentação e discussão de diferentes tipologias de investigações em psicologia.
Conteúdos Programáticos
1. Epistemologia da Psicologia - O processo de criação de
conhecimento
1.1. Epistemologia: objecto e métodos.
1.2. Grandes Formas/Teorias Epistemológicas
2. Investigação em psicologia.
2.1. Problema, hipóteses e variáveis
2.2. Recolha de dados: Procedimentos e instrumentos
2.3 Análise e discussão dos resultados
2.3.1. Significância estatística
2.3.2. Generalização, explicação e predição
3. Planos/desenhos de investigação em psicologia;
3.1. Estudos descritivos
3.2. Estudos correlacionais
3.3.Estudos experimentais (Estudos Clínicos Randomizados; Estudos
de eficácia psicoterapêutica e eficácia diferencial)
3.4 Estudos meta-analíticos e de revisão sistemática da literatura
4. Considerações éticas e deontológicas em investigação
Métodos de Avaliação
Assiduidade mínima de 70% das aulas. Os elementos de avaliação são 1 trabalho de grupo escrito (60%) e exame escrito final (40%).
Recursos Didácticos
Computador e projetor para aulas expositivas.
Livros e artigos científicos.
Objetivos de Sustentabilidade
Palavras Chave
Métodos de investigação;
Investigação em Psicologia da educação;
Bibliografia Principal
Autor | Almeida, L. S.; Freire, T. |
---|---|
Título | Metodologia Investigação em Psicologia e Educação |
Edição | 5ª Edição |
Local | Braga |
Editora | Psiquilibrios |
Ano | 2017 |
Autor | Wright, A.G.; Hallquist, M.N. |
Título | The Cambridge Handbook Of Research Methods In Clin |
Local | Cambridge |
Editora | Cambridge University Press |
Ano | 2003 |
Autor | Cooper, H. |
Título | APA Handbook of Research Methods in Psychology |
Local | Washington, DC |
Editora | American Psychological Association |
Ano | 2012 |
Bibliografia Complementar
Autor | Haslam, S.A.; McGarty, C |
---|---|
Título | Research methods and statistics in psychology |
Autor | David, H. |
Título | Statistical Methods for Psychology |