CIDADE DA CULTURA DA GALICIA EM SANTIAGO DE COMPOSTELA
05/05/2010 16:05
VIAGEM DE ESTUDOO Professor Arquitecto João Paulo Rapagão e os alunos do 2º ano, do 2º Ciclo do Mestrado Integrado em Arquitectura, deslocaram-se a Santiago de Compostela para visitar a obra em curso da Cidade da Cultura da Galicia, no dia 16 de Abril de 2010.
Os Alunos e o Professor Arquitecto João Rapagão, da Turma B do último Ano do 2º Ciclo do Mestrado Integrado em Arquitectura, deslocaram-se a Santiago de Compostela para visitar a obra em curso da Cidade da Cultura da Galicia, no dia 16 de Abril de 2010, guiados por Antonio Maroño, Arquitecto da Fundación Cidade de la Cultura de Galicia que se fez acompanhar por Luís Gil Pita, Arquitecto a exercer a profissão na própria cidade.
Localizada no Monte Gaiás, Santiago de Campostela, a Cidade da Cultura da Galicia, da autoria de Peter Eisenman (1932), engloba a Biblioteca e Hemeroteca de Galicia, o Museo da História de Galicia, o Edifício de Novas Tecnologias, o Teatro da Música, o Edifício de Serviços centrais e Administração, o Bosque da Cidade da Cultura e as Torres de Memória de John Hejduk, usos que se encontram, ainda, abertos a uma alteração ou evolução futura.
O facto de a sua estrutura adoptar, conceptual e simbolicamente, a malha histórica e morfológica de Santiago de Campostela e sublimar as formas geradas pela morfologia do monte e a cidade antiga cria relações paisagísticas e urbanísticas importantes para a memória colectiva.
Antonio Maroño iniciou a visita com uma recepção aos visitantes e seguida da apresentação do Concurso Internacional de Arquitectura realizado em 1999, promovido pela Xunta da Galicia. As maquetas expostas serviram para observar e confrontar os conceitos dos autores concorrentes como Steven Holl, Daniel Libeskind, Jean Nouvel, Dominique Perrault, Rem Koolhaas e Manuel Gallego, entre outros. Destacada, os Alunos observaram a maqueta da proposta de intervenção vencedora – Peter Eisenman – e ouviram a explicação da ideia. Seguidamente, Antonio Maroño relatou o desenvolvimento e o acompanhamento da obra e do projecto que conduz há nove anos, aprofundando e explicitando temas que abrangem um vasto espectro de opções e de soluções construtivas, apoiando-se em maquetas estruturais e materiais reveladoras das escolhas enumeradas e descritas.
Excepcionalmente, os Alunos percorreram os volumes da Cidade da Cultura que se encontram em obras e terminaram a visita nos corpos já concluídos e preparados para a inauguração que ocorrerá durante a segunda metade de 2010.
Após o almoço, reclamando a siesta em dia quente, os Alunos percorreram a Avenida Xoán XXIII, de Albert Viaplana e Helio Piñon, e visitaram a Escuela de Altos Estudios Musicales e a Sede da Sociedad General de Autores de España, de Antón García Abril, e, finalmente, a Facultad de Ciencias de la Comunicación, do autor português Álvaro Siza Vieira.
A viagem de estudo representou um relevante contacto directo com outras realidades de natureza conceptual e construtiva, aspectos que consideramos importantes na formação e na valorização arquitectónica e cultural dos nossos futuros arquitectos.