CURSOS / CURSO BREVE EM MARKETING RELACIONAL ONLINE
BROCHURA
CANDIDATURA ON-LINE |
Prof. Doutor Jorge Figueiredo
Este programa de Marketing Relacional Online tem por objetivo fornecer aos estudantes uma componente teórica e prática das novas formas de relação das empresas com os consumidores/clientes. Este fenómeno tem-se destacado como uma das áreas mais dinâmicas e fundamentais do marketing moderno, em especial, num período marcado pela transformação tecnológica e pela transição digital.
A ascensão da Internet tem transformado profundamente a forma como as empresas se relacionam com os seus clientes. Num mundo onde os consumidores estão cada vez mais conectados e informados, a capacidade de uma marca comunicar de forma autêntica e eficaz com o seu segmento pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso. Vivemos numa era em que a interação entre as empresas e os consumidores se pretende mais imediata, personalizada e humanizada.
As empresas precisam de construir relacionamentos duradouros e sustentados, baseados na confiança e na personalização, para se destacarem num mercado dinâmico e cada vez mais competitivo.
- Compreender a passagem do Marketing Transacional para o Marketing Relacional;
- Identificar os novos segmentos e hábitos de consumo online;
- Conhecer as atitudes e motivações do consumidor online;
- Saber segmentar o mercado do consumidor online, de forma personalizada, com vista à fidelização e lealdade;
- Conhecer e aplicar o Customer Relationship Management, enquanto estratégia de fidelização.
- Conhecer as ferramentas de CRM online disponíveis e as suas funcionalidades.
- Desenhar fluxos de marketing automation.
- Medir e compreender a importância da medição da efetividade das campanhas.
- Profissionais de marketing;
- Profissionais que desenvolvam atividade de consultoria nas áreas de gestão e marketing;
- Licenciados que pretendam aumentar os seus conhecimentos em Marketing Relacional Online
Ensino : Ministrado em língua portuguesa; Regime Presencial; Enquadramento teórica e conteúdos práticos aplicados;
Avaliação: Elaboração e submissão de Projecto Final, que deverá abordar um tema à escolha dos módulos leccionados, refletindo uma aplicação prática dos conhecimentos adquiridos. O Projecto Final será objeto de avaliação por um júri;
A presença efetiva num mínimo de 70% das aulas do Curso e a aprovação no Projecto Final confere o direito à passagem de um certificado de aprovação no Curso Breve em Marketing Relacional On.line.
No caso de não entrega do Projecto Final e caso seja verificada a presença efetiva num mínimo de 70% das aulas dos módulos, é emitido um certificado de presença.Estrutura curricular e conteúdos programáticos
MÓDULO |
HORAS |
DOCENTE |
Do Marketing Transacional ao Marketing Relacional: Novos segmentos e hábitos de consumo online |
4 |
Prof. Doutor Jorge Figueiredo (10 Horas)
|
Atitudes e motivações do consumidor online |
2 |
|
Segmentação e Personalização do consumidor online |
2 |
|
Satisfação, Fidelização e Lealdade do consumidor online |
2 |
|
Ferramentas de CRM e Gestão de Relacionamento com Clientes |
4 |
Prof. Doutor Joel Vaz (10 Horas) |
Estratégias de Personalização de Conteúdo e Automação de Marketing |
2 |
|
Análise de Dados do Consumidor e Segmentação Avançada |
2 |
|
Desenvolvimento de Programas de Fidelização e Incentivos |
2 |
|
Projeto Final |
4 |
Prof. Doutor Jorge Figueiredo |
TOTAL |
24 |
|
Prof. Doutor Jorge Figueiredo (coordenador)
Professor na Faculdade de Ciências da Economia e da Empresa da Universidade Lusíada Norte. Doutorado em Análise Económica e Estratégia Empresarial pela Universidade de Vigo, Universidade de Santiago de Compostela e Universidade da Corunha; doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade da Beira Interior, Mestre e Pós-graduado em Marketing e Comunicação Estratégica pela Universidade Fernando Pessoa. Leciona e publica na área da Gestão/Marketing e é Investigador Integrado no COMEGI - Centro de Investigação em Organizações, Mercados e Gestão Industrial. É autor do livro: Marketing Relacional Online.
Prof. Doutor Joel Vaz
Doutorado em Marketing e Estratégia pelo consórcio das Universidades do Minho, Aveiro e Beira Interior; Pós-Graduado em Comunicação Digital e Redes Sociais pela Universidade Lusíada; Mestre em Marketing pela Universidade Lusíada; Licenciado em Contabilidade e Administração pelo ISCAP; Finalista na Licenciatura em Engenharia Eletrónica e Informática pela Universidade Lusíada. Professor auxiliar na Universidade Lusíada, e professor convidado no IPCA, é também Investigador Sénior no COMEGI – Centro de Investigação em Organizações, Mercados e Engenharia Industrial da Universidade Lusíada, onde é responsável por projetos de investigação em marketing digital. Fundou e é CEO da empresa Seajure. Em termos empresariais desenvolveu a sua atividade empresarial no Grupo Cães de Pedra, durante oito anos, tendo sido Head of eCommerce das marcas Lion of Porches e Decenio.
O curso tem 8 Módulos, distribuídos por um total de 24 horas, ministradas um dia por semana – quinta-feira (18:00 - 22:00), ao longo de seis semanas, interrompendo-se a lecionação em períodos de férias.
Candidaturas até 30 de setembro de 2025.
Início do curso: Outubro de 2025
A abertura do curso breve depende de um número mínimo de participantes.Certificado de Habilitações (original ou fotocópia autenticada);
Curriculum científico e académico;
Elementos de identificação do Cartão de cidadão e uma fotografia (tipo passe);
Formulário de Candidatura
Obs: O Curso só funcionará com um número mínimo de alunos.
Dr. António Pedro Martins <apedro@por.ulusiada.pt>
Dr. Fernando Castro <afcastro@por.ulusiada.pt>
Dr. Miguel Gomes <mgomes@por.ulusiada.pt>
ILPG - Instituto Lusíada de Pós-Graduações
T. +351 22 557 08 34
<posgrad@por.ulusiada.pt>