Mensagem de boas-vindas do Magnífico Reitor da Universidade Lusíada: ano lectivo de 2021/2022

13/10/2021 11:10

Mensagem de boas-vindas do Magnífico Reitor da Universidade Lusíada: ano lectivo de 2021/2022

No início deste novo ano lectivo, saúdo calorosamente os estudantes da nossa Universidade, dando muito especialmente as boas-vindas aos que agora vão iniciar o seu percurso formativo universitário e desejando a todos as maiores felicidades no plano académico e pessoal.

Agora é chegado o tempo de, com energia e entusiasmo renovados, enfrentarmos os novos desafios académicos que acompanham este ano lectivo que temos pela frente, fazendo-o com a lembrança de compromissos que são da Universidade, mas também dos seus estudantes.

A Universidade existe por e para os seus estudantes, que lhe dão razão de ser, assumindo os seus órgãos, em vista disso, o compromisso de acudir, com elevado critério, a todos os aspectos da vida universitária e assegurando, desde logo, com os meios adequados, o rigor e a qualidade do ensino que é ministrado.

No exercício das funções que me incumbem, procurarei agir em homenagem a esse compromisso institucional de serviço aos estudantes que tem marcado a história da nossa Universidade. E poderão os estudantes contar com o meu total apoio para superarem eventuais dificuldades com as quais possam vir a ser confrontados, estando certo de que este mesmo compromisso e disponibilidade irão encontrar em todos os demais órgãos académicos, no corpo docente e nos colaboradores administrativos da Universidade.

Paralelamente, a Universidade espera de todos os seus estudantes que cumpram o compromisso de sua plena dedicação ao trabalho académico, esforçando-se pelo desenvolvimento das competências que mais tarde irão aplicar na sua vida profissional. Os esforços de hoje projectar-se-ão no futuro, concorrendo para um sucesso pessoal de que afinal a Universidade muito se orgulhará.

Para além disso, a Universidade espera dos seus estudantes um envolvimento amplo na vida universitária, nomeadamente através da sua participação nos órgãos académicos, nas estruturas associativas estudantis e nas actividades de extensão cultural. Com isso, estarão a promover a sua capacidade de iniciativa, bem como, transversalmente, a sua formação cívica, ética, cultural e pessoal. Ao mesmo tempo, estarão a concorrer, decisivamente, para que a Universidade cumpra plenamente a sua missão.

Um bom ano escolar.

 

16 Setembro 2021

 

Prof. Doutor Afonso d'Oliveira Martins
Reitor da Universidade Lusíada
Vice-Presidente da Fundação Minerva