Mapa de Arquitectura de Arménio Losa e Cassiano Barbosa com Coordenação Científica de João Paulo Rapagão
30/07/2020 9:07

A Ordem dos Arquitectos – Secção Regional do Norte reeditou o Mapa de Arquitetura com os 24 projectos e obras de Arménio Losa e Cassiano Barbosa seleccionados e localizados no Porto, com a Coordenação científica do Arquitecto João Paulo Rapagão, Docente da Faculdade de Arquitectura e Artes da Universidade Lusíada - Norte (Porto).
O Mapa de Arquitectura Arménio Losa e Cassiano Barbosa integrou as comemorações do centenário do nascimento de Arménio Losa que, juntamente com Cassiano Barbosa, assinam obras que constituem a melhor expressão e tradução do Movimento Moderno em Portugal.
A reedição, disponível em português, inglês, francês e castelhano, integra uma colecção de roteiros de arquitectura de José Marques da Silva (2009), Eduardo Souto de Moura (2012), Álvaro Siza Vieira (2012), Fernando Távora (2016), para além das edições temáticas dedicadas a Vila Nova de Famalicão (2009) e Respect for Architecture (2012).
“Arménio Losa (1908-1988) e Cassiano Barbosa (1911-1998), arquitectos formados pela Escola de Belas-Artes do Porto, respectivamente, em 1932 e 1935, iniciam em 1939 uma renovação e transformação da arquitectura a Norte de Portugal, confirmada pela qualidade e quantidade dos projectos e obras realizados. A compreensão e manipulação rigorosa dos modelos internacionais e a sua tradução e conciliação morfológica e tipológica à cidade do Porto constituem a novidade e capacidade de uma arquitectura marcada pela racionalização e visão funcionalista dos seus autores.
A nova arquitectura internacionalmente anunciada por Le Corbusier é reinventada e integrada na realidade formal e material portuense, através de experimentações e investigações inspiradas na actualidade e contemporaneidade da vida social e cultural de um urbanismo moderno.
A convicção e afirmação dos conceitos de A. Losa e C. Barbosa originam uma espacialidade herdada pelas gerações seguintes que reagindo ou seguindo os seus ideais, criam uma arquitectura com uma genealogia regional singular, inédita.
Os exemplos seleccionados confirmam a coerência de um pensamento e conhecimento que alia as distintas valências e competências dos dois autores.
A dedicação ao Porto é manifestada na relação e preocupação com a modernidade e expressividade da linguagem exposta à nova cidade, nomeadamente, através dos textos publicados nos jornais e revistas nacionais e locais, generalistas ou da especialidade.
Os projectos e obras de Arménio Losa e Cassiano Barbosa constituem, assim, um património arquitectónico e histórico que importa traduzir e descobrir nas ruas da cidade.” João Paulo Rapagão, 2008
www.oasrn.org/cultura.php?id=110
www.oasrn.org/cultura.php?id=201