Novidade editorial: revista "Lusíada. Política Internacional e Segurança"
29/03/2017 17:03

A UL Editora acaba de publicar o n.º 12 da revista "Lusíada. Política Internacional e Segurança", com a direcção do Prof. Doutor José Francisco Lynce Zagalo Pavia, coordenador do Centro Lusíada de Investigação em Política Internacional e de Segurança (CLIPIS).
A revista é composta pelos seguintes artigos:
- Ascensão e queda da Irmandade Muçulmana no Egipto: de 11 de Fevereiro de 2011 a 14 de Agosto de 2013.
José Manuel Rosendo Rodrigues - Green energy integration in South America: a winding path.
Joana Castro Pereira - As transições espanhola e polaca para a democracia.
Mariana Carmo Duarte - Crimes contra a paz e a segurança da humanidade: o quadro penal na Ucrânia.
Olexandr V. Shamara, Olga A. Klymenko - A nova identidade da CPLP no domínio da defesa: impactos para a centralidade geoestratégica de Portugal.
Luís Manuel Brás Bernardino, Francisco Duarte Azevedo - 22 anos depois: o que aconteceu à teoria do “choque de civilizações” de Samuel Huntington?
Francisco Ramos da Cruz - Turquia e Rússia: reforço mútuo do poder na Europa.
Luís Eduardo Marquês Saraiva - Segurança coletiva – Protocolos, tratados e relações internacionais.
João Amorim Esteves
A revista "Lusíada. Política Internacional e Segurança" surge numa altura especialmente apropriada, dado o panorama das Relações Internacionais, com todas as dinâmicas que lhes estão associadas, nomeadamente uma eventual transição de um modelo unipolar para um multipolarismo do qual não conhecemos ainda verdadeiramente os contornos, e que encerra toda uma série de desafios que urge estudar, analisar e compreender. As crises financeira, do petróleo, dos alimentos, do terrorismo, a emergência de novos poderes estaduais, mas também infra e até supraestaduais, fazem-nos questionar os paradigmas até aqui dominantes e tentar perspectivar aqueles que estão a despontar. É este, portanto, o desiderato principal desta publicação: a produção de estudos, análises, perspectivas e opiniões sobre as áreas científicas já mencionadas.
Recorde-se que este número, bem com os anteriores, estão disponíveis online, em acesso aberto, através da plataforma Open Journal System.