Cursos / 2º Ciclo / Faculdade de Arquitectura e Artes :: Mestrado Em Design Do Produto

English Version

CULTURA DO PROJECTO - 2022/2023

1º ano curricular
Semestralidade: 1º semestre
Códigos ECTS: 7.5

Docentes

Regente: Prof. Doutora Raquel Antunes
Assistentes: Prof. Doutora Raquel Antunes

Carga Horária

Teórico-prática : 2 Horas

Língua de Ensino

Português

Objectivos Gerais

A vivência do Homem em sociedade pressupõe um entendimento de um conjunto de pressupostos básicos criados, descobertos ou desenvolvidos por um grupo de pessoas, que neste âmbito resulta na cultura do design.
A cultura do projeto visa assim uma análise crítica ao processo de design afim de responder com soluções diferenciadoras no contexto de uma sociedade nos múltiplos desafios à escala global.

Objectivos Específicos

- Compreender os conceitos de design, de cultura e de cultura do projeto;
- Analisar estudos de caso que promovam a discussão, análise e crítica de práticas projetuais;
- Identificar problemas, analisar soluções e desenvolver a capacidade crítica ao nível da cultura do projeto;
- Compreender a importância da cultura e do design no contexto da sociedade.

Competências a adquirir

- Entender os conceitos de design e cultura articulados na cultura do projeto;
- Desenvolver a capacidade de investigação de forma a fundamentar a concretização de uma análise e de pesquisa;
- Dotar os estudantes de conhecimento de práticas de projetuais inseridas no contexto da cultura do projeto;
- Desenvolver práticas de design para a pesquisa, conceção, planeamento inseridos ao nível da cultura do projeto e na sociedade.

Metodologia de Ensino

Aulas teórico-práticas:
- Exposição e demonstração dos conteúdos através de recursos diversos;
- Análises comparativas e reflexivas, investigação e pesquisa com base em projetos vários;
- Experimentação e aplicação prática de conteúdos recorrendo a diferentes propostas.

Estudo Acompanhado/Orientação Tutorial:
- Acompanhamento dos trabalhos dos alunos.

Conteúdos Programáticos

CONTEXTO DO DESIGN E A CULTURA DO PROJETO
- O contexto do design e do projeto;
- O contexto da cultura;
- A cultura do projeto nos diferentes domínios (micro e macro).

ESTUDOS DE CASO DE CULTURA DO PROJETO
- Enquadramento do projeto: metodologia, multidisciplinaridade, objetivo e mercado;
- Características da cultura integradas no projeto, sociedade e projeto;
- Integração do design na sociedade e nos múltiplos desafios a` escala global.

PRÁTICAS DE PROJETO
- Investigação, reflexão e aplicação dos conhecimentos de cultura no projeto;
- Integração do design na fórmula da inovação aumentando o poder de alcance na inovação na sociedade e nos múltiplos desafios à escala global;
- Práticas de projeto através de métodos desenvolvidos e orientados em sequências lógicas, dotadas de competências de âmbito técnico, de representação e no discurso de comunicação projetual.

Métodos de Avaliação

Avaliação de acordo com Regulamento Geral dos 2º Ciclos de Estudo Conducentes ao Grau de Mestre na Universidade Lusíada. Os critérios de Avaliação Contínua incidem sobre:
- Investigação, reflexão, processo, sustentação teórica, aplicação dos conhecimentos e sua comunicação.
Propõe-se uma Avaliação Contínua com base em exercícios desenvolvidos ao longo do semestre e integrados num trabalho teórico-prático individual e a sua discussão oral.

Recursos Didácticos

Materiais: Livros, revistas, textos de apoio, artigos e pesquisas científicas, visionamento de
vídeos e websites em formato digital.
Sala de aula: projetor, quadro branco, marcadores e mesa de luz.
Internet: plataforma Microsoft Teams e plataforma Moodle.
Eventos no âmbito da investigação científica.

Objetivos de Sustentabilidade

Palavras Chave

Cultura.
Sociedade.
Projeto.
Design. Teste

Bibliografia Principal

Autor JULLIER, G.
Título The Culture of Design
Edição 2ª ed.
Local Califórnia
Editora Sage Publications Ltd
Ano 2007
Autor BONSIEPE, G
Título Design, Cultura e Sociedade
Local São Paulo
Editora Edgard Blucher Ltda.
Ano 2013
Autor KNAUER, R.
Título Transformation: Basic Principles and Methodology
Edição 5ª ed.
Local USA
Editora Irwin/McGraw-Hill
Ano 2011

Bibliografia Complementar

Autor BEST, K.
Título Design Management: Managing Design Strategy, Proce
Edição 2ª ed.
Local Lausane
Editora AVA Publishing
Ano 2015
Autor ULRICH, K. & EPPINGER, S
Título Product Design and Development
Edição 5ª ed.
Local NY
Editora McGraw-Hill Education
Ano 2011