Candidaturas ERASMUS+ OUT 2021/2022
05/02/2021 16:02

As candidaturas para alunos OUT, do programa Erasmus+, ano lectivo de 2021/2022, estão abertas de 6 a 21 de Fevereiro de 2021.
A mobilidade Erasmus+ permite a realização de um período de estudos ou de estágios no estrangeiro, onde o estudante adquire conhecimentos e experiências úteis e complementares à sua formação académica.
1. Como se processa a candidatura?
- A candidatura realiza-se mediante o preenchimento de um formulário on-line.
2. Quem pode candidatar-se e em que condições?
- Podem candidatar-se a uma vaga/bolsa Erasmus+ os estudantes das Universidades Lusíada que frequentem qualquer um dos ciclos e cursos aí ministrados. A mobilidade só pode ser executada com universidades parceiras.
3. Quais são os critérios de elegibilidade?
Os estudantes que concorram a uma vaga/bolsa Erasmus+ são seleccionados tendo em conta as seguintes prioridades:
- Frequentar o ano curricular mais avançado do ciclo de estudos em referência, sendo que não o poderão fazer no 1.º ano;
- Ter um menor número de unidades curriculares em atraso;
- Possuir a média mais elevada das classificações obtidas no ano lectivo imediatamente anterior.
No caso de algum dos candidatos ter unidades curriculares em atraso, a candidatura fica sujeita a parecer favorável do Coordenador Institucional e do respectivo Coordenador Departamental.
Para confirmar a vaga/bolsa que eventualmente possa ter sido atribuída a um candidato, o mesmo deverá pagar uma caução no valor de 60 €. No caso de concretizar a mobilidade, o valor é restituído. A desistência não implica devolução.
No ano lectivo de 2021/2022, os alunos em mobilidade terão um desconto de 10% sobre o valor da respectiva propina.
No ano lectivo de 2021/2022, os estudantes que efectivamente concretizem a sua mobilidade terão um desconto de 10% sobre o valor da respectiva propina, excluindo todos aqueles que já estejam a beneficiar do prémio de mérito, bem como todos os que beneficiam de uma bolsa do Estado português (a estes não se aplica a referida redução de 10%).
A crise pandémica motivada pela expansão da Covid-19, levou à inauguração de uma nova acção de mobilidade denominada Blended Mobility. Esta acção prevê que o estudante possa fazer um período de mobilidade virtual até 2 meses e uma mobilidade física ou presencial com a duração mínima de 3 meses.