POTENCIAL C
12/04/2010 16:04
Empreendedorismo no Sector das Artes, Cultura e Industrias Criativas - Sessão de Informação : 23_04_10 (Porto)

Ao longo de 2009 consolidou-se em Portugal o reconhecimento de que as Indústrias Criativas são fundamentais para o crescimento e desenvolvimento sustentado do país, que se manifestou no surgimento de diversas iniciativas e projectos de âmbito local, regional, nacional e mesmo europeu.
O Programa Nacional de Desenvolvimento do Empreendedorismo, Inovação e Emprego no Sector Cultural e Criativo é uma plataforma de cooperação das diversas instituições e projectos, que em Portugal, apoiam o desenvolvimento das indústrias criativas.
Este Programa é promovido e coordenado pela Agência INOVA e envolve um conjunto diversificado de instituições, públicas e privadas, nomeadamente da administração central e regional, autarquias, universidades, fundações, empresas e projectos.
O principal objectivo do Programa é desenvolver uma plataforma de coordenação capaz de integrar os diferentes esforços que vêm sendo realizados de forma aleatória - e muitas vezes envolvendo significativos recursos financeiros - de forma a gerar as sinergias e complementaridades fundamentais para o rápido e sustentável crescimento deste sector em Portugal.
O âmbito do programa nacional é vasto, mas privilegia a potenciação das dimensões económicas do sector, como a capacidade de geração de emprego, de criação de riqueza, de integração com outros sectores económicos, de criação de novos produtos e serviços, de exportação, criação de marcas, etc.
Da mesma forma, o Programa procurará incluir todos os outros aspectos considerados relevantes para as actividades culturais e criativas, tais como a educação artística, o apoio ao talento individual e a cada vez mais comprovada - são já vários os estudos que o afirmam - relação entre um sector cultural e criativo forte e a capacidade de inovação e criação da sociedade.