Mensagem de boas-vindas do Magno Chanceler da Universidade Lusíada: ano lectivo de 2021/2022

13/10/2021 11:10

Mensagem de boas-vindas do Magno Chanceler da Universidade Lusíada: ano lectivo de 2021/2022

Caras e caros Estudantes,

Em meu nome pessoal e em nome da Fundação Minerva – Cultura – Ensino e Investigação Científica, dou-vos as boas-vindas à Universidade Lusíada!

Depois de quase dois anos atípicos, como estes que vivemos, em resultado de uma inesperada pandemia que nos colocou tremendas dificuldades e desafios, e nos obrigou a lidar e conviver com situações até então desconhecidas, esperamos, esperançosamente, retomar a normalidade das nossas vidas, sabendo que não podemos dispensar os cuidados que a todos se exigem no combate à propagação da COVID-19.

A viagem que aqui vão iniciar, na Universidade Lusíada, será, certamente, uma das mais importantes aventuras que experienciarão, durante a qual desenvolverão conhecimento, capacidade e competência para enfrentar novos desafios e um futuro que ninguém conhece, para além, naturalmente, de estabelecerem novas relações sociais e construírem amizades que perdurarão para o resto das vossas vidas.

E é neste contexto que a Universidade enfrenta um dos seus grandes desafios, o de preparar as gerações para a resolução de problemas desconhecidos, num mundo confrontado com vertiginosas e permanentes transformações de âmbito social e económico, que impõem à sociedade cidadãos com elevado nível cultural, científico e técnico, que só o ensino superior pode proporcionar. E a resposta a este desafio exige o vosso envolvimento, a vossa dedicação e o vosso empenho!

É aqui que, no contexto da formação académica correspondente às áreas de estudo que escolheram, tanto ou mais do que ensinar, procuramos interrogar, reflectir, investigar e debater temas de fundo da actualidade, promovendo uma consciência social formada pelos princípios e valores humanos da tradição, da história e da cultura, fomentando a busca da verdade, a criatividade, a capacidade crítica e o desenvolvimento de atitudes enriquecedoras do ser humano enquanto membro de uma sociedade organizada, inspirada pelos valores do humanismo.

Aqui, na Universidade Lusíada, encontrarão o ambiente propício à vossa formação, onde, com trabalho empenhado e dedicação, hão-de construir o caminho para as vossas realizações, contando, também, com o empenho de um corpo docente altamente qualificado e especializado e com a dedicação de todos os colaboradores da Instituição.

Que esta vossa viagem na Universidade Lusíada seja mais do que um mero percurso. Que seja uma história de sucesso que contribua decisivamente para o vosso futuro, são os votos que formulamos!

 

16 Setembro 2021

 

Prof. Dr. João Duarte Redondo
Presidente da Fundação Minerva
Chanceler da Universidade Lusíada