Intervenção no Património Construído de Monforte

19/10/2021 10:10

Intervenção no Património Construído de Monforte

 

Nos passados dias 12 a 14 de outubro de 2021, a turma do 5º ano do curso de Arquitectura da Universidade Lusíada do Porto realizou uma viagem de estudo à Vila de Monforte no norte alentejano, para realizar diversas visitas técnicas aos edifícios escolhidos para desenvolvimento dos trabalhos práticos e de investigação académica, inseridos no programa da unidade curricular de Projeto III.

Os estudantes foram amavelmente acolhidos pelos vereadores do Município e pelo seu Presidente, Eng. Gonçalo Lagem, o qual demonstrou o seu agradecimento por eles terem aceite o desafio de desenvolverem os seus trabalhos académicos no seu Município, tendo-se colocado inteiramente à disposição para o fornecimento dos documentos e informação que considerassem necessária. Organizou ainda a estadia num local do concelho que acabou por proporcionar a interação e o companheirismo entre os estudantes.

Foram quatro dias de intensa atividade, realizando-se reuniões de trabalho com o corpo político e técnico do Município (Vice-Presidente e Vereador do Urbanismo, Fernando Saião, Vereadora do Turismo, Mariana Mota, Engenheira Lina Barroqueiro, Historiador José Inácio Militão, Arqueóloga Ana Junceiro e Arquitecta Elsa Estrela) e Padre Ronildo Santos, para auscultar os programas e estratégias futuras que existem para o município, assim como a origem e evolução histórica do núcleo urbano da Vila de Monforte. Paralelamente, realizaram-se várias visitas aos edifícios para recolher informação que permita caracterizar e diagnosticar os edifícios e espaços públicos envolventes que vão ser intervencionados pelos alunos.

O Presidente do Município organizou ainda uma viagem de balão para os estudantes tomarem conhecimento do território do concelho de Monforte visto do ar, revelando-se um momento inesquecível para todos.

A organização da visita de estudo esteve a cargo dos Professores Bruno Marques, Jorge Amaral e Miguel Malheiro.

https://www.facebook.com/media/set/?vanity=municipiodemonforte&set=a.4528376800538798

 



Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar