João Rapagão e Building Pictures filmam Álvaro Siza
27/02/2019 12:02

João Rapagão e Building Pictures filmam Álvaro Siza
O Arquitecto João Rapagão, Docente da Faculdade de Arquitectura e Artes da Universidade Lusíada - Norte (Porto), é o autor de um documentário realizado pela Building Pictures, dedicado ao encontro entre o Arquitecto Álvaro Siza e o Senhor Fernando Neto, seu primeiro cliente.
O registo do encontro ocorre 66 anos após o projecto e obra das Quatro Casas localizadas em Matosinhos, desenhadas em 1954, terminadas em 1957 e inauguradas em 1958. Registam-se histórias e memórias do contacto entre o cliente e o Arquitecto, com 21 anos à data da concepção e construção da obra. Revelam-se as emoções e recordações de seis décadas e, ainda, as hesitações e decisões do Arquitecto premiado em 1992 com o Prémio Pritzker.
As Quatro Casas ocupam um lote com regras reguladoras e condicionadoras apertadas. Estão marcadas por uma diversidade com unidade, tanto exterior como interiormente. Revelam uma enorme experimentação na exploração e expressão dos materiais, produzindo espaços íntimos voltados para o interior mas relacionados com o exterior. Tubo de ensaio para o arquitecto, constituem um momento de descoberta mental, intelectual e instrumental importante, acusando já a grande atenção e admiração do Arquitecto Álvaro Siza por Antoni Gaudí, Alvar Aalto e Le Corbusier.
A propósito da pormenorização e experimentação de carpintaria efectuada nas Quatro Casas, o Arquitecto Álvaro Siza: “Poucas vezes fixo um pormenor sem falar com quem o executa.”
Álvaro Siza nasceu em Matosinhos em 1933 e é o segundo de cinco filhos.
Fotografias A, B e D de Carla Barros
Fotografia C de João Rapagão
Filme de Building Pictures
https://we.tl/t-60R1jjheiO