Biblioteca: Apoio aos Estudantes e Docentes

24/03/2020 12:03

Biblioteca: Apoio aos Estudantes e Docentes

 

A situação de calamidade pública causada pela epidemia do novo coronavírus 2019 (COVID-19) levou à suspensão de todas as actividades presenciais, lectivas e não lectivas, das Universidades Lusíada, o que exigiu uma adaptação por parte das comunidades académica e científica.

Neste momento particularmente complexo e exigente, os nossos docentes adaptaram as aulas presenciais a uma modalidade de ensino a distância, de forma célere e eficiente, e os nossos estudantes aderiram com empenho e sentido de responsabilidade.

Embora estejamos temporária e fisicamente distantes, é missão de todos estreitar a distância e tirar partido do que se encontra à disposição em ambiente virtual, através da Internet. 

As Bibliotecas das Universidades Lusíada disponibilizam a docentes, estudantes e investigadores um conjunto de recursos de informação em acesso aberto e com acesso controlado (mediante credenciais) que, no âmbito de uma prática de ensino-aprendizagem a distância, constituem referências fundamentais, na medida em que representam uma mais-valia quer para a actividade docente, quer para a investigação realizada pelos estudantes e investigadores.

Neste sentido, apresentamos nesta página web os recursos disponibilizados pelas Bibliotecas, aos quais os docentes, estudantes e investigadores poderão aceder.

 


 

REFERÊNCIA E INFORMAÇÃO (apoio aos utilizadores):

Tendo em conta as circunstâncias em que todos nos encontramos e para minimizar os efeitos da impossibilidade da presença física dos utilizadores nas instalações da Universidade, apresentamos as seguintes medidas de apoio que visam a continuidade dos serviços prestados:

  1. Incrementar a comunicação com os utilizadores através da utilização de meios telemáticos, a saber:

      • Microsoft Teams;
      • Correio electrónico;
      • Messenger;
      • Telefone.

     

  2. Incrementar o acesso à informação bibliográfica e às fontes de informação:

    1. Apoiar e orientar os utilizadores na elaboração dos seus trabalhos académicos e de investigação:
      1. Marcar sessões individuais de esclarecimento na Microsoft Teams;
      2. Responder a dúvidas colocadas por e‐mail, messenger ou telefone;
      3. Elaborar pesquisas bibliográficas de acordo com as temáticas de investigação dos utilizadores.
    2. Possibilitar o acesso às fontes de informação:
      1. Encaminhar os utilizadores para fontes de informação disponíveis on‐line em texto integral;
      2. Sempre que necessário e possível recorrer à digitalização de artigos e/ou partes de livros que não estejam disponíveis no formato electrónico.
    3. Realizar cursos on‐line de formação de utilizadores através da plataforma Microsoft Teams, a saber:
      1. Como fazer citações e referências bibliográficas;
      2. Como pesquisar nas bases de dados;
      3. Como formatar os trabalhos académicos;
      4. Outros a designar oportunamente.
    4. Criar e disponibilizar tutoriais em vídeo sobre diversas temáticas:
      1. Como fazer reservas de livros na Base Lusíada;
      2. Como fazer renovações de livros na Base Lusíada;
      3. Outros a designar oportunamente.

 


 

RECURSOS DE INFORMAÇÃO EM ACESSO ABERTO E COM ACESSO CONTROLADO:

Arquitectura do Saber

Portal que reúne os conteúdos de informação essenciais para o apoiar na construção do conhecimento, nomeadamente na pesquisa dos recursos de informação, na metodologia científica, nas regras de estilo e normalização, na citação e elaboração de referências, necessários à realização de trabalhos académicos [Internet: http://ads.ulusiada.pt].

Base Lusíada
Catálogo on-line das Universidades Lusíada, onde poderá acompanhar todas as novidades bibliográficas [Internet: http://koha.lis.ulusiada.pt].

Biblioteca do Conhecimento Online (b-on)
Plataforma que disponibiliza o acesso ilimitado e permanente aos textos integrais de milhares de periódicos científicos e de e-Books de alguns dos mais importantes fornecedores de conteúdos. O acesso remoto a esta infra-estrutura web deverá ser feito através da introdução das credenciais do utilizador no seguinte endereço eletrónico [Internet: https://b-on.por.ulusiada.pt].

Repositório das Universidades Lusíada (RUL)
Plataforma que disponibiliza conteúdos académicos e científicos produzidos no âmbito das Universidades Lusíada (artigos, contribuições em livros, livros, comunicações, dissertações, teses, patentes, posters, provas de agregação, recensões, relatórios, trabalhos académicos, convénios, acordos e protocolos) [Internet: http://repositorio.ulusiada.pt].

Repositórios Científicos de Acesso Aberto em Portugal (RCAAP)
Plataforma que tem como objetivo a recolha, agregação e indexação dos conteúdos científicos em acesso aberto disponibilizados pelas instituições de ensino superior e de investigação [Internet: https://www.rcaap.pt].

Revistas das Universidades Lusíada
Plataforma que disponibiliza o texto integral das revistas publicadas pelas Universidades Lusíada [Internet: http://revistas.lis.ulusiada.pt].

Outros Recursos
Ao longo das próximas semanas, as Bibliotecas das Universidades Lusíada, irão atualizar, sempre que possível, a lista de recursos de informação em acesso aberto.

 


 

OUTROS RECURSOS DE INFORMAÇÃO EM ACESSO ABERTO:


 

PEDIDO DE INFORMAÇÃO:

Universidade Lusíada - Norte (Porto)
225 570 860 | biblio@por.ulusiada.pt

Universidade Lusíada - Norte (V.N. Famalicão)
252 309 260 | biblio@fam.ulusiada.pt