Cursos / 2º Ciclo / Faculdade de Ciências da Economia e da Empresa :: Mestrado Em Gestão

English Version

GESTÃO DE NEGÓCIOS INTERNACIONAIS - 2022/2023

1º ano curricular
Semestralidade: 1º semestre
Códigos ECTS: 7.5

Docentes

Regente: Prof. Doutor Paulo Ramos
Assistentes: Prof. Doutor Paulo Ramos

Carga Horária

Teórico-prática : 1 Horas
Orientação Tutorial : 1 Horas

Língua de Ensino

Português

Objectivos Gerais

Esta unidade curricular tem por objetivo desenvolver as diferentes temáticas, abordagens, análises e estratégias em relação à Gestão internacional.

Objectivos Específicos

Compreender as diferentes abordagens de Gestão e do Marketing nos mercados externos e sua aplicação a situações e a sectores específicos. Compreender as principais decisões acerca sobre internacionalização das empresas. Capacidade de avaliação de mercados internacionais. Desenvolver a capacidade de negociar e relacionamento em ambientes internacionais. Desenvolver a análise de casos empresariais de internacionalização. Desenvolver e planear processos de internacionalização.

Competências a adquirir

Desenvolver capacidades de aplicação prática dos conceitos: conceptualizar a teoria do Marketing Internacional e global aplicando-os a situações concretas. Compreender e saber escolher as estratégias de entrada nos mercados internacionais. Desenvolver a capacidade de diagnóstico e de avaliação dos mercados internacionais.

Metodologia de Ensino

As aulas teórico-práticas consistirão na exposição de conceitos com base na bibliografia da unidade curricular. Estes conteúdos serão ilustrados com exemplos diversos incentivando a discussão e debate por parte dos alunos.
As sessões de orientação tutorial consistirão na aplicação de casos práticos e através da realização de aplicações práticas e do respetivo acompanhamento por parte do docente nos trabalhos de grupo.

Conteúdos Programáticos

1. Razões para a internacionalização
2. A Globalização
3. A Orientação da Gestão
4. Estratégias de internacionalização
5. Avaliação dos mercados externos
6. Formas de entrada nos mercados externos
7. Produtos e de marcas internacional
8. Definição do preço em ambiente internacional. Incoterms
9. Canais de distribuição internacionais

Métodos de Avaliação

Nesta unidade curricular é dada uma ênfase particular à componente prática das aulas, sem
desvalorizar a componente teórica, indispensável para a aplicação de técnicas de gestão
internacional e a elaboração e implementação de um Plano de negócios Internacional.
A metodologia a seguir, basear-se-á ainda no estudo e discussão de casos, trabalhos de grupo e
na utilização do Moodle.

Recursos Didácticos

Apresentações do docente;
- Casos práticos;
- Bibliografia recomendada;
- Quadro, Projector Multimédia e Portátil;
- Moodle.

Objetivos de Sustentabilidade

Palavras Chave

Gestão Internacional, Internacionalização, globalização

Bibliografia Principal

Autor Griffin, R, Pustay M,
Título International Business: A Managerial Perspective,
Edição
Editora Pearson
Ano (2019)
Autor Daniels, Radebaugh, Sullivan
Título International Business Edição:
Edição 16th
Local _NY
Editora Prentice Hall
Ano 2018
Autor Carvalho, Luísa Cagica Gomes da Costa, Teresa
Título Gestão Internacional: contextos e tendências
Edição
Local Lisboa
Editora Edições Sílabo
Ano 2016