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GESTÃO DE NEGÓCIOS INTERNACIONAIS - 2022/2023
1º ano curricular
Semestralidade: 1º semestre
Códigos ECTS: 7.5
Docentes
Regente: Prof. Doutor Paulo Ramos
Assistentes: Prof. Doutor Paulo Ramos
Carga Horária
Teórico-prática : 1 Horas
Orientação Tutorial : 1 Horas
Língua de Ensino
Português
Objectivos Gerais
Esta unidade curricular tem por objetivo desenvolver as diferentes temáticas, abordagens, análises e estratégias em relação à Gestão internacional.
Objectivos Específicos
Compreender as diferentes abordagens de Gestão e do Marketing nos mercados externos e sua aplicação a situações e a sectores específicos. Compreender as principais decisões acerca sobre internacionalização das empresas. Capacidade de avaliação de mercados internacionais. Desenvolver a capacidade de negociar e relacionamento em ambientes internacionais. Desenvolver a análise de casos empresariais de internacionalização. Desenvolver e planear processos de internacionalização.
Competências a adquirir
Desenvolver capacidades de aplicação prática dos conceitos: conceptualizar a teoria do Marketing Internacional e global aplicando-os a situações concretas. Compreender e saber escolher as estratégias de entrada nos mercados internacionais. Desenvolver a capacidade de diagnóstico e de avaliação dos mercados internacionais.
Metodologia de Ensino
As aulas teórico-práticas consistirão na exposição de conceitos com base na bibliografia da unidade curricular. Estes conteúdos serão ilustrados com exemplos diversos incentivando a discussão e debate por parte dos alunos.
As sessões de orientação tutorial consistirão na aplicação de casos práticos e através da realização de aplicações práticas e do respetivo acompanhamento por parte do docente nos trabalhos de grupo.
Conteúdos Programáticos
1. Razões para a internacionalização
2. A Globalização
3. A Orientação da Gestão
4. Estratégias de internacionalização
5. Avaliação dos mercados externos
6. Formas de entrada nos mercados externos
7. Produtos e de marcas internacional
8. Definição do preço em ambiente internacional. Incoterms
9. Canais de distribuição internacionais
Métodos de Avaliação
Nesta unidade curricular é dada uma ênfase particular à componente prática das aulas, sem
desvalorizar a componente teórica, indispensável para a aplicação de técnicas de gestão
internacional e a elaboração e implementação de um Plano de negócios Internacional.
A metodologia a seguir, basear-se-á ainda no estudo e discussão de casos, trabalhos de grupo e
na utilização do Moodle.
Recursos Didácticos
Apresentações do docente;
- Casos práticos;
- Bibliografia recomendada;
- Quadro, Projector Multimédia e Portátil;
- Moodle.
Objetivos de Sustentabilidade
Palavras Chave
Gestão Internacional, Internacionalização, globalização
Bibliografia Principal
Autor | Griffin, R, Pustay M, |
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Título | International Business: A Managerial Perspective, |
Edição | 9ª |
Editora | Pearson |
Ano | (2019) |
Autor | Daniels, Radebaugh, Sullivan |
Título | International Business Edição: |
Edição | 16th |
Local | _NY |
Editora | Prentice Hall |
Ano | 2018 |
Autor | Carvalho, Luísa Cagica Gomes da Costa, Teresa |
Título | Gestão Internacional: contextos e tendências |
Edição | 1ª |
Local | Lisboa |
Editora | Edições Sílabo |
Ano | 2016 |