Cursos / 2º Ciclo / Instituto de Psicologia e Ciências da Educação :: Mestrado Em Psicologia Da Educação

English Version

ESTÁGIO COM SUPERVISÃO - 2022/2023

2º ano curricular
Semestralidade: anual
Códigos ECTS: 30

Docentes

Regente: Prof. Doutora Joana Cruz
Assistentes: Prof. Doutora Joana Cruz

Carga Horária

Orientação Tutorial : 2 Horas

Língua de Ensino

Português

Objectivos Gerais

A disciplina de estágio com supervisão tem por finalidade possibilitar o estudo e a reflexão sobre os principais desafios colocados no confronto com o mercado de trabalho, bem como a melhoria da capacidade profissional dos alunos.

Objectivos Específicos

1) Desenvolver competências de avaliação e intervenção em contexto educativo
2) Analisar criticamente as áreas de ação do Psicólogo Educacional
3) Promover a reflexão e a auto-avaliação sobre a prática em contexto de trabalho

Competências a adquirir

1)Identificar e aplicar as generalidades e especificidades da psicologia educacional.
2)Desenvolver a aplicar competências de avaliação e intervenção, no que se refere ao processo de ensino/aprendizagem, considerando os seus múltiplos intervenientes e contextos.

Metodologia de Ensino

Aulas expositivas.
Exercícios práticos.
Utilização instrumentos de avaliação psicológica em contexto educacional.
Elaboraçãode trabalhos práticos e apresentações orais.
Estudos de caso.
Visitas de estudo.

Conteúdos Programáticos

1. Conceito de Supervisão
1.1. Princípios ético-deontológicos da profissão

2. Psicologia educacional: âmbito, perspetivas e modelos de intervenção em função contetxo de estágio

3.O psicólogo educacional e as suas atribuições

4.O psicólogo educacional em contexto escolar

5.O psicólogo educacional em contexto familiar

5.O psicólogo educacional na comunidade

6. Elaboração e avaliação de projetos

Métodos de Avaliação

a)Assiduidade;
b)Participação em iniciativas e trabalhos desenvolvidos em aula;
c)Intervenções orais;
d) Apresentações do trabalho desenvolvido e reflexões em grupo sobre a prática em contexto de trabalho.

Recursos Didácticos

Biblioteca.
Sala de Aula.
Supervisão Pedagógica.
Suporte Teórico e Bibliográfico.

Objetivos de Sustentabilidade

Palavras Chave

Educação.
Psicologia.
Aluno.
Processo Ensino/Aprendizagem.

Bibliografia Principal

Autor ALEXANDER, Patricia & WINNE, Philip (Eds)
Título Handbook of educational psychology
Local Mahwah, N.J.
Editora Lawrence Erlbaum Associates
Ano 2006
Autor Mendes, Sofia
Título A prática profissional da psicologia escolar
Edição 1ª ed.
Local Lisboa
Editora OPP
Ano 2019
Autor DAMON, William & LERNER, Richard
Título Handbook of child psychology,vol 1, 2, 3 e 4
Edição 6.ª ed.
Local New Jersey
Editora John Wiley & Sons
Ano 2006

Bibliografia Complementar

Autor MIRANDA, Guilhermina & BAHIA, Sara (Org.)
Título Psicologia da Educação - Temas de Desenvolvimento,
Autor LOPES, João
Título Comportamento, aprendizagem e "ensinagem" na ordem