Cursos / 2º Ciclo / / Faculdade de Arquitectura e Artes :: Mestrado Em Design Do Produto

English Version

CULTURA DO PROJECTO - 2021/2022

1º ano curricular
Semestralidade: 1º semestre
Códigos ECTS: 7.5

Docentes

Regente: Prof. Doutora Raquel Antunes
Assistentes: Prof. Doutora Raquel Antunes

Carga Horária

Teórico-prática : 2 Horas

Língua de Ensino

Português

Objectivos Gerais

A vivência do Homem em sociedade pressupõe um entendimento de um conjunto de pressupostos básicos criados, descobertos ou desenvolvidos por um grupo de pessoas, que neste âmbito resulta na cultura do design.
A cultura do projeto visa assim uma análise crítica ao processo de design afim de responder com soluções diferenciadoras no contexto de uma sociedade nos múltiplos desafios à escala global.

Objectivos Específicos

- Compreender o processo de design ao nível estratégico, tático e operacional;
- Analisar estudos de caso que promovam a discussão, a análise e a crítica de práticas projetuais;
- Identificar problemas, analisar soluções e desenvolver a capacidade crítica ao nível da cultura do projeto;
- Compreender a importância do design na construção da sociedade.

Competências a adquirir

- Dotar os estudantes de práticas de projetuais inseridas no contexto do projeto;
- Fomentar práticas de investigação no âmbito da cultura do projeto;
- Dominar a metodologia no desenvolvimento de exercícios projetuais;
- Desenvolver metodologias de design para a pesquisa, conceção, planeamento inseridos ao nível da cultura do projeto e na sociedade.

Metodologia de Ensino

Aulas teórico-práticas:
- Exposição e demonstração dos conteúdos através de recursos diversos;
- Análises comparativas e reflexivas, investigação e pesquisa com base em projetos vários;
- Experimentação e aplicação prática de conteúdos recorrendo a diferentes propostas;
Estudo Acompanhado/Orientação Tutorial dos trabalhos dos alunos.

Conteúdos Programáticos

- O contexto do design e a cultura do projeto nos diferentes tipos de representação;
- A cultura do projeto nos domínios micro e macro da gestão do design;
- O enquadramento do projeto: metodologias, multidisciplinaridade, objetivos e mercados;
- Investigação, reflexão e aplicação dos conhecimentos no projeto;
- Integração do design na fórmula da inovação aumentando o poder de alcance na inovação na sociedade e nos múltiplos desafios à escala global;
- Práticas de projeto através de métodos desenvolvidos e orientados em sequências lógicas, dotadas de competências de âmbito técnico, de representação e no discurso de comunicação projetual.

Métodos de Avaliação

Avaliação de acordo com Regulamento Geral dos 2º Ciclos de Estudo Conducentes ao Grau de Mestre na Universidade Lusíada. Os critérios de Avaliação Contínua incidem sobre:
- Investigação, reflexão, processo, sustentação teórica, aplicação dos conhecimentos e sua comunicação.
Propõe-se uma Avaliação Contínua com base em exercícios desenvolvidos ao longo do semestre e integrados num trabalho teórico-prático individual e a sua discussão oral.

Recursos Didácticos

Materiais: Livros, revistas, textos de apoio, artigos e pesquisas científicas, visionamento de
vídeos e websites em formato digital.
Sala de aula: projetor, quadro branco, marcadores e mesa de luz.
Internet: plataforma Microsoft Teams e plataforma Moodle
Visitas de estudo e outros eventos.

Objetivos de Sustentabilidade

Palavras Chave

Cultura.
Sociedade.
Projeto.
Design.

Bibliografia Principal

Autor Kathryn, B
Título Design Management: Managing Design Strategy, Proce
Local Lausane
Editora AVA Publishing
Ano 2006
Autor Julier, G.
Título The Culture of Design
Local Califórnia
Editora Sage Publications Ltd
Ano 2013
Autor Knauer, R.
Título Transformation: Basic Principles and Methodology
Local USA
Editora Birkhäuser Architecture
Ano 2007

Bibliografia Complementar

Autor Ulrich, K. & Eppinger, S.
Título Product Design and Development